Ir ao conteúdo

Rotação da fan x voltagem x Asus Q-Fan

yyz

Posts recomendados

Postado

1. Introdução

1.1 Cooler

Este é cooler original da Intel que acompanha os processadores Prescott:

http://sanyodb.colle.co.jp/product_db_e/co...?master_id=1270

Apesar de fabricado pela Sanyo Denki, obviamente o que vem no box da Intel vem com um adesivo holográfico da Intel (embora tenha a identificação da Sanyo Denki e o mesmo part number do link acima).

1.2 Asus Q-Fan Control e Q-Fan Ratio

Minha placa-mãe (ASUS P4R800-VM) tem, na Bios, um ajuste chamado CPU Q-Fan Control. Segundo o manual da placa, este item (quando habilitado) ajusta a velocidade da fan para maior eficiência do sistema.

Junto com esta opção, tem ainda o ajuste CPU Q-Fan Ratio, que segundo o manual, permite escolher a melhor relação (razão) da velocidade da fan para o sistema. O menor valor é 11/16 (que tb é o default). O manual recomenda que se escolha as maiores razões se o sistema requerer mais ventilação (os outros valores são 12/16, 13/16, 14/16 e 15/16).

1.3 Meus ajustes

Bom, minha placa-mãe está com o Q-Fan Control dasabilitado. Isto resulta na fan do cooler do processador rodando a 2570rpm e subindo automaticamente conforme aumenta a temperatura do processador.

Com o Q-Fan Control habilitado, a fan roda nas seguintes velocidades:

- 11/16: 1800 rpm

- 12/16: 2000 rpm

- 13/16: 2200 rpm

- 14/16: 2400 rpm

- 15/16: 2600 rpm (que é o mesmo valor que roda com o Q-Fan Control desabilitado)

2. Onde quero chegar com tudo isso?

Nas especificações do cooler (ver link acima), o Rated rotaing speed varia entre 2570 e 5200 rpm. Isto deve indicar as velocidades mínima e máxima do cooler. O que eu quero saber é o seguinte:

2.1 Há uma relação desta velocidade com a tensão de operação (ou seja, a velocidade de rotação está diretamente relacionada à volltagem de operação da fan - 5v, 7v, 12v, etc.)?

2.2 Se há esta relação, isto indicaria, no meu caso, que o ASUS Q-Fan Control regula a tensão de rotação da fan do processador conforme a necessidade do sistema (ou seja, o Q-Fan Control seria uma espécie de Fan Mate da Zalman, só que automático)?

2.3 Assim, considerando que o cooler original opera de 9-13.8v (ver especificações do cooler - link acima), isto significaria que para ele rodar a 2570rpm no meu computador o Q-Fan Control estaria regulando automaticamente a tensão dele como mínima (9v)?

2.4 Sendo 9v a tensão de operação mínima do cooler da Intel (com rotação de 2570rpm), então estaria o Q-Fan Control reduzindo ainda mais a tensão para chegar aos valores 1800rpm/2000rpm/2200rpm e 2400rpm (que são abaixo da faixa de operação especificada pelo fabricante)?

2.5 Alguém sabe se há uma relação direta entre a tensão e os ajustes do fan speed ratio da placa-mãe? Ex.: Fan Speed Ratio 11/16 corresponderia a 5v, o 12/

16 a 7v, etc.

Link do ASUS Q-Fan:

http://www.asus.com/products/mb/qfan.htm

Desde já agradeço àqueles que puderem contribuir :joia:

Postado

Cara, esses seus valores de rotacao q estão meio estranhos.

Tipo assim, o vcom 21b, q é o cooler q eu uso, tem rotacao nominal de 3000 rpm.

Se eu deixo o Qfan desabilitado, ele roda em 2909 rpm, segundo o Everest, as vezes vai pra 2864, as vezes pra 2936, enfim, fiica girando em torno de 2900, bem proximo da nominal.

Se eu habilito o Qfan, e deixo com o multiplicador mais baixo, a velocidade imediatamente cai um pouco e a temperatura sobe um pouco. Aumentando os multiplicadores, ele aumenta a rotacao um pouco, até chegar, com o multiplicador no maximo, ao mesmo valor q estava antes.

Eu creio q esses multiplicadores você multiplica na tensão de saturacao do seu cooler. Como você disse, se o seu cooler deveria operar a 12V, então ele multiplica 11*12/16 = 8,25V e reduz a sua tensão, reduzindo então a rotacao do fan (a rotacao dele é diretamente proporcional à tensão de alimentacao). Tem a funcao de reducao de ruido, mas pra quem quer otimizacao em reducao de temperatura, não sao aconselhaveis. Alem dos multiplicadores q você citou, tem ainda a opcao "Full Speed" q seria o multiplicador igual a 1, o ideal pra quem quer melhores performances na reducao de temperatura.

Postado

gostaria que alguem me ajuda-se tenho uma asus a7n deluxe sei que para habilitar o q-fan devo habilita-lo na bios so que este não quer habilitar, tenho um aligator 1200 ###+ a alguma incompatibilidade com este cooler, o asus post me informa erra de qfan me ajudem

Postado
Postado Originalmente por eddjr@01 de agosto de 2005, 19:42

gostaria que alguem me ajuda-se tenho uma asus a7n deluxe sei que para habilitar o q-fan devo habilita-lo na bios so que este não quer habilitar, tenho um aligator 1200 ###+ a alguma incompatibilidade com este cooler, o asus post me informa erra de qfan me ajudem

provavelmente não tá havendo realimentacao do sinal que indica a rotacao do fan para a placa-mãe. deve ser problema ou no sensor ou mal contato mesmo, do cooler.

checa no hardware monitor da propria bios ou com o everest se eles lêem normal a rotacao desse cooler (no caso, não deverao ler).

Postado

pessoal alguem pode me ajudar mais uma vez, obrigado pela resposta.

de acordo com o que foi dito a um mal contato do cooler como assim ele tem controlador de ventoinha e ta normal, o engraçado e que o asus probe le a rotação da ventoinha e o evereste tambem, qual a solução para isso, vocês podem me ajudar onde procurar o mal contato.

obs. o controlador do cooler funciona e baixa a rotação do cooler, já tentei tirar o controlador e deixar o cooler ligado direto na placa mas ta na mesma, alguem pode me ajudar a saber se o cooler ta com defeito a algum perigo no cooler assim :muro:

Postado
Postado Originalmente por eddjr@02 de agosto de 2005, 13:27

pessoal alguem pode me ajudar mais uma vez, obrigado pela resposta.

de acordo com o que foi dito a um mal contato do cooler como assim ele tem controlador de ventoinha e ta normal, o engraçado e que o asus probe le a rotação da ventoinha e o evereste tambem, qual a solução para isso, vocês podem me ajudar onde procurar o mal contato.

obs. o controlador do cooler funciona e baixa a rotação do cooler, já tentei tirar o controlador e deixar o cooler ligado direto na placa mas ta na mesma, alguem pode me ajudar a saber se o cooler ta com defeito a algum perigo no cooler assim :muro:

cara, geralmente esse problema dava quando se tinha o fanmate.

mas se mesmo sem você falou q ele tá dando erro, então não sei, viu.

de qualquer maneira, não é algo estão grave, você pode deixar o qfan desabilitado q ele vai ficar rodando em full, e ai você controla pelo seu controlador.

mas se ligasse o conector do fan (3 pinos) direto na placa-mãe, no conector pro cpu fan, era pra ele ler direito. certeza q você ligou no conector correto (cpu fan)?

Postado

bom já olhei se esta no cpu fan, e ele ta conectado normalmente, e estranho o asus probe reconhecer o cooler ate o sandra e o evereste reconhece e mostra leitura, mas no bios nada, sera que montei algo errado.

Meus procedimentos foram o seguinte

passei pasta termica no meu processador;

no cooler sem excessos,

coloquei os shins aqueles retangulares para o cooler ficar estavel;

coloquei os fios no cpu fan ( estes estão corretos não a como inverter)

tudo normal.

entrei em contato com a loja e o cara mandou eu procurar um tecnico para instalação, mas não acho necessario já instalei cooler e não sou leigo no assunto, e ###### os caras so querem vender na hora de ajudar nada.

mas se alguem pode me ajudar

vocês acham melhor eu instalar o cooler novamente.

obrigado galera :-BEER

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...