Ir ao conteúdo

Chuveiro derruba internet

glaubert

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

Alguém já teve problemas de utilização de modem com algum chuveiro ligado? Pois é... esse é meu problema. Há cerca de um mês eu comprei o chuveiro Blinducha da Lorenzetti que tem resistência blindada. Após fazer a instalação, notei que quando ele estava ligado, o speaker do modem emitia um ruído muito forte. Se o computador já estava conectado, a conexão caia... se eu tentasse reconectar o modem não conseguia utilizar a linha devido ao ruído. Antes quando eu utilizava meu antigo chuveiro (esses baratinhos de vinte e tantos reais) isso não acontecia... Alguns amigos acham que o chuveiro está gerando interferência na linha telefônica. Eles acreditam que eu deveria trocar a minha fiação de telefone por uma mais isolada... Meu pai, por outro lado, acredita que o ruído deve estar na própria fiação elétrica que por sua vez interfere no funcionamento do modem. Um detalhe importante: quando o chuveiro está ligado não se ouve o ruído no aparelho de telefone... curiosamente só se ouve o ruído no speaker do modem quando ele tenta discar...

Já entrei em contato com a Lorenzetti e estou aguardando um retorno deles.

Alguém imagina alguma solução para o problema?

Dados técnicos do chuveiro estão em:

http://www.lorenzetti.com.br/manual/blinducha/index.htm

Obrigado pela atenção,

Glauber

Postado

É possível que o seu chuveiro estaja interfirindo em todo o sitema de elétrico e conseqüentemente o hardware do seu computador, em que o modem, por enquanto, seja o único a apresentar problemas. Esse seu chuveiro deve ser daqueles de grande potência. Procure reparar se ele, também interfere em outros iquipamentos da sua residência, tais como: rádios e principalmente a tv que é também bastante sensível. Uma sugestão seria chamar o eletricista para avaliar melhor a situação da rede elétrica. Boa sorte.

Postado

O aterramento está ok. Até o momento não notei anomalia no funcionamento de nenhum outro equipamento. Estou pensando em usar um filtro de linha para ver se resolve, caso contrário acho que vou ter que procurar um eletrecista mesmo. Obrigado pessoal!

Postado

Ola, procure ver se o fio do telefone o qual você liga o micro, não esta passando perto da linha (fiacao) do chuveiro, procure usar fio PLASTICHUMBO para a instalacao do telefone (extensao no seu caso) e não coloque fio de telefone e de luz em um mesmo cano (conduite) e procure ver tambem no forro da sua casa, no caso de a instalacao ficar exposta, não deixar a fiacao do telefone passar perto da instalacao eletrica. A instalacao eletrica gera um campo magnetico forte e interfere na do telefone, no seu caso, na do computador. Inda mais um chuveiro, que consome no minimo 5400 watts, gera um campo eletromagnetico bastante forte. Abraços.

• 2 semanas depois...
Postado

Eu não acredito que a interferência esteja vindo pela linha do telefone porque se eu ligo o chuveiro, o aparelho de telefone não apresenta nenhum ruído. Agora se eu ligo o mesmo aparelho na saída de linha telefônica que o modem oferece, o ruído é notável no aparelho. Então dá pra concluir que a esse campo eletromagnético está vindo na corrente eletríca que alimenta o computador. O pior é que eu já testei um filtro de linha pra ver se ele limpava a sujeira, mas não adiantou...

Postado

Não tem jeito, procure mesmo um eletricista de confiança. Não vale a pena ficar arriscando seu equipamento com tentativas do tipo: tente isso, tente aquilo.

• Membro VIP
Postado

Dificilmente está ocorrendo interferência na linha telefônica. É mais provável que esse ruído elétrico esteja indo pela rede. Nesse caso, um bom filtro de linha resolve.

Só cuidado: muitos produtos vendidos com o nome "filtro de linha" na verdade são meras extensões com várias tomadas, não tendo circuito de filtragem verdadeiro.

Postado

glaubert, você não é o único...

Na casa onde moro há um circuito dedicado 2P + T para cada chuveiro até o Quadro de Distribuição e conduítes separados para instalação elétrica e lógica (Telefone, TV, interfone, rede,...)

Quando me mudei, inicialmente instalei um chuveiro Relax 3 Temperaturas da Lorenzetti (controle de potência por variação de resistência) com potência total de 4400W e utilizava Internet Dial-up sem problemas, sempre conectando a 52kbps, o que nem sempre ocorria no apartamento em que morava anteriormente, utilizando o mesmo modem.

Após uns 8 ou 9 meses utilizando esta configuração, adquiri um chuveiro JET Turbo da Lorenzetti (com controle eletrônico de potência) com potência total de 7500W e a partir daí os problemas começaram... Quando o JET Turbo estava ligado, havia ruídos nas caixas de som do computador, nos disjuntores e em fontes de aparelhos, como as dos aparelhos de som. Além disso, apareciam faixas na imagem das TV's e monitores. Além destes problemas citados comecei a cair da Internet ou conectava no máximo a 30kbps, mas não conseguia acessar nada. A seguir vou mostrar os contatos que tive com o SAC da Lorenzetti:

Entrei em contato por e-mail com a Lorenzetti no dia 07/02/04:

Por favor, a pouco tempo adquiri uma ducha JET TURBO, e tenho notado uma grande interferência em alguns aparelhos eletrônicos (monitor, aparelho de som,...) de minha residência, quando a mesma está ligada. Como instalei-a em um circuito dedicado desde o quadro de distribuição, com fiação de 6,0mm² e disjuntor bipolar de 40A, como indicado, imaginei que não fosse haver tanta interferência em aparelhos de outros circuitos terminais, portanto gostaria de saber o que pode ser feito neste caso para solucionar esse problema.

Obrigado

E recebi a resposta no dia 11/02/04:

Prezado Sr. Felipe

Solicitamos por gentileza um outro número de telefone para contato em horário comercial ; ou que Vsa. Possa nos contatar pelo DDG 0800-160211, de segunda à sexta-feira das 8:00 às 18:30 hs. , pois não conseguimos contato através do telefone informado por Vsa. no EMAIL enviado.

Ficamos no aguardo para que possamos esclarecer o ocorrido.

ATENCIOSAMENTE

WAGNER

SAC LORENZETTI

A partir daí os contatos foram por telefone diretamente com o Wagner. Inicialmente ele explicou a interferência (harmônicos) gerada por aparelhos eletrônicos. Informei-o que já sabia disso, mas comprei o chuveiro mesmo assim. Achava que não haveria essas interferências nos aparelhos, principalmente porque não há informações no manual, no aparelho e nem na caixa do produto.

Acho que isto é um descaso da Lorenzetti com os consumidores, pois é um problema significativo e existem alguns equipamentos, como algumas lâmpadas eletrônicas, que apresentam essas informações impressas. O Wagner alegou que poderia ser a minha instalação, mas expliquei a situação. Depois de muita conversa, ele indicou uma assistência técnica da Lorenzetti para que fosse instalado um filtro de harmônicos dentro do chuveiro, que tem a mesma função do filtro do computador. Perguntei à ele se o problema existe, porque eles não vendiam o chuveiro com este filtro e ele me respondeu que há outras reclamações iguais, mas são casos específicos e pode estar relacionado com a fiação e com os transformadores da rua.

Após isso, levei o chuveiro à assistência, que instalou o filtro com os capacitores eletrolíticos. A novidade foi que isto não solucionou o problema, apenas amenizou as linhas do monitor, da TV, mas a Internet continuou caindo. Além disso, ganhei o ruído do capacitor do chuveiro (como acontece nas fontes dos aparelhos eletrônicos, quando o chuveiro está ligado).

Entrei em contato com o Wagner novamente e informei a situação. Ele me falou que esta era a última opção, não havia mais nada a fazer, mas se colocou à disposição para eventuais esclarecimentos.

Não contente, no dia 25/07/04 enviei outro e-mail:

Por favor, no mês de fevereiro entrei em contato com vocês reportando um problema de interferência que ocorre em minha casa quando o chuveiro Jet Turbo está sendo usado, levei o chuveiro para a assistência e vocês instalaram um filtro supressor de interferência no chuveiro, mas como o problema foi resolvido parcialmente, perguntei ao Wagner se haveria uma outra solução, mas ele me disse que naquele momento não havia, mas que eu poderia voltar a entrar em contato. Por isso gostaria de saber se a Lorenzetti dispõe atualmente de algum filtro que realmente solucione está interferência causada pelos harmônicos gerados pelo aparelho.

Obrigado

E obtive a resposta, no dia 26/07/04:

Prezado Sr. Felipe

Informamos à V.Sa. que ainda não temos solução ao caso passado.

ASSIM QUE ESTIVER DISPONÍVEL ESTAREMOS ENTRANDO EM CONTATO.

Atenciosamente

Wagner

SAC LORENZETTI

Como podem ver, o SAC da Lorenzetti funciona muito bem, o Wagner atendeu as minhas reclamações com bastante educação e respeito, mas parece que alguns produtos da marca apresentam graves problemas. Os dois chuveiros que possuo desta marca funcionam muito bem, o pressurizador, o controle de potência por resistência e eletrônico, mas esse nível de ruído na rede é inaceitável, o qual além de ser irritante pode estragar equipamentos eletrônicos e motores trifásicos e travar equipamentos sensíveis como os computadores.

glaubert, a respeito do seu teste, de fato este ruído é inserido na rede telefônica por meio da rede elétrica, mesmo quando os fios não estão próximos. Com telefones comuns ligados na linha telefônica não há ruído nela, mas basta ligar um telefone sem fio ou o modem do computador, que o ruído da rede passa por esses aparelhos sendo inseridos na linha telefônica. Atualmente utilizo SPEEDY e das raras vezes em que perdi a conexão com a Internet foram quando o chuveiro estava ligado.

Espero que a minha experiência nos ajude a resolver este problema.

Abraços,

Felmanc

OBS.: Peço para as pessoas que tem problemas semelhantes reportarem-os aqui e se obtiverem alguma solução à respeito.

• Membro VIP
Postado

Tenho uma teoria para este problema! Não é explicação e nem passou por avaliação, apenas teoria.

A resistência em contato com a água não mantém uma fuga de corrente constante! Imaginemos o que ocorre ao longo da resistência. Em cada ponto onde a corrente escoa pela água e é direcionada para o terra, há uma variação na intensidade de corrente. Microscopicamente falando, são criadas várias correntes escoando para o terra e assim, vários niveis de micropotenciais surgem entre os diversos pontos da resistência. O resultado disso, é uma corrente que varia e provoca microvariações na frequência da rede(harmônicos). Essas microvariações passam a ser vistas pelas demais cargas, como um sinal AC com frequência variável e por isso, as consequências, interferências!

Uma potência de 7500W representa um consumo muito elevado em 220V. A corrente chega aos 34A e isso é uma solicitação muito forte para o sistema de alimentação da residência! Sendo assim, qualquer sintoma envolvendo esse ponto de consumo, poderá acarretar anomalias no resto dos equipamentos sensíveis, conectados na residência.

Se a instalação da residência é monofásica, as consequências serão mais visíveis. Se for trifásica, essa potência de 7500W ligada em uma das fases e o neutro, produzirá um forte desbalanceamento elétrico no circuito da residência, o que provoca uma elevação no potencial do neutro, pois quanto maior o desequilíbrio de cargas, maior será o potencial do neutro!

Postado

Obrigado por compartilhar sua experiência Felmanc. De fato, eu fiz o teste de tirar o telefone do gancho (ligado em outro ponto) enquanto o modem discava e o ruído apareceu no telefone também... Não há dúvidas de que se trata do mesmo problema! Sabe o que é mais engraçado? Como é que o controle de qualidade da Lorenzetti permite passar essas coisas? Pelo que você escreveu sobre o comentário do Wagner a respeito do volume de reclamações, eu não tenho dúvidas de que no mínimo 90% dessas reclamações são porque o produto tem problemas, e não por causa da infra-estrutura do consumidor. Sabe o que é pior? Na caixa do chuveiro vem uma tremenda de uma etiqueta de aprovação do INMETRO... que tipo de testes eles fazem com esses chuveiros e não enxergam o tremendo RUÍDO que eles jogam na rede...? Nota zero pro INMETRO e para a Lorenzetti... Só procurando o PROCON mesmo...

Postado

Que é isso glaubert, não foi nada! Estamos passando pelo mesmo problema, vamos ver se conseguimos resolvê-lo e se esses fabricantes tomam vergonha na cara para fabricar equipamentos com melhor qualidade. Quero deixar claro que o meu problema ocorre com um modelo específico da Lorenzetti (parece que acontece com todos os eletrônicos da marca), mas já utilizei vários outros modelos da marca sem ter problemas. A propósito existem outras marcas que conseguem ser piores.

Quanto ao volume de reclamações acredito que sejam muitas, mas podem ser bem menos de 90%, pois este efeito é agravado pelas condições da rede (interna e externa) e muitos consumidores podem nem reparar que é o chuveiro que causa todos esses problemas, aqui em casa se eu não reparasse ninguém ía saber porque aparecem as linhas na tela da TV por exemplo.

Acho que temos que ficar revoltados com esse descaso mesmo, mas devemos lembrar também que esse problema ocorre com outros equipamentos também, mas que por não apresentarem potência tão elevada não se tornam perceptíveis. Por exemplo, de acordo com uma tabela do IEEE, referente a distorção de corrente (THDi), um aparelho de ar condicionado gera 12,3% de distorção, uma TV+decodificador gera 92,3%, um chuveiro com controle eletrônico geral 36,6% e um aparelho de som gera 103,5%. Como você vê, isso representaria 11A para o chuveiro, enquanto que para som(Ex. 300W), que é o que gera maior interferência da tabela, representaria 2,4A.

Olá MEIRANETO, primeiramente queria parabenizá-lo pelos seus fóruns (vi os testes de fontes, bem legal) e agradecer a sua colaboração aqui no fórum do glauber, mas acho que houve uma mistura de conceitos(qualquer coisa me corrija). A distorção harmônica consiste em uma distorção da forma de onda em relação à forma de onda senoidal (à freqüência fundamental) como se o equipamento fornecesse tensão em freqüências proporcionais à essa fundamental inserindo na própria fase (não necessariamente pelo terra, pois isso acontece mesmo em equipamentos sem terra)* e ela é causada por cargas não lineares, como dispositivos eletrônicos (diodos, transistores, tiristores,...), os quais trabalham em modo de interrupção (estado de condução e bloqueio), como ocorre nesses chuveiros eletrônicos e esse é o grande problema desses aparelhos. De fato nos chuveiros existe essa corrente circulante que pode constituir em corrente de fuga para o terra ou ao próprio encanamento (na falta de um terra eficiente), mas ela geralmente é muito pequena (na ordem de mA) e tende a ser maior quanto pior for o chuveiro (principalmente nos de carcaça metálica), mas acho que não é o caso (caso contrário não poderia utilizar este chuveiro com IDR como especificado no manual), e também porque ocorreia o problema com qualquer chuveiro, mesmo não sendo eletrônico. Também pode existir esse problema de desbalanceamento de cargas quando o chuveiro é ligado sobrecarregando o neutro de instalações trifásicas, mas isso ocorreia com chuveiros eletrônicos ou comuns e seria mais evidente em caso de subdimensionamento da secção do condutor neutro (o que os eletricistas amam fazer), então acho que também não é o caso.

*Utilizei um frequencímetro para aferir a freqüência da minha rede (Sei que precisaria de equipamentos mais robustos, como osciloscópio, por exemplo, mas serve como primeiro teste e teóricamente deve refletir o harmônico mais expressivo):

- Normalmente: 60Hz

- Com o chuveiro (com terra) ligado, dependendo do seletor de temperatura: 5º harmônico ao 9º harmônico

- Com o reator eletrônico de 15W da PHILIPS(sem terra): 20º harmônico

• Membro VIP
Postado

Valeu!

Como citei no início, era apenas uma teoria sem maiores análises ou avaliação!

É que de vez em quando, há uma empolgação maior que a razão! :D

[]s

Postado

Isso acontece! E é bom, porque em muitos casos as soluções ou os problemas podem não ser evidentes e é preciso viajar um pouco... :D

[]s

Postado

não sei se interessa, mas aqui em casa o telefone fica com ruido (independente do chuveiro) em dias muito quentes.

de tarde é impossível conectar, mas a noite já está bem melhor.

Postado

Nesse caso, o ruído deve vir de fora e deve ser como um caso que ouvi no qual o equipamento comutador de telefone ficava naqueles quadros na esquina da rua e a tarde ninguém do bairro conseguia conectar a internet. A pessoa que contou falou que demorou para descobrir que o problema era o sol que incidia no equipamento e este travava com o calor.

• 2 semanas depois...
Postado
Postado Originalmente por MEIRANETO+02 de agosto de 2005, 02:32-->
Valeu!

Como citei no início, era apenas uma teoria sem maiores análises ou avaliação!

É que de vez em quando, há uma empolgação maior que a razão! :D 

[]s

_Beowulf_@02 de agosto de 2005, 23:07

não sei se interessa, mas aqui em casa o telefone fica com ruido (independente do chuveiro) em dias muito quentes.

de tarde é impossível conectar, mas a noite já está bem melhor.

Isso já aconteceu comigo tambem. No meu caso a telemar demorou a achar o problema. Chegaram a vir em minha casa 2 x. Até q mexeram em um poste não sei onde e resolveram os meus pesadelos. De tarde não conectava, e quando chovia então... :chicote:

Cheguei a comprar um modem novo e nada de resolver. Mas já passou. hoje conecto no máximo 48000 e não reclamo.

Estou com problemas atualmente em q a discada cai depois de 3 horas ou mais. Eu uso uma Bina para indicar q está conectado e essa bina, quando ha uma queda de energia, liga sua tela. E percebi nesse final de semana q a conexão cai depois disso. Conversei com o meu cunhado e ele disse q a parte eletrica não interfere no tel.

Depois de ler esse topico vou prestar mais atenção na parte eletrica.

Postado

E ai.

Sei que estes chuveiros com controle de potência (dimmer), geram um "baita" ruído.

É possivel fazer, comprar não sei, filtro passa-baixa para resolver/ minimizar este problema.

Só não achei na web um esquema . :(

Abraço

Postado

A assistência técnica instalou um filtro passa-baixa no meu chuveiro, mas como o chuveiro é muito potente(ou colocaram um filtro ruim) a melhoria foi muito pouca...

Postado

isso é simples, o problema é q a fiação do telefone esta junco com a especifica do chuveiro que normalmente puxa uma corrente bem aulta uns 50A ocorrendo assim uma gera~ção da um campo magnetico, interfirindo no dados trafegados pelo par,

ferrando a conexão...

:)

Postado

Quando a fiação de telefone passa junto da fiação elétrica o problema é ainda mais grave... Mas a minha passa separado e o problema existe mesmo assim... graças ao circuito eletrônico do chuveiro...

• 7 meses depois...
Postado

Estou com o mesmo problema em minha casa. Tenho dois aquecedores marca KTD. Já acontecia o mesmo problema com conexão discada. Hoje estou com banda larga SPEEDY e acontece o mesmo.

Enviei alguns e-mails ao fabricante, mas não tive resposta.

Penso que o problema não depende da fiação. Quando liga-se o aquecedor, observa-se ruido nas luminárias fluorescente e até mesmo no ruido do forno de microondas quando está ligado.

O sistema de modulação de potência de aquecedores desse tipo é feito com tiristores que provavelmente provocam interferência em toda rede elétrica.

Vou fazer um teste desligando os dois aparelhos de telefone sem fio que tenho. Pode estar vindo destes pontos a interferência.

• 4 meses depois...
Postado

Eu também gostaria relatar meus testes e dissabores que tenho relativos a esse problema.

No inicio deste ano instalei um chuveiro eletrônico da marca Thermosystem, a partir dai o modem passou a perder a conexão devido a ruidos gerados sempre que o chuveiro era ligado.

Após pesquisas e testes cheguei as seguintes conclusoes:

1- Os ruidos podem entrar tanto pela rede eletrica e é até possivel escutar os ruidos nos fios e disjuntores, como entram também pela linha telefonica.

2- Instalei na rede eletrica filtros usados em equipamentos industriais. Todos sem sucesso.

3- Instalei um No-Break desses que reconstroem a senoide de saida independentemente de ter ou não energia na entrada, também sem sucesso.

4- Como meu acesso a internet é via Speedy, e eu uso um modem ADSL 3COM OfficeConnect 812 em modo roteador, fiz um teste tirando o cabo de rede que vai do modem ao computador mantendo somente o cabo da linha telefonica no modem e mesmo assim ele perde a conexão, indicando com isso que o ruido também entra pela linha telefonica.

Vale lembrar que os cabeamentos de telefone e energia eletrica estão em dutos separados e distantes um do outro, assim como os circuitos do chuveiro, do computador e do modem, e todos com aterramento.

OBS: Esse chuveiro trabalha chaveando dois TRIAC BTA16 ligados em paralelo.

CURIOSIDADE: Em dias umidos ou chuvosos essas desconexões praticamente desaparecem.

Por enquanto continuo brigando com o problema, caso encontre uma solução postarei aqui.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...