Ir ao conteúdo

Dica: Drivers genéricos Asio4ALL

Severino estável

Posts recomendados

Postado

Comprei uma Live! 7.1 e um conjunto menorzinho da Edifier, mas não me satisfiz com os drivers da Creative, principalmente para ouvir música. Procurando por alternativas na Internet, os do KX não funcionam na 7.1, segundo eu li, encontrei esses que dão suporte ao padrão ASIO, Asio4ALL. Depois de mexer um pouco nas configurações dos buffers e dos alto-falantes, cheguei a um resultado que me agradou mais, melhor definição de graves e agudos, que aquêle dos drivers anteriores. Além do Asio4all ser minúsculo, 319kB !!!, é muito fácil de instalar, basta executar o arquivo, depois de instalados os drivers originais. Vale à pena o download, até porque é de graça !

P.S. Não testei esses drivers com o SoundStorm, pode ser uma boa pedidda !

Postado

Não querendo desfazer tua boa impressão... ASIO, e por conseqüencia Asio4All, é um padrão de baixa latência para áudio. Ele presta-se, basicamente, à gravação de instrumentos musicais, com um atraso de resposta o mais próximo possível do insignificante (algo em torno de 5ms). E ele não tem qualquer papel sobre a qualidade sonora, seja quanto equalização ou o que for. Ele não se justifica para reprodução de audio, onde algum atraso é sempre esperado (os buffers já levantados por você).

Do FAQ do Asio4All: "ASIO4ALL is a user mode component that is neither running nor even being loaded unless you start an ASIO host application." Ou seja, o aplicativo tem que ter saída e/ou entrada ASIO, e esta estar habilitada, para que o driver seja acionado. O único player que eu já vi (talvez haja outros), com opção de saída ASIO é o foobar2K. Mas, de qualquer forma, em se utilizando a mesma, não haverá melhora na qualidade de som, só um menor atraso entre a leitura do arquivo de áudio e sua execução pela placa de som.

A boa configuração de áudio que você conseguiu diz respeito aos famigerados drivers da Creative mesmo...

Falousis....

Postado

Parece que você está certo, Brown. Aprendi 2 coisas: 1-Como é subjetiva a minha percepção da música.

2- Que é possível alterar bastante a qualidade do som reproduzido, usando as configurações dos drivers da Creative.

No entanto ainda fiquei com uma dúvida. O que quer dizer exatamente este parágrafo que eu retirei do manual que acompaha a última versão do Asio4all ?

" • Latency Does Not Matter A Lot

In certain configurations, ASIO4ALL allows for bit transparent audio where the Windows driver stack

does not. Hence, audiophiles prefer ASIO output over DirectSound or MME, which most likely does

mangle audio data. In these scenarios, latency is of little concern and audio input is not asked for.

Naturally, you would make sure that all inputs are disabled, set the ASIO buffer size to the maximum and

be happy! "

Um abraço !

Postado

Eu entento ser a mesma subjetividade, que você levantou, em ação.

Alega-se que "sob certas configurações...", mas que configurações são essas?

"Audiófilos o preferem frente às saídas do Windows pois essas "deturpariam" ou "deformariam" o áudio"! Aqui me parece ser a mesma lógica de "os drivers da Creative não prestam". Ou seja, "tudo que vem com o Windows não presta", a famosa balela dos Macmaníacos. Não sou fã nem, da Creative nem da Microsoft mas vejo exagero nesse tipo de postura.

Sob o forum do foobar, que eu acompanhei mais de perto sobre o assunto, não vi qualquer tipo de consideração quanto ao ganho de qualidade quando do uso da saída ASIO. Eu particularmente não senti qualquer diferença, assim como a maioria.

Mas, se trata, como já dito, de uma questão subjetiva.

Essa é a minha opinião.

Falousis...

Postado

Acho que dá uma diferença sim, principalmente porque parece que ele faz resampling de 44.1KHz por software que é bem melhor que o resampling por hardware pra 48KHz que a Live! 7.1 faz. As placas Audigy e Live trabalham com sampling original de 48Khz.

Além disso o output é feito por Kernel Streaming, o que evita a alteração do sinal pelo OS.

Uma boa dica é que se você usa o Winamp use o plugin HQSoftProc Software Resampling Plugin, use resampling pra 48000Hz e qualidade acima de 100. Outra dica é usar o input pro winamp que é o MAD. Configure-o com qualidade 24bits de saída, que é o máximo que a Live! 7.1 suporta. Além disso selecione o wave_out.dll como output do HQSoftProc Software Resampling Plugin. Verifique se na configuração do windows a qualidade do som está no máximo no painel de controle. Além disso uso aqui em casa o plugin Izotope Ozone 3 (pra fazer equalização, bass compression, stereo imaging), atráves do plugin AdaptX, pois o Ozone 3 não é diretamente compatível com o Winamp.

Boa Sorte!

ps.: o MAD não é compativel com streaming, então quando for escutar rádio pela internet através do winamp você tem que selecionar o input padrão do winamp

• 3 anos depois...
Postado

Bom Dia!

Instalei o ASIO4ALL para eliminar a latência no Sonar 7 e acabei desabilitando tanto NERO quanto o gravador do Windows eles não reconhecem mais a placa de som.

O que fazer?

• 1 ano depois...
Postado

OlÁ, sou novo no forum e estou com uma dÚvida de arrebentar cabeÇa, jÁ tentei de tudo, jÁ fiz de tudo, mais ainda nÃo consegui usar esse drive genÉrico asio4all no meu windows 7 64x e atÉ grava a faixa no samplitude com esse drive mais quando eu quero ouvir os spectruns ficam sÓ oscilando mas nÃo sai audio nenhum, alguem poderia me ajudar nesse sentido. E OUTRA DÚVIDA, também tenho uma pergunta com a experiência de vocês quanto com a extensão desse drive, ele funciona com todos os programas de audio pro tolls, cubase, samplitude e etc. aguardo vocês feras.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!