Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas de video


KoRn

Posts recomendados

Estou com um pequeno problema na inicialização do Linux, a história é a seguinte:

Antes eu usava uma placa de video Trident 3D Image 3750, e o Linux funcionava numa boa, agora estou com uma placa SiS 6326 e simplesmente não consigo mais entrar no Linux.

Eu entro no modo texto e logo que o Linux está iniciando ele já detecta que a minha antiga configuração (com o Trident) já não mais "funciona" pois o hardware não é encontrado, a seguir eu começo uma nova configuração, que aqui vai:

======

Teste PCI encontrou

Entrada da PCI: Silicon Integrated System [siS]|86C326

Servidor X: XF86_SVGA

Drive do XFree4: sis

O teste do monitor encontrou

Nome do monitor: SAM2C34

Faixa de freqüência Horizontal: 30 - 55 kHz

Faixa de freqüência Vertical: 50 - 120 Hz

Memória de video:

4mb ou 8mb (tentei ambas configurações)

Clockship:

Sem confiiguração de Clockship

==========

Estou usando o Conectiva 7

Monitor Samsung SyncMaster 400b (o Linux detecta ele tranquilo, e até na config tá certinho também)

SiS 6326 de 8 megas

tento todas as resoluções, mas sempre quando ele vai testar da um erro e tenho que configurar novamente... já tentei de tudo, mas não consigo. Tentei até 4Mb a 600x400, mas mesmo assim não funciona...

Tentei até o XConfigurator (que é o mesmo esquema do que acontece na inicialização)

Existe algum meio de eu conseguir configurar e entrar no modo gráfico?

Literalmente Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho q você esta configurando o arquivo errado...

o arquivo certo é o etc/X11/XF86Config-4 eu acho...ou algo do genero...você tem q alterar esse arquivo..tenta usar o xf86cfg...ou o xf86config q apesar de serem mais complexos q o xconfigurator sao melhores do meu ponto de vista...

Espero q tenha ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pode occorre alsguns problemas com alguns chips de Video. O meu antigo (Sis5597) eu tive que adicionar alguns parametros para ele funcionar corretamente, só não me lembro se estes parametro eu peguei na net ou se foi na documentação instalada.

Outra sugestão: Coloque o seu monitor como personalizado e veja se dá certo. Tente tambem ignorar o erro e tentar entrar na parte gráfica, as vezes da erro na hora de configurar mais ele funciona depois...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então pessoal, agradeço a ajuda desde já.

Eu tentei configurar tanto pelo Xconfigurator e pelo xf86config, mas tanto um como outro chega nesse mesmo ponto:

Pelo XConfigurator, quando ele faz o teste, ele acusa um erro.

Pelo xf86config, eu salvo a config numa boa....

Mas quando dou startx, ele começa inicializar e dá esse erro:

(WW) Warning, couldn't open module sis

(EE) Failed to load module "sis" (module does not exist, 0)

ai vem mais alguns esquemas e no final aparece

Fatal server error:

no screen found

Bem, pelo o que eu entendi é que o problema é da placa de video realmente... mas como posso solucionar?

É que estou começando a mexer agora no Linux... sou novato... hehehehe

Só que se ele não consegue fazer funcionar a placa.. como é que ele detecta logo de cara usando o Xconfigurator???

Grato desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O q você vai ter que fazer é isntalar o pacote de suporte para as placas SiS. O pacote deve ter um nome parecido com:

XFree86-SiS-4.xxxxxxxx.ix86.rpm

deve estar em um dos cds de instalação, para instalar é só usar o comando:

rpm -Uvh nome_do_pacote

estando dentro do diretório com o pacote citado acima...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!