Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas na "Analog Video Board"

carlosgh

Posts recomendados

A seguir posto um mail que enviei já duas vezes a Apple depois de ter visto alguns posts por forums diversos....

Olá, tenho um iMac 233 Lime que hoje já é como um animal de estimação, já não o uso mais para o trabalho mas me proporciona muitas alegrias. Melhor, proporcionava. Um ano atrás, esta máquina não mais ligou. Levada a uma assistência autorizada Apple teve sua "analog video board" substituída por quase R$ 800,00. Dias atrás, esta máquina para de funcionar mais uma vez. Qual minha surpresa quando, deja vú, o pessoal da mesma assistência técnica autorizada me comunica: o defeito do seu iMac está na "analog video board" que deve ser substituída. Bem, confesso que fiquei desapontado e insatifeito. Assim, resolvi entrar no fórum da Apple para descobrir a respeito deste defeito. Qual não foi minha surpresa quando descubro que, ao que parece, existem problemas reais em uma peça que faz parte da analog video board (a mesma aquece e com isso `queima a video board´) em alguns modelos destes iMacs produzidos até 1998 mas que, a partir de 1999, foram modificadas. Gostaria de uma posicao da Apple com relação a esta situação pois eu entendo um problema acontecer ao longo da vida útil de uma máquina, mas não me parece razoável o mesmo problema ser sanado por uma assistência autorizada e voltar a acontecer em um curtíssmo intervalo de tempo. Desta forma minha pergunta: ora, porque este equipamento não é mais top de linha, fica a Apple isenta de se responsabilizar pela continuidade de seu funcionamento? Ou seja, uma máquina necessariamente perde sua capacidade de funcionar mesmo que para o usuário ela continue desempenhando suas funções? Confiabilidade e segurança sempre foram, para mim, sinônimos da marca Apple, mas hoje tenho mais dúvidas. Meu iMac 233 é, enfim, quase um item de museu, uma amostra do design do Séc XX, mas nem por isso ele deve ficar estragado. Se a partir de agora, a cada ano, sua "analog video board" tiver de ser trocada, acredito que este tipo de condição deponha contra contra outros produtos que, assim como minha máquina já o foi, são novas. Aguardo uma posição. Carlos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Xiiii... Seja bem vindo ao time!

Em 1999 peguei o meu iMac rev. B (233MHz) em troca de um PC e desde então tenho provado o amargo sabor dos "estalos da morte". O problema começa com pequenos estalos (acompanhados de um pequeno tremor na imagem, no mesmo momento do estalo) que vai se tornando mais e mais frequente com o passar dos dias até que, num estalo maior, a imagem apaga e... Adeus flyback (o transformador que alimenta o tubo de imagem com alta tensão, aproximadamente 30 mil volts), geralmente levando mais alguns componentes juntos.

O meu já foi 3 vezes. Na segunda vez, levou a fonte junto (queimou alguns componentes da placa de fonte). Na terceira, assim que os estalos apareceram , encostei o iMac embaixo da bancada e lá ele permaneceu por 2 anos até que, no mês passado, comprei outro flyback (menos de R$50,00 na r. Sta. Ifigênia, centro velho de São Paulo) e substitui o danado. São duas semanas de calmaria e Mac OS X.

Esse problema é crônico nos iMac originais, rev. A (233MHz), rev. B (233MHz), rev. C (266MHz) e rev. D (333MHz) e a Apple sempre fez vista grossa. No exterior muito se falou mas nada foi feito de concreto. No auge do uso desses iMacs (1999-2001), a Apple apagava (literalmente) tópicos de seu fórum com dezenas de mensagens de usuários "não muito satisfeitos com a situação".

No Brasil, um cara começou a organizar a partir do fóruns dos sites Macnews e do falecido Macmagazine um grupo pra colocar a Apple contra a parede e até montou um site/blog que, de repente, se calou, sumiu. O próprio autor da empreita não respondia mais a e-mails e as últimas mensagens do tal blog tentavam dar soluções pessoais de conserto para o problema. Covardia? Os "mano" usariam um aumentativo referente a uma parte da anatomia humana, pouco citável em locais públicos sem que ruborize leitores ou ouvintes. Pezão!!! Heeeehehehehehehe

Enfim, se você deu sorte, vai morrer nuns R$60,00 ou R$70,00 de peças (flyback e mais alguns componente da placa de vídeo)... Se deu azar... Uuurgh, não quero nem pensar.

Link para o comentário

olá Emerson, pois é...

obrigado pela sua resposta esclarecedora, ...

eu não tinha a menor ideia da amplitudo do problema...

a ideia de uma empresa fazer vista grossa é comum nos

dias de hoje ...não sei porque achava que a apple não teria o mesmo

perfil... ledo engano... no mesmo dia em que postei

minh mensagem aqui, tbem a enviei, pelo site da apple.com.br

para a própria... até hoje nem uma resposta automatica...

maldito "flyback" seja ele o que for...

carlos :(

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!