Ir ao conteúdo

PINOS NO PROCESSADOR? SOCKET?

Fistula

Posts recomendados

Postado

Pessoal

O que é esse esquema de processador tem 939 pinos, outros tem não sei quantos pinos, o que é???

E quanto ao processador é SOCKET tanto, o que significa?

:bandeira::bandeira::bandeira::bandeira::bandeira:

Postado

os pinos ou contatos sao a parte do processador que entram em contato com a placa-mãe, e que transmitem a energia e os dados.. socket é isso ai mesmo, o tanto de pinos ou contatos q ele possui, é um tipo de definição, tal processador é socket 939, 775, 478, pra ver se ele é compativel com tal placa-mãe que aceita essa quantidade de pinos..cada empresa de processador opta por usar um tipo de socket, por exemplo a AMD usa o socket A, para Athlon XP, Sempron; socket 940 e 939 pra Athlon FX, 64 e outros se não me engano, a Intel usa o 478 e o 775 pros seus Pentium's e afins.. me corrijam se falei alguma coisa errada.. abraços

• Membro VIP
Postado

Essa é bem B-A-BÁ, mas ninguém nasce sabendo...

Soquete é a peça da placa-mãe onde o processador vai encaixado.

Ele tem um certo número de pinos, e o processador para encaixar tem que ter o mesmo número de pinos.

Postado
  Citação
Postado Originalmente por <<Renato>>@27 de agosto de 2005, 11:22

os pinos ou contatos sao a parte do processador que entram em contato com a placa-mãe, e que transmitem a energia e os dados.. socket é isso ai mesmo, o tanto de pinos ou contatos q ele possui, é um tipo de definição, tal processador é socket 939, 775, 478, pra ver se ele é compativel com tal placa-mãe que aceita essa quantidade de pinos..cada empresa de processador opta por usar um tipo de socket, por exemplo a AMD usa o socket A, para Athlon XP, Sempron; socket 940 e 939 pra Athlon FX, 64 e outros se não me engano, a Intel usa o 478 e o 775 pros seus Pentium's e afins.. me corrijam se falei alguma coisa errada.. abraços

Me responda aqui, por exemplo, este socket 939, o processador terá que ter 939 pininhos dourados para ser encaixados aí?

Postado

:D Veja aqui uma relação "Não completa" dos soquete e slot já existentes:

Processadores de soquete - São em maior número. Utilizam vários pinos (Uma porção deles) e para encaixe na placa-mãe, esta precisa ter "encaixes" suficiente para o perfeito encaixe do processador. Se não encaixa, não funciona. Há uma indicação (Normalmente de um triângulo equilátero) do pino para auxiliar no encaixe na placa-mãe.

Soquetes existentes: Soquete 7 (+-200 Pinos), Soquete 8 (+-300 Pinos), Soquete 423, Soquete 462 (também conhecido como "Soquete A"), Soquete 478, Soquete 479, Soquete 754, Soquete 939, Soquete 940 e Soquete M2 (940 Pinos)

Processadores que utilizam soquetes: Pentium, Pentium MMX, Pentium Pro, Pentium III, Pentium 4, Pentium M, Celeron, Xeon, AMD K5, AMD K6-1/2/3, Athlon XP, Athlon 64, Athlon 64 X2, Athlon 64 Mobile (Turion 64), Duron, Sempron, Opteron.

Processadores de slot - Minoria dos processadores. Fabricados em maior quantidade de 1999 á 2000. Parecem muito com cartuchos de videogame (Bons tempos de Mega Drive...). Em razão do cache grande e não incorporado ao núcleo (Daquela é época, é claro...), eles precisavam de uma pequena placa para acomodá-los. Ultrapassados para os padrões de hoje...

Slots existentes: Slot 1, Slot 2 e Slot A

Processadores que utilizam slots: Pentium II, Pentium III, Pentium II Xeon, Pentium III Xeon e Athlon.

Processadores de LGA - Parecidos com os de soquetes, padrão criado recentemente pela Intel para diminiuir o número de processadores com pinos quebrados (Esperta não?). Dessa vez, em vez dos pinos estarem nos processadores, agora estão na placa-mãe.

LGA`s existentes: 775

Processadores que utilizam LGA`s: Pentium 4, Celeron D, Pentium D, Pentium Extreme Edition.

Espero ter ajudado...

Postado
  Citação
Soquete M2 (940 Pinos)

ei soquete m2 940 pinos??? 940 não é a pinagem do Opteron?

Acho que se enganou amigo... o m2 pelo que lembro teria mais de mi pinos... e ainda nem lançaram e tal :P

Postado
  Citação
ei soquete m2 940 pinos??? 940 não é a pinagem do Opteron?
  Citação
Acho que se enganou amigo... o m2 pelo que lembro teria mais de mi pinos... e ainda nem lançaram e tal
:D Apenas no começo especularam a quantia exata de 1270 pinos, mas a AMD mudou o rpojeto e agora o M2 terá 940 pinos (Mas será incompatível com os processadores Opteron dessa pinagem).

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!