Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O chipset é mais importante que o processador?


vagner.marks

Posts recomendados

Tenho verificado em muitas literaturas, sites especializados aqui e no exterior que o chipset passa a ter fundamental importância na tomada de decisão para montagem (ou compra) de um micro. Muitos alegam que é pelo chipset que poderá se ter um grande diferencial em compatibilidade com os diversos componentes de uma motherboard. Mas, não obtive explicações coerentes e que me levassem a optar por uma ou outra placa mãe. Afinal, o chipset é ou não mais importante (ou tão quanto) do que o processador? Como faço para escolher entre um Athlon e um P4 tomando por base o chipset ? É ele também fator de desempenho e durabilidade? (nVIDIA, VIA, SIS, ULI ATI, Intel, quais característivas que levam o usuário a considerá-los em uma tomada de decisão?)

Vagner

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu considero sim o chipset mais importante que o processador... geralmente é ele que comanda as funções do pc... o processador só processa os dados definindo assim a velocidade com que é feita a comunicação e a responsta dos dispositivos.... o chipset é o dispositivo lider de todos os outros dentro do pc.... tudo é baseado nele de alguma forma....

o processador é importante, mas quando for comprar um pc , antes de mais nada esclha a placa-mãe e depois compre o processador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Acho que não tem mais nem menos importante, sendo que todas as peças funcionam em conjunto, e um bom conjunto é o que faz um bom desempenho.

Não adianta um processador top, numa placa mãe com um chipset ruim, assim como não adianta em chipset bom com um processador fraco.

Eu escolho sempre processador AMD (A64 no caso) e chipset da Nvidia (Nforce3 ou 4). Garantia de bom desempenho essa dupla.

Agora quanto a Pentium 4 não vou opinar pois não conheço muito bem. Mas me parece que os chipsets da intel são bons.

Té mais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por |hAWK|@13 de junho de 2005, 15:54

Realmente o chipset tem uma importÂncia muiiiito grande...

No caso dos athlon 64 o chipset ja não tem muita importância não, pois o processador possui um controlador de memória dentro dele mesmo, conta com a Tecnologia Hyper Transport...

Isso mesmo no Athlon 64 o chipset não tem tanta importância assim, como por exemplo tinha no Athlon XP que trabalhava com FSB e os nForce dominavam, agora mudou drasticamente devido ao próprio processador Athlon 64 possuir um controlador de memória embutido no processador, por isso todas placas-mãe para Athlon 64 possuem praticamente o mesmo desempenho diferenciando apenas capacidade de overclock e extras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!