Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá amigos,

Gostaria de obter ajuda para o problema que relato, a seguir.

Gravei, em um DVD-RW - que já continha outras gravações - um filme da TV. Com o Premiere Pro 2.0, tentei importar os arquivos, a fim de efetuar os cortes por mim desejados. O Premiere recusou-se a fazê-lo, alegando tratar-se de arquivo incompatível (neste fórum, já li mensagens de usuários que conseguem importar os VOB, assim como de outros que, como eu, não conseguiram fazê-lo).

Usei, então, o seguinte artifício: com o Nero, abri um projeto como se fosse para criar um DVD com vários clips. Isto feito, detectei a parte que me interessava, descartando as demais. Fiz a exportação do filme, com todos os comerciais, para um arquivo mpeg, que ficou com 1.4GB , aproximadamente. Voltei ao Premiere e importei dito arquivo. Fiz os cortes e salvei o projeto.

O problema vem agora. Quando mando exportar - em qualquer das opções disponíveis: MPEG2-DVD, Adobe Media Encoder etc... - cada segundo do filme corresponde a 1.02MB! Na pior definição, o máximo que consegui foi de 506 KB/s! Considerando-se que o filme, após os cortes, está com 2:05h de duração, é fácil verificar-se que o produto final ficará na casa dos 7,6GB, se utilizada a melhor definição. O que não entendo é como um arquivo de 1.4GB, já comprimido (mpeg), pode ser exportado para gerar um de 7,6GB!:confused:

Tem mais, não consigo exportar, na opção MPEG2-DVD, para uma pasta, nem gerar o arquivo ISO, porque o botão burn, simplesmente, fica desabilitado. Como o tamanho do arquivo é maior do que o que comporta um DVD de 4.7GB, a minha ideia era exportá-lo em MPEG2-DVD para uma pasta, após o que usaria o DVDShrink para ajustá-lo ao DVD de 4.7GB.

Como não consegui, exportei, então, com a opção Adobe Media Encoder, o que resultou em 3 arquivos: .m2v(vídeo) de 6.47GB, .wav(áudio) de 1.42GB e .xmpses (?) de 56,9MB. Não sei o que fazer com eles, para gravá-los em DVD, se é que é possível!

Conto com a ajuda dos "cobras" deste fórum, pelo que lhes antecipo os meus agradecimentos.

venet.

Postado
Olá amigos,

Gostaria de obter ajuda para o problema que relato, a seguir.

Gravei, em um DVD-RW - que já continha outras gravações - um filme da TV. Com o Premiere Pro 2.0, tentei importar os arquivos, a fim de efetuar os cortes por mim desejados. O Premiere recusou-se a fazê-lo, alegando tratar-se de arquivo incompatível (neste fórum, já li mensagens de usuários que conseguem importar os VOB, assim como de outros que, como eu, não conseguiram fazê-lo).

Usei, então, o seguinte artifício: com o Nero, abri um projeto como se fosse para criar um DVD com vários clips. Isto feito, detectei a parte que me interessava, descartando as demais. Fiz a exportação do filme, com todos os comerciais, para um arquivo mpeg, que ficou com 1.4GB , aproximadamente. Voltei ao Premiere e importei dito arquivo. Fiz os cortes e salvei o projeto.

O problema vem agora. Quando mando exportar - em qualquer das opções disponíveis: MPEG2-DVD, Adobe Media Encoder etc... - cada segundo do filme corresponde a 1.02MB! Na pior definição, o máximo que consegui foi de 506 KB/s! Considerando-se que o filme, após os cortes, está com 2:05h de duração, é fácil verificar-se que o produto final ficará na casa dos 7,6GB, se utilizada a melhor definição. O que não entendo é como um arquivo de 1.4GB, já comprimido (mpeg), pode ser exportado para gerar um de 7,6GB!:confused:

Tem mais, não consigo exportar, na opção MPEG2-DVD, para uma pasta, nem gerar o arquivo ISO, porque o botão burn, simplesmente, fica desabilitado. Como o tamanho do arquivo é maior do que o que comporta um DVD de 4.7GB, a minha ideia era exportá-lo em MPEG2-DVD para uma pasta, após o que usaria o DVDShrink para ajustá-lo ao DVD de 4.7GB.

Como não consegui, exportei, então, com a opção Adobe Media Encoder, o que resultou em 3 arquivos: .m2v(vídeo) de 6.47GB, .wav(áudio) de 1.42GB e .xmpses (?) de 56,9MB. Não sei o que fazer com eles, para gravá-los em DVD, se é que é possível!

Conto com a ajuda dos "cobras" deste fórum, pelo que lhes antecipo os meus agradecimentos.

venet.

Os arquivos gerados são, pela ordem: o vídeo, o áudio e o relatório da exportação. A separação das mídias é comum para a montagem do DVD profissional. Agora o que tem a fazer é usar um outro programa de autoração (como o Adobe EncoreDVD, Ulead DVD Workshop, etc.) e criar a composição do filme, juntando vídeo + áudio correspondente. Ou seja, os arquivos m2v. e wav.

Postado
Os arquivos gerados são, pela ordem: o vídeo, o áudio e o relatório da exportação. A separação das mídias é comum para a montagem do DVD profissional. Agora o que tem a fazer é usar um outro programa de autoração (como o Adobe EncoreDVD, Ulead DVD Workshop, etc.) e criar a composição do filme, juntando vídeo + áudio correspondente. Ou seja, os arquivos m2v. e wav.

Caro Erimilson,

Agradeço-lhe muito por sua atenção, bem como pelos esclarecimentos e sugestão do Encore e demais programas, mas, para mim, é muita mão-de-obra para um trabalho amador e eventual, muito embora deseje um resultado final decente.;)

O que estou querendo agora - já que o Premiere Pro 2 não dá conta do recado - é um programa que importe arquivos VOB, permita a edição completa do arquivo e faça a sua exportação para pasta indicada pelo usuário, já no formato VOB. Você ou mais alguém conhece algum desse tipo, e que não custe os olhos da cara?:)

Um abraço.

venet

Postado
jpv,

Não consegui fazer nenhum teste de exportação, mas pelas opções, eu tentaria mexer no Auto-GOP ou em outros controles próximos a ele.

Quando eu conseguir um tempo (coisa rara ultimamente) vou tentar mexer e falo aqui.

Abraços,

REd

RedBeard,

O Auto-Gop tem 3 opções: None, Fast e VCSD. Pra fazer o smart-render, quando mando ele aprender o arquivo de entrada, ele automaticamente escolhe a opção None. Se eu troco para Fast ou VCSD ele abandona o smart render e faz um normal render ( é o que aparece escrito em progress, mas o tempo é o mesmo tempo que leva um smart-render... estranho..). Se eu deixo a opção None ele faz o smart-render mas acontece o maldito mosaico.

Na opção GOP Structure se eu forço o I Frames ao invés de 12 ( o valor que ele carrega do arquivo ) para qualquer outro valor, acontece a mesma coisa, ou seja, ele faz um normal render ao invés de um smart-render ( é o que aparece escrito ) mas o tempo que leva é exatamente ( cronometrado) o mesmo tempo que leva se eu não altero nada e ele faz um smart-render ( neste caso, com mosaicos ).

Bom, estes foram meus testes... me parece que este "normal render" que ele faz não é bem um normal render, pois o tempo que leva é de um smart-render. O normal render mesmo, já testei, leva 20 vezes o tempo de um smart-render.

RedBeard, se puder me ajudar eu te agradeço. Definitivamente, cheguei no meu limite.

Abração,

JPV

• Membro VIP
Postado

jpv,

Vou mexer mais no premiere agora a noite, mas acho que só amanhã vou fazer a exportação.

Sobre o smart-render, na verdade existem 2 tipos. Antes deixa eu explicar para você como é o Normal-Render.

Como eu falei antes, o Normal Render é feito em blocos de imagens (GOP). Pega-se uma imagem, comprime, guarda. a partir dessa, só se guarda o que mudou de uma pra outra até o próximo GOP.

A "sacada" do SmartRender é aproveitar os GOPs que já estão prontos e só alterar o que for necessário.

Se houver re-compressão, o programa vai só fazer a compressão das imagens "diferenciais" que já estão definidas na primeira vez que foi feito o Render. Com isso é muito mais fácil e rápido pois o que "gasta" tempo é fazer a comparação entre as imagens para definir o que mudou de uma pra outra.

Outra forma de fazer um smart-render é mexer na estrutra só do que foi mudado. Ele "reconstroi" o vídeo mas só comprime o que foi mexido.

Nesse segundo caso eu acho que ele não chama de smart-render, mas ele certamente mantém a renderização anterior na sua maioria, e com ela, a qualidade original.

Em outras palavras, o que você deve evitar é o "normal" render que faz a conversão para algum padrão e depois a re-conversão para mpeg2. O tempo é um excelente parâmetro pois essa re-conversão demora muito. Se o normal render está tão rápido quanto o smart render, pode ter certeza que ele não está mexendo na construção dos GOPs que é o que demora.

No seu caso, eu usaria esse "normal" render que está tão rápido como o Smart.

Se você puder, pegue um trecho do vídeo que está com esse problema, coisa de 3 a 5 segundos antes e depois do corte, gere o vídeo com o mosaico e salve em algum lugar tipo RapidShare para que eu possa dar uma olhada. Se quiser pode mandar o link por MP para mim, ou colocar aqui pra mais gente poder dar palpite.

Abraços,

Red

Postado
jpv,

Acabei de fazer a edição. Os filmes originais eram todos TFF; fiz o Normal Render, selecinando o TFF e a tremedeira tá no filme inteiro.

Vou começar os testes de exportação agora. Qualquer notícia eu posto aqui.

Abraços,

Red

Ok RedBeard, espero ansioso pelos resultados e dicas.

Estou literalmente "pendurado no pincel".

Abraços,

JPV

• Membro VIP
Postado

jpv,

Acabei de fazer a edição. Os filmes originais eram todos TFF; fiz o Normal Render, selecinando o TFF e a tremedeira tá no filme inteiro.

Vou começar os testes de exportação agora. Qualquer notícia eu posto aqui.

Abraços,

Red

• Membro VIP
Postado

Pelo jeito não é só o Premiere que tem alguns bugs estranhos.... como é que você respondeu minha mensagem antes de eu ter postado????

hahahahahaha

Mas vamos lá... A tremedeira já foi detectada e nos testes já foi resolvida.

Primeiro você deve descobrir qual é o padrão do seu vídeo original. Para isso eu segui a dica do mestre SAN-R e estou usando o GSpot (vem junto com o KLite Mega Codec, mas deve ter pra baixar em algum lugar separadamente).

Agora vem o pulo do gato: na hora que for criar um Novo Projeto no Premiere você deve escolher CustomSettings e na guia Geral escolher qual vai ser o padrão da sua TimeLine.

No meu caso, os vídeos originais eram todos TFF mas eu pensei que esse detalhe fosse importante só na exportação; Agora criei um projeto novo com a TimeLine em TFF e a tremedeira sumiu.

Ainda estou fazendo as exportações, mas até agora 100% de estabilidade.

Abraços,

Red

Postado

Olá amigos,

Sou novo aqui no Premiere e tenho duas dúvidas:

1. Tenho a placa PixelView Play TV Ultra e ela salva as gravações já em formato DVD-NTSC (*.mpg), mas o Premiere não consegue importar os arquivos. Há algum jeito de importar os arquivos?

2. Como faço o efeito tipo entrando ou saindo na imagem (foto), como no programa PhotoStory 3 ou Movie Maker?

Agradeço desde já

Abraços,

Rodrigo

• Membro VIP
Postado

Rodrigo_br,

Bem vindo ao fórum!

As placas não "salvam" as gravações. Quem faz isso são os programas que usamos para fazer as capturas.

Veja qual é o programa que você está usando e dê uma pesquisada no fórum específico de captura para obter ajuda.

Não conheço nenhum dos dois programas que você citou, e sem maiores explicações suas não é possível ajuda-lo.

Abraços,

RedBeard

• Membro VIP
Postado

jpv,

Realmente o problema da tremedeira foi totalmente solucionado pelo procedimento que coloquei antes.

Ainda falta o problema dos mosaicos. Como esse eu não pude observar por aqui, por favor poste algum trecho com o problema pra gente poder reproduzir o erro e depois a correção.

Abraços,

RedBeard

• Membro VIP
Postado

JPV,

Esse seu mosaico é tão pequeno que tive que me esforçar pra encontrar. heheheheh... já vi coisas muito piores...

A imagem confirma o que eu havia previsto: o mosaico aparece nos frames entre o corte e o próximo frame I:

(tentei colocar a imagem mas deu erro)

O engraçado é que seus arquivos não contém frames B; apenas frames I e P. Se isso for do arquivo original, tudo bem, mas se foi gerado pelo Premiere então é sinal que alguma coisa errada está havendo na exportação.

Quanto à qualidade do arquivo gerado no normal render, eu não encontrei diferenças em relação ao original. Na minha opinião pelo que vi, pode fazer nesse método que não há problema nenhum.

Veja se o arquivo original tem frames B ou não.

Abraços,

RedBeard

Postado
JPV,

Esse seu mosaico é tão pequeno que tive que me esforçar pra encontrar. heheheheh... já vi coisas muito piores...

A imagem confirma o que eu havia previsto: o mosaico aparece nos frames entre o corte e o próximo frame I:

(tentei colocar a imagem mas deu erro)

O engraçado é que seus arquivos não contém frames B; apenas frames I e P. Se isso for do arquivo original, tudo bem, mas se foi gerado pelo Premiere então é sinal que alguma coisa errada está havendo na exportação.

Quanto à qualidade do arquivo gerado no normal render, eu não encontrei diferenças em relação ao original. Na minha opinião pelo que vi, pode fazer nesse método que não há problema nenhum.

Veja se o arquivo original tem frames B ou não.

Abraços,

RedBeard

RedBeard,

Olha, eu mando ele "aprender" o arquivo de entrada. Se houvessem estes frames B acho que eles apareceriam, não??

Pelo menos fico tranquilo que a qualidade daquele outro arquivo, gerado pelo "normal-render", esta igual ao outro. Até porque renderizei um trecho maior, e das duas formas ( normal e smart render ) eles levam EXATAMENTE o mesmo tempo... sei lá que loucura é esta.

Se puder me ajudar eu te agradeço.

Abraços,

JPV

• Membro VIP
Postado

JPV,

Acho que o MainConcept deveria criar um "strong" render. hehehehehe

Então, considerando que as tremidas já foram resolvidas e usando o "normal render" você consegue ficar sem o mosaico, o que falta?

Ainda não consegui colocar imagens no fórum... mas as estruturas dos arquivos que você me passou estão muito parecidas. Se estivessem idênticas eu apostaria que seria o tal smart render, mas se essa alteraçãozinha já obriga o normal render, pode ter certeza que ele não mexe na qualidade pois nem daria tempo pra isso.

Dê mais detalhes do que ainda está faltando que a gente tenta chutar daqui.

Abraços,

Red

Postado

RedBeard,

Se a tua experiência me diz que em termos de qualidade, os dois arquivos que te mandei estão iguais, pra mim está resolvido. Vou fazer daquele jeito "pseudo-smart-render" e ( como dizemos aqui ) "deu pra bola".

Só fiquei insistindo em tentar descobrir como fazer o smart-render sem mosaico porque era garantia de qualidade, mas se você diz que estão iguais pra mim é suficiente.

Obrigado e até o próximo problema... hehehe...

JPV

• Membro VIP
Postado

JPV,

Eu acho que o problema de qualidade em MPEG é mais "pessoal" do que técnico. Às vezes a percepção intuitiva é melhor.

Nesse seu caso, tentei observar umas questões tecnicas para não ficar no achismo. Como o trecho é pequeno, não dá pra afirmar que a qualidade é uniforme no filme inteiro. Procure pelos seguintes elementos e faça uma análise:

Em shows, como é o seu caso, algumas "peças" tem um movimento rápido como a mão na guitarra ou a baqueta. Pelo que percebi, a baqueta está limpa, sem rastros nem "quase-mosaicos".

Outro detalhe é o efeito fumaça na iluminação. No seu trecho, o primeiro vídeo considera uma transição de cena quando a luz amarela acende (ele insere um frame I). Essas transições podem apresentar baixa qualidade, principalmente por serem muitas durante o show. Se tiver fumaça ou uma luz "enevoada", olhe com cuidado se a cor fica uniforme ou "granulada", o que indica um problema.

Em shows são esses elementos que eu busco para tentar avaliar a qualidade.

Veja o arquivo com cuidado e não tenha medo da "pseudo-smart-render". Mesmo que for um render completo, usando um bom codec (mainconcept nesse caso) se houver perda de qualidade vai ser muito baixa.

Abraços,

Red

Postado

Oi RedBeard.

Eu tenho uma pergunta com relação à inclusão de TRANSIÇÕES.

Neste meu projeto com o MainConcept, se eu adicionar transições a alguns trechos, o arquivo final ficaria:

1) Maior?

2) O meu "pseudo-smart-render" será afetado?

Veja bem , como sempre são perguntas básicas, mas é que eu não inclui nenhuma transição, somente cortes secos, mas acho que alguns trechos pediria.

Abraços,

JPV

Postado

Olá pessoal.

Sou super novato no ramo de edição de vídeo. Comprei o Adobe Premiere Pro, e preciso urgentemente de uma instrução de como fazer algo muito simples: cortar um filme. Só que essa versão é diferente das outras, pelo que vi. Já pedi um auxílio pelo msn e o cara não soube me orientar, pois desconhecia as telas. Preciso apenas importar o vídeo, cortar e salvá-lo num tamanho pequeno, simples.

Por favor, se alguém puder me auxiliar ficarei muito grato.

Caso estejam dispostos meu email é [email protected]

Desde já sou muito grato.

• Membro VIP
Postado

JPV,

O tamanho do arquivo não terá modificações. No máximo alguns bytes.

Na parte de renderização, o que vai acontecer é que nos trechos onde há a transição, onde dois vídeos se entrelaçam de alguma forma, haverá o "Hard Render". Isso ocorre mesmo quando há o smart render; nos trechos onde há processamento de vídeo há um render normal.

Então, a qualidade dos outros trechos não será afetada, mas como o formato MPG não é muito bom para edição, veja bem como vai ficar a qualidade das transições e/ou efeitos.

Abraços,

Red

Postado

Ok RedBeard, obrigado pelas dicas.

Eu tenho uma pergunta mas é sobre o Adobe Encore, é o seguinte: eu vou precisar fazer um DVD com algumas partes, não com o filme inteiro.

Mas eu quero que caiba num DVD sem usar compressão, por isto vou fazer de algumas partes somente. Eu achei um tutorial bem legal sobre o Adobe Encore aqui:

http://br.geocities.com/encoretuto/index.htm

... mas não ficou claro como fazer isto. Você poderia me dar uma dica rápida?

Obrigado.

JPV

• Membro VIP
Postado

JPV,

Sobre o Encore não vou poder lhe ajudar. Faz 2 anos que mexi nele e foi somente por uma semana.

O que posso lhe falar é sobre o processo. Veja que em grandes estúdios o processo de construção do DVD é levar o filme em alta qualidade até gerar o vídeo final, seja em MPEG ou AVI. Até esse ponto, cada bit de qualidade é importante. Depois, para gerar o DVD, literalmente: dane-se a qualidade; tem que caber na mídia.

O que eu faria no seu caso é não me preocupar com a qualidade na hora de gerar o DVD; eu faço o DVD com o tamanho que tiver os filmes. Depois, com o disco autorado (depois do encore), mesmo que dê um disco de 12 gigas, eu uso outros programas para comprimir e (re)renderizar o disco no tamanho que eu quero, SingleLayer ou DoubleLayer.

É a aplicação do velho ditado: cada macaco no seu galho. Premiere para editar, Encore para autorar e um bom compressor para comprimir (eu uso o DVD Rebuilder nesses casos).

Abraços,

Red

(P.S. Ruan, leia... principalmente minha assinatura)

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...