Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema de Memória na instalação do Windows XP!


Bruno.bmf

Posts recomendados

Amigos, obrigado pela boa vontade de ler meu post e me ajudar! :(

Vejam minha configuração na minha assinatura.

Tenho 2 módulos de 256 Mb da Samsung (mesmo nº de chip recomendado no manual) e minha placa mãe reconhece o Dual Channel (quando eu aperto "Del" ele diz que estou usando DDR 400 (3200) em Duan Channel mas creio que algo está errado em relação a memória e ao XP.

Meu Windows XP teima :chicote: em travar e reiniciar a máquina de repente, em certos casos apenas reiniciando e retornando normalmente, mas em outros casos aparece uma tela azul e, acreditem, sempre com uma recomendação diferente.

Um amigo meu me disse que para o XP "trabalhar melhor" com Dual Channel é recomendado instalar o Service Pack 2.

Seguindo as instruções, formatei o HD e resetei a BIOS. Mudei o Boot p\ ser pelo CD e coloquei o CD do XP... e para meu desespero, não consegui sequer reinstalar. No meio da instalação o PC reiniciava e aquelas telas azuis apareceram novamente.

Inverti os módulos (mas mantendo nos sockets azuis conf . orientação no manual da plc mãe), resetei a BIOS de novo, tentei reinstalar e o problema continuou...

A mensagem de erro que persistiu por último foi no início da instalação do XP, quando copia os arquivos necessários para instalar, 2 mensagens ocorreram com frequência no final, mas não antes quando reiniciava sozinho:

"dmboot.sys não encontrado" e

"ntfs.sys está corrompido"

Tenho 2 CDs do XP Professional e em ambos, esses erros e telas azuis ocorrem.

Como último suspiro, coloquei 1 módulo de 256MB apenas e a plc mãe reconheceu e informou o Single Channel, mas os problemas com a instação continuaram...

Caros, é problema na memória?

Tenho que configurar algo na BIOS em relação à memória?

Como vou reinstalar o SO!!!!!?????

Me ajudem por favor, qualquer ajuda é válida nesse momento de desespedo e tristesa... :cry:

Muito Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por LIBRA@08 08e agosto 08e 2005, 08:44

Pode ser problemas com o HD, tenta usar algum programa via disquete para diagnóstico de HD.

Libra amigão,

Eu exclui a partição do HD e criei novamente, analisei o HD com o scandisk do meu disquete de boot e não apresentou nenhum problema, nem mesmo bad blocks (se é assim que escreve isso :D )... minha BIOS reconhece o HD numa boa...

Ainda acho que é a memória... :cry: TÔ DESESPERADO!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, tente entrar na bios antes de instalar o SO e diminua a latencia da memória para 333 MHZ, talvez o rpoblema o problema seja aí, pois o XP SP2 não seja compatível com as memórias de latência maior. Após a instalação do SO com a latencia inferior, aí você tenta baixar os drives na internet para a meória com a latência maior, e por último tenta aumentar a latência na bios. espero que isso ajude. :D

Sempron 2200+ 1.5 GHZ

384 Mb de Ram DDR 333 PC 2700

HD de 40 GB

Geforce 2 MX 4000 128 MB

MB Asus A7V8X-X

CD-RW LG 48x

DVD-RW LG 8x

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Brung_Jump@08 08e agosto 08e 2005, 10:31

Amigo, tente entrar na bios antes de instalar o SO e diminua a latencia da memória para 333 MHZ, talvez o rpoblema o problema seja aí, pois o XP SP2 não seja compatível com as memórias de latência maior. Após a instalação do SO com a latencia inferior, aí você tenta baixar os drives na internet para a meória com a latência maior, e por último tenta aumentar a latência na bios. espero que isso ajude.  :D

Sempron 2200+ 1.5 GHZ

384 Mb de Ram DDR 333 PC 2700

HD de 40 GB

Geforce 2 MX 4000 128 MB

MB Asus A7V8X-X

CD-RW LG 48x

DVD-RW LG 8x

Amigo,

Na BIOS tem a opção DRAM Frequency com opções de 200, 266 ,333, 400 e Auto.

Está marcado em auto, vou colocar em 333 como pediu, mas não entendi uma coisa..

O SP2 do XP não é compatível com as memórias de latencia 400?

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Bruno, o amigo Brunq se equivocou lá em cima quando diz que "XP SP2 não seja compatível com as memórias de latência maior", 333 MHZ que ele se refere como latência, na verdade é o clock, frequência de operação da memória.

OBS. Lendo melhor a resposta do Brunq, Bruno desconsidere tudo que ele disse, pois está tudo errado.

Brunq, por favor desculpe a minha franqueza. é que não existe na internet drivers de latência ou memória, sei lá o que você quis dizer.

Valeu e um grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por LIBRA@08 08e agosto 08e 2005, 15:40

O Bruno, o amigo Brunq se equivocou lá em cima quando diz que "XP SP2 não seja compatível com as memórias de latência maior",

Obrigado pelo alerta LIBRA, mas ainda estou com dúvida se existe a obrigatoriedade ou requisito, de instalar o SP2 para utilizar minha memória. você pode me ajudar? Pelo que você expressou parece que tem alguma relação...

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não companheiro, eu acredito que não tenha nada a ver com memória, está parecendo ser mais problema com o HD ou com o cd rom de instalação do winxp, mas como você disse que testou com outro cd e o problema continuou, tenta rodar um desses programas de diagnósticos de HDs para ver se descobre algum erro no seu.

OBS. Que eu saiba o SP2 não tem incompatibilidade nenhuma com a sua memória.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por LIBRA@08 de agosto de 2005, 20:21

OBS. Que eu saiba o SP2 não tem incompatibilidade nenhuma com a sua memória.

Amigão, desculpe insistir no assunto, mas acho que não fui muito claro devido a minha falta de conhecimento, mas você me ajudou bastante.

Minha dúvida é se existe uma obrigatoriedade de instalação do Service Pack 1 ou 2 para que o Windows XP funcione com memórias DDR 400 PC3200, por exemplo, e com o Dual Channel ativado.

-------------------------------------------------------------------

Sobre a instalação do Windows XP, ontem a noite eu coloquei 1 módulo apenas em Single Channel e consegui instalar numa boa sem erros.

Parece que o problema não é no HD nem do CD de instalação do XP.

Sempre que o problema ocorreu eu configurei a memória como Dual Channel e por isso que fiquei em dúvida sobre o funcionamento do XP com configuração do Dual Channel.

-------------------------------------------------------------------

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Amigo, é uma coincidência muito grande, mas está acontecendo a mesma coisa comigo. Já formatei o HD e tenho o 2 CD´s orinais do XP nunca usado e mesmo assim dá como o DNboot.sys corrompido. meu pc tem apenas um módulo de 256 acredito que seja isso mesmo... problema físico e não alguma incompatibilidade qualquer.

Ats,

Renato Barros :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Pessoal!

Nenhum de vocês dois que estão tendo problemas citaram, mas vocês usam HD SATA? Principalmente SATA II? Me lembro de ter lido em outros forums que dependendo dos controladores e de como foi configurado o HD, o Windows XP pode ter problemas de instalacao.

Se for o caso, tentem procurar mais sobre isso (não me lembro exatamente onde li, mas vou procurar também), senao for os caso, tentem rever o cabeamento do HD ou ate mesmo a fonte, se ela esta adequada, pois ler de CD e gravar no HD pode exigir um pouco mais da fonte.

abraços...

Marcelo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!