Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

problema com a resolução


uplink

Posts recomendados

ola pessoal,é o seguinte hoje tirei 100% do windows de minha maquina.. estou liberto...

mas eu estou com o kurumim 5.0a, e não consigo deixar a resoluação 1024x768

alguns devem pensa porque não procurei pelos topicos existentes,a ferramenta de busca hoje esta fora do ar.

se eu clica com botão direito e ir em configuração da area de trabalho so mostra as seguintes resoluções:

800x600

640x420

e não consigo deixar em 1024x768,alguem pode me ajudar??

muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí amigo? todo bem?

Eu acho que deve ser algo simples. A resolução do monitor de vídeo no Linux é feita através dos arquivos configuração do servidor X. É através da frequência vertical e horizontal que ele define as resoluções.

Há duas maneiras de configurar isso. Eu acho que essa é a mais simples (para modo texto).

Antes de mais nada, descubra qualis as frequências verticais e horizontais do seu monitor. NÃO CHUTE!!! PESQUISE NO MANUAL OU NO SITE DO FABRICANTE!!

Abra uma sessão de shell (pode ser o konsole do KDE). Dê um su e digite sua senha de root quando solicitado.

Agora digite o seguinte comando:

xf86cfg -textmode

Aí vai aparecer uma caixa de diálogo. Vá para sessão do seu monitor. Aí lá tem uma parte onde você pode entrar com as frequências manualmente. Forneça as informações e no final escolha a opção para escrever no arquivo de configuração do X. Aí ele vai voltar par a o shell. Aí feche o Konsole, segure CTRL, aperte e segure ALT e aperte Backspace. O modo gráfico irá reiniciar. Aí agora a resolução que você quer estará disponível.

Tente e se não der poste aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu pelas dicas amigos,consegui faze funcionar

eu primeiro tentei fazer pelo modo que você disse ja tinha conseguido as informações que precissava (freqüência horizontal e vertical) mas não tinha conseguido fazer ficar correto

e ontem veiu aqui em casa meu irmão,que coisa o linux de muito tempo

analizo umas coisas aqui e viu em qual freqüência que meu monitor ficava em 1024x768 (60Hz)

e fez um esquema até mais simples...

o meu aqui é o kde,no kurumin

vai no menu K>Configuração do sistema>Suporte a Hardware: video, som, impressora, mause, rede,etc. > configurar video (resolução, taxa atualização, etc)

fui la e coloquei pra forçar entrar com: 1024x768 e 60Hz

um jeito mais simples....

fui descobrir isso depois... mas valeu pela ajuda cara...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!