Ir ao conteúdo

9800se x 6200 Qual o melhor Desempenho?

Posts recomendados

Postado

Estou terminando o upgrade do meu micro depois de sair de semprom para Pentium 4 quero mudar de VGA FX5200 para algo mais descente é com 128 bits para melhorar a harmonia nas peças do meu pc.

a 9800 Se que encontrei foi essa.

http://www.umpoukodetudo.com.br/listaProdutos_new.asp?cat=3#

e a 6200 essa.

http://www.umpoukodetudo.com.br/listaProdutos_new.asp?cat=3#

em desempenho ambas apresentam-se parecidas quals vocês indicam?

Lembrar que possa gastar no maximo 600 mango com vga!

Postado

6200 com certeza...

A 9800SE só presta se for a de 256bits. Se for o modelo de 128bits, pode desisti que não presta :naonao:

A 6200 é uma VGA recente, tem suporte ao Shaders 3.0 e tem uma arquitetura muito boa, já que usa o mesmo chip da 6600/6600GT (isso se for o modelo AGP que usa o chip HSI pra conversão dos dados PCI-E, já que o chip NV43 (que integra a 6600/6600GT) é nativamente PCI-E, para o barramento AGP).

Recomendo comprar uma 6200 AGP que venha com o chip conversor HSI (que é facilmente reconhecido na placa, pois, na maioria dos casos, o mesmo é resfriado por um dissipador passivo e fica localizado abaixo do cooler que resfria a GPU), pois, como essa placa faz uso do mesmo chip de uma 6600, você pode, se tiver sorte, ativar os pipes que foram desativados (no caso 4, já que a 6600 possui 8 pipes) desse chip por algum motivo (problema com esses pipes no chip, pra atender a demanda de placas low-end, etc).

Se os pipes que foram desativados estiverem em bom estado, sem dano algum, você pode, usando o Riva Turner, ativar esses pipes extras e transformar sua 6200 em praticamente uma 6600! :D É claro que esse softmod pode dar errado, caso os pipes tenham sido desativados por dano mesmo. Você pode perceber isso na própria imagem do jogo, onde ocorre o aparecimento de artefatos diversos.

Resumindo, é uma questão de sorte: você precisa fazer o teste na placa pra ver se ela suporta o mod ou não :(

Se ela suportar, beleza: você estará usando praticamente uma 6600, mas pagando o preço de uma 6200. Caso não funcione, ai você já sabe o resto hehe :P

De uma forma ou de outra, a 6200 ainda é a melhor escolha :joia:

Recomendo comprar da marca Leadtek, pois, se não me falhe a memória, as VGAs desse fabricante possuem maiores chances do mod funcionar (mas não é 100% de isso realmente ocorrer...).

Falouws :-BEER

Postado

Vou contraria um pouco....

não acho que seja tão certeza assim de a 6200 ser mais placa que a 9800SE, pelo menos nos clocks 9800se 325/580, e a 6200, 300/500. isso não é tudo, mas acho que é algo a se levar em consideração... e outra o HIS é uma coisa que esquenta bastante...

mais uma, não sei se é vantagem ter shader 3 numa placa com o desempenho de uma 6200...

não estou dizendo que a 9800se é a melhor opção, estou somente levantando a realidade...

foi a minha opinião... :ZZZ:

Postado

é realmente digaum.. em partes eu concordo com você... bom a 6200 leva apenas vantagem de ter esses novos recursos, mas, se eu falasse que até o final do ano ela não teria força suficiente para ligá-los e deixar ativos em novos jogos? poderia ter o mesmo fim da FX5200 que apanhou muito da Ti4200 (na minha opnião, e ainda apanha né!) eu sei que não devo compara-las.. mas é quase isso que o amigo Irvin fez ao abrir o tópico, comparar uma "top de linha" mais antiga com uma "baixo custo nova".. bom seria essa minha opnião sobre o assunto..

massss eu ainda acho que o preço das 6600GT vão abaixar quando a ATi lançar a placa que irá competir com a 7800GTX e a Nvidia soltar os outros modelos da série 7. o negócio é esperar, pois há uma certa diferença entra a série 6 e 7, mas para um usuário que apenas quer jogar com uma placa boa, uma 6600GT dá conta do recado e ainda sobra :) seria isso, abraços

Postado
Postado Originalmente por DigaumATI@23 de junho de 2005, 19:22

Vou contraria um pouco....

não acho que seja tão certeza assim de a 6200 ser mais placa que a 9800SE, pelo menos nos clocks 9800se 325/580, e a 6200, 300/500. isso não é tudo, mas acho que é algo a se levar em consideração... e outra o HIS é uma coisa que esquenta bastante...

mais uma, não sei se é vantagem ter shader 3 numa placa com o desempenho de uma 6200...

não estou dizendo que a 9800se é a melhor opção, estou somente levantando a realidade...

foi a minha opinião... :ZZZ:

O fato do HSI esquentar não significa dizer que ele vai influenciar diretamente no desempenho... A minha GT funciona numa boa e não perde em nada pra uma GT PCI-E, que não usa o HSI... Apesar de ele esquentar bastante, o dissipador passivo que vem com ele "dá conta do recado" :)

Pode até ser que a 9800SE tenha clocks maiores que a 6200, mas veja que a arquitetura também pesa muito: a 9800PRO perde pra 6600GT e olha que ela tem 256bits de largura de banda de memória, contra 128bits da GT. Tá bom que a GT tem mais clock, mas se não fosse pela excelente arquitetura do chip, eu duvido que ela ficasse a frente da 9800PRO (veja que a diferença na taxa de transferência da memória entre as duas é bastante significativa, com vantagem pra 9800PRO)...

Eu já tive as duas e posso dizer: realmente a GT é melhor, sem sombra de dúvidas B)

Voltando à questão do clock, o cara pode muito bem fazer um over na GPU e nas memórias pra alcançar os mesmos clocks da 9800SE. Nas memos eu não sei se dá pra ir muito longe nas versões que usam memos TSOP, mas como a GPU é idêntica a da 6600, com certeza um clock acima de 400MHz da pra colocar, isso se a GPU for bem alimentada pelo PCB...

Eu sinceramente ainda acho que a 6200 ainda é uma escolha boa, isso se não der logo pra comprar uma 6600 com o dinheiro que ele tiver... A 9800SE, pra mim, só presta a que tiver 256bits, cada vez mais rara de se encontrar... :goff:

Postado

Bem vendo as ideias a 6200 e mais placa mesmo... que a 9800se por ter uma arquitetura mais nova! estou penssando em juntar mais uns trocados e pegar a 6600Gt que tem se mostrado com o melhor custo desempenho atualmente!

bem estarei analisando as finanças esse fim de semana e para a semana deverei comprar a 6200 ou a 6600GT.

Valeu ai galera pela ajuda!!!

Postado

Só para deixar claro...

1º Clock: 300/500 da 6200 contra 325/580 da 9800SE:

É só fazer um over e já era... eu por exemplo tenho a menina e mudei de 300 para 350 e 500 para 650... pronto...

2º Pixel e Vertex Shader's 3.0:

É verdade, você ganhará qualidade (e efeitos) na imagem mas em compensação rodará eles em baixo ou médio desenhpenho, pois a placa é uma low end da série 6xxx da NVIDIA.

Mas 3º (você não citou)

DirectX 9.0 da 9800SE contra DirectX 9.0C da 6200. Portanto suporte maior...

E 4º (pois é...)

Não podemos esquecer da "possibilidade" de se ativar os 4 pipes, "se possível" para deixar a 6200 mió...

Agora velocidade para a 6200 é só uma questão de ajudá-la com um bom processador e muita memória... aí sim...

Snake

Postado

Bem Processador aqui ja da conta, memoria e so por mais 512 de ram!! ai fica por conta da VGA estou quase decidido pela 6200, se conseguir mais money 6600gt

me arrependi com a FX 5200 e uma placa muito fraca! mas venderei ela por 220 reais e dai com 600 pego a 6600GT que suporta o Sharder 3 e tem clocks de 500/900 na versão AGP que ja muita melhoria em cima da FX5200 que tenho aqui!!! e assim poderei pelos menos jogar em 800x600 sem para de jeito nenhum :palmas: :palmas:

Postado
Postado Originalmente por Irvin@24 de junho de 2005, 23:51

Bem Processador aqui ja da conta, memoria e so por mais 512 de ram!! ai fica por conta da VGA estou quase decidido pela 6200, se conseguir mais money 6600gt

me arrependi com a FX 5200 e uma placa muito fraca! mas venderei ela por 220 reais e dai com 600 pego a 6600GT que suporta o Sharder 3 e tem clocks de 500/900 na versão AGP que ja muita melhoria em cima da FX5200 que tenho aqui!!! e assim poderei pelos menos jogar em 800x600 sem para de jeito nenhum  :palmas:  :palmas:

Pode ter certeza que em 1024 você consegue rodar, ainda mais com a qualidade dos gráficos lá em riba (dependendo do jogo, já que alguns precisam mais de memória RAM, poder de processamento, etc) e usando os filtros de qualidade de imagem também B)

A GT é o B I X O, pode acreditar... Ah, e por falar em clocks, a minha MSI está usando 500/1000. As memos que acompanham a placa (de 2ns) suportam o clock de 1Ghz. Só fiz editar algumas informações na bios pra deixar a modificação permanente :joia:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!