Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Entendendo o Processador e ChipSet


gamalazer

Posts recomendados

Busquei no Forum informações básicas sobre o funcionamento dos processadores e ChipSets. Ja li quase todos, mas mesmos os mais simples fazem referencia a alguns termos tecnicos que não consegui entender. Pra ser sincero, entendi quase todos, mas não consegui compreender o funcionamento e a importancia deles.

Pra não ficar chato e nem repetitivo, peço apenas uma orientação pra entender e compreender a tela do CPU-Z abaixo:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://i12.photobucket.com/albums/a240/gamalazer/CPU-modificada.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

O que ja entendi:

1- FSB é um barramento de comunicação entre processador e ChipSet. Ele que leva e tras as informações. A velocidade de transferencia dos dados dependera da velocidade que o ChipSet tera em se comunicar com a RAM.

2- As memorias RAM, tem suas velocidades baseadas no ChipSet. Mesmo que se coloque memorias velozes, se o ChipSet não acompanhar a tx de tranferencia sera a que ele suporta.

3- Ao falar de ChipSet estamos falando de placa mãe. Ja que podemos tratar os dois como sendo uma coisa so. E impossivel trocar um ChipSet por outro mais avnçado. Somente trocando a placa-mãe que se consegue um upgrade dele.

4- Processadores da Intel trabalham com 4 pulsos de clock. AMD com 2.

Coisas que me fazem ficar confuso:

1- Como calcular essa FSB?

2- O que é o Bus?

3- Essa Core Speed?

4- Esse multiplicador, pra que serve?

5- Bus Speed? Olha esse tal de Bus ai de novo pra me confundir mais!!

6- No meu caso: Bus Principal=IntelNetBurst. O que é isso?

7- Como chegar aos valores de taxa de transferencia estão faladas pelo forum? Tipo: uma memoria PC2100-133mhz-266DDR atinge 2100MB/s.

8- porque o processador tem umalargura de banda, a memoria outra e o chipset outro? não seria o ideal todos trabalharem na mesma banda?

Sinceramente, ja encomendei um livro para leigos sobre hardware. Mas gostaria de ir aprendendo aos poucos. Desde que começei a postar, senti meus conhecimentos de micro crescerem 100%!! Passei a ficar curioso demais, e agora quero começar a estudar mais a fundo. Prometo que apos a leitura do livro e mais estudo, poderei colaborar muito mais com a qualidade do forum.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!