Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Erro bizarro na captura de fitas antigas


Posts recomendados

Olá pessoal. Estou intrigado com o seguinte problema:

Ao capturar a fita de um casamento (por sinal detonanda, amassada, etc.) acompanhei todo o processo e pelo preview (capturo pelo Pinnacle Studio) foi tudo bem. Tirando alguns trechos sofríveis que estavam mastigados, pelo preview estava tudo certo.

Qual não foi minha supresa ao iniciar a edição e perceber que surge uma faixa branca de 2/3 do tamanho da tela bem no meio do vídeo. Ela aparece, permanece alguns segundos, some, depois aparece novamente.

Bom, apoveitei o que dava da primeira captura e resolvi capturar novamente. Pensei que se fosse algum problema de software ou codec tudo iria ocorrer de novo. Fiz capturas em MPEG e AVI.

Conclusão: o defeito ocorre de qualquer jeito e sempre no mesmo ponto da fita.

Então a dúvida vai aos experts de plantão. Por que isso ocorre?

Estou capturando a partir de um vídeo Toshiba, saída Pal-m, passando por um transcoder Transcortec Pal-m to NTSC.

Vou fazer uma cópia deste VHS podre para uma fita nova e recapturar pra ver se resolve. Se resolver, imagino que a resposta para esta dúvida será algo relacionado a informação de cor que o vídeo lê na fita e passa para o transcoder (o vídeo deve se perder na parte ruim da fita, passar um informação esquisita pro transcoder que deve passar mais info esquisita pra Nvídia. Ainda assim não entendo porque no preview dá tudo certo...)

Vamo que vamos. Se alguém puder ajudar fico grato.

Ia me esquecendo. Todas as fitas dão certo. É só nessa que tá ocorrendo esse erro bizarro.

Abraços e cabeçadas :muro:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá

cara! este é o mesmo problema que tenho desde que comprei minha placa de video (julho de 2003) , (geforce4 ti 4200 com captura integrada, qual é a sua placa de captura???).

Realmente, somente quando há puladas de imagem que acontece este problema :muro: , quando a imagem está estabilizada, ela grava normalmente sem problema nenhum. você é a primeira pessoa que vi na net inteira que tem este mesmo problema!! na hora em que vou gravar, gravo usando o preview do virtual dub, e ele me mostra quando da erro, no caso eu assisto sempre forçado o video para poder saber onde esta o erro para então poder gravar novamente no ponto em que teve falhas. FAIXA BRANCA RIDICULA! :priv: . algumas coisas que faço para ele dar uma ajuda pra não aparecer isto é desligar e ligar o computador antes de capturar fechar todos os programas e etc. Isto ajuda, mas não elimina de vez com o problema.

eu queria uma placa de captura em q você deixasse gravando e saisse fora!! :bye: sem ter q ficar assistindo pra ve se vai da problema....ah! e outra coisa...quando você termina de gravar...bom não em todas as vezes...ele não reinicia o computador do nada??por ex eu gravo um video de 2 horas e quando vou parar de capturar ele reinicia...ou seja perco o video todo!!! existe algum programa onde eu possa consertar o video corrompido??isto iria ajudar muito!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha mano, minha placa é uma MSI GeForce FX-5700VTD de 128 megas, muito boa na minha opinião. Estes erro só ocorre em fitas velhinhas, amassadas e tal. Nas fitas boas tudo vai bem. Eu tenho por hábito ver em 10x o vídeo todo, perco tempo com isso mas, ao meu ver, é a única maneira de manter um serviço de qualidade.

Mas o engraçado é que no meu preview aparece tudo OK. Tenho certeza que deve haver alguma configuração, algum detalhe que possa corrigir essas malditas faixas...

To terminando de gravar este vídeo velho numa fita zero-bala S-VHS, quero ver o que occore na hora da captura. Depois eu faloo que rolou.

Mais uma coisa... As tais faixas brancas ocorrem sempre no mesmo ponto com você tb? Sempre no mesmo local da fita? Em todas as fitas, ou só algumas?

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é deve ser apenas um detalhe que muda tudo, na bios ou no windows mesmo...eu não sei...e exatamente, no mesmo ponto da fita que acontece o erro...se no caso eu capturar 2 ou 3 vezes o video inteiro sempre no mesmo lugar que da o erro...a não ser que eu capture de novo só a parte em que deu erro, aí ele funciona. so pra faze um teste...durante a captura com o video rodando mande avançar e veja se vai dar faixa, pois aqui é assim, quando tem ruido na tela, pula ou chuvisca lá esta a faixa branca. a sua MSI GeForce FX-5700VTD de 128 megas tem captura embutida? pois a minha tb é MSI, e tem captura embutida (geforce4 ti 4200 128mb). sera que acontece em todas as placas da msi com captura? no caso um problema de hardware?...sei lá!

no meu preview, se da problema ele já aparece a faixa...aí então já cancelo e começo de novo...

faz uns testes aí aí me diz o que aconteceu! vou procurar na net mais algum "sortudo" com o mesmo problema que tenha resolvido no caso.

té+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hbamaster

O erro é uma proteção para que você não falsifique videos. uma coisa em que eles não pensaram antes de fazer isto é que muita gente compra a placa de captura para fazer a conversao de suas fitas de filmagens caseiras, sendo que, você tem o direito total de fazer a conversao, assim como esta sendo no seu caso da fita do casamento. o erro de proteção é chamado macrovision, para solucionar o problema é muito simples baixe uma versao mais antiga do drive de captura, nesta versao ainda não existia o macro, a versao que eu baixei é a 1.08 e funcionou perfeitamente, avancei e voltei durante a captura e fiz aparecer chuviscos de proposito na imagem para ver se aparecia a faixa e até quem fim nada de faixa branca B) . O unico problema é que só funciona com o padrão ntsc, pal -m não esta disponivel. té +! :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cristianoback, tem certeza que é MACROVISION? Eu trabalho com edição linear e pelo fato de passar por ums transcoder antes de ir para a captura, é impossível dar erro de macrovision... Só se isso acorrer no transcoder, e se fosse isso o meu preview tinha que obrigatóriamente sair ferrado tb.

O mais estranho é que cheguei a duplicar fitas e resolver o problema, e em outros casos o problema se manter, em outro local (fita ruim...), por isso cheguei a conclusão que era problema na fita, sempre.

Só pra citar a fita de casamento de que falei na primeira mensagem deste tópico, eu dupliquei ela e resolveu o problema.

Ainda não to convencido...

Abraços,

Hudson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hbamaster

segundo pesquisas na net conclui que é realmente isto o problema, fiz o que havia dito para você, e o meu problema foi resolvido...bom se você quiser baixar o drive antigo e testar fique a vontade. procure no google como "msi faixa branca" sem aspas, e entre na primeira ocorrencia, foi de la que peguei o drive! todo caso coloco o link aqui pra ficar mais fácil!

http://public.planetmirror.com/pub/nvidia/Windows/23.11/

té +.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!