Ir ao conteúdo

AVI para DVD sem perda de qualidade

Posts recomendados

Postado

Olá,

Comprei recentemente um gravador de DVD e gostaria de passar os meus filmes para discos DVD e assistir na TV. Li vários tópicos e tutoriais desse fórum, e gostaria de esclarecer algumas dúvidas:

Minha dúvida principal é:

- Todos citam como sendo necessária a transformação de um arquivo AVI, independentemente do codec utilizado para leitura, para MPEG-2 antes de passá-lo para o formato de FILES, compatível com DVD. Até onde eu sei, nessa passagem perde-se qualidade do filme. Não existe um meio de passar de AVI para FILES SEM perder qualidade? Passando por MPEG 2, realmente perde-se qualidade?

Além disso:

- Vi que existem vários programas usados para comprimir, gravar, passar pra MPEG-2 etc. Qual é o melhor programa para se trabalhar? Qual o que você tem mais controle sobre os fatores de compressão, etc?

- Qual a diferença entre um DVD feito por MPEG-2 e um SVCD?

Desde já agradeço a atenção.

Postado
- Todos citam como sendo necessária a transformação de um arquivo AVI, independentemente do codec utilizado para leitura, para MPEG-2 antes de passá-lo para o formato de FILES, compatível com DVD. Até onde eu sei, nessa passagem perde-se qualidade do filme. Não existe um meio de passar de AVI para FILES SEM perder qualidade? Passando por MPEG 2, realmente perde-se qualidade?

Se houver conversão, o máximo que você consegue é manter a qualidade, melhorar impossível (no máximo , com alguns filtros você consegue corrigir algum problema de cor ou ruídos). Se o original for de boa qualidade, a conversão pra mpeg2 dará bons resultados, desde que não se comprima muito. Já existem no mercado vários modelos de "players" que lêem certos formatos avi (divx e xvid).

- Vi que existem vários programas usados para comprimir, gravar, passar pra MPEG-2 etc. Qual é o melhor programa para se trabalhar? Qual o que você tem mais controle sobre os fatores de compressão, etc?

Na minha opinião, após testar vários, CCE (Cinema Craft Encoder). Esses programas que você citou fazem a ponte entre vários outros que convertem o vídeo, extraem o áudio, etc. O que realmente faz a conversão pra mpeg2 é o "encoder". Há vários que usam o CCE (DIKO, DVD2SVCD), só muda a interface.

- Qual a diferença entre um DVD feito por MPEG-2 e um SVCD?

SVCD também é mpeg2. A diferença é o "bitrate" (quantidade de bits pra cada trecho de filme). Enquanto no SVCD o limite (se não me engano) é 2.150 Mbps, o do DVD é de 9.800 Mbps.

Postado

Primeiramente, muito obrigado pela resposta.

Postado Originalmente por maorefice@14 de setembro de 2005, 17:45

Se houver conversão, o máximo que você consegue é manter a qualidade, melhorar impossível (no máximo , com alguns filtros você consegue corrigir algum problema de cor ou ruídos).

Entã é possível, ao converter para MPEG 2, manter EXATAMENTE a mesma qualidade do AVI originakl?

E uma dúvida que ainda persiste: existe como transformar o AVI nos arquivos necessários para se queimar o DVD SEM converter antes para MPEG 2?

Obrigado.

Postado

Possível é, o problema é o tamanho do arquivo final. O que eu sugiro é que você escolha, seja lá que programa você usar, as opções de melhor qualidade e veja o resultado. Se não lhe for satisfatório, a única solução será dividir o arquivo e gravá-lo em 2 DVDs ao invés de apenas um.

A segunda resposta é meio óbvia, NÃO. Os arquivos necessários SÃO todos. A partir de um AVI você criará um arquivo de vídeo mais o de áudio e um programa de autoração os transformará no formato de DVD, VOBs, IFOs e BUPs. O primeiro tipo (VOB) contém vídeo, áudio e possíveis legendas e os outros são informações que o player necessita pra poder reproduzir os VOBs.

Postado

Talvez eu esteja pensando de forma errada então. Eu achava que, seu eu tivesse dois AVIs de mesma duração, não importa qual fosse o bitrate, eles iriam ocupar o mesmo espaço no DVD; eu comparava à passar um arquivo para MP3 e comparar com o seu WAV: o WAV tem mais qualidade, porém num CD de áudio ocuparia o mesmo espaço do MP3.

A partir de um AVI você criará um arquivo de vídeo mais o de áudio e um programa de autoração os transformará no formato de DVD, VOBs, IFOs e BUPs.

Tá, mais o AVI também é um arquivo de vídeo! Porque o programa de autoração não pode pegar o áudio e o vídeo dele mesmo? Ou quando ocorre a conversão para MPEG 2 ele separa o áudio do vídeo? E se assim é, porque não posso apenas separar o áudio do AVI e usar o AVI ao invés do MPEG 2?

Se eu pegar um vídeo AVI de, digamos, 2 horas, e mantiver o mesmo FPS, a mesma resolução e mesma qualidade de áudio ao passar para MPEG 2, ele caberá num DVD, ou isso varia de vídeo para vídeo?

Cara, obrigado pela paciência. :rolleyes:

Postado

Zumbi, como eu te disse, a grande diferença é o bitrate. Os arquivos avi foram inventados pra reduzir drasticamente o tamanho de um arquivo de vídeo (semelhante ao mp3 em relação ao wav). Eles usam bitrate baixíssimos (algo em torno de 800).

você não pode usar o AVI simplesmente porque não pode. Os programas de autoração de DVDs só trabalham com os formatos aceitos pelos DVDs. Trata-se de uma convenção internacional. você TEM que transformar pra mpeg2.

Com relação à última questão, claro que caberá, mas não necessariamente atenderá sua exigência de qualidade. Se você quer que ele fique exatamente igual ao original, talvez você tenha que usar um bitrate que torne o arquivo final maior que a capacidade de 1 DVD. Eu mesmo já passei por isso. Sin City, por exemplo, por ter cenas sempre escuras (que são as mais problemáticas), me fizeram usar o bitrate máximo (9800 menos o birate do áudio, essa soma não pode ultrapassar 9800) resultando um arquivo mpeg de 10 GB, partindo de um AVI de 1,7 GB.

Postado
Postado Originalmente por maorefice@14 de setembro de 2005, 21:16

Zumbi, como eu te disse, a grande diferença é o bitrate. Os arquivos avi foram inventados pra reduzir drasticamente o tamanho de um arquivo de vídeo (semelhante ao mp3 em relação ao wav). Eles usam bitrate baixíssimos (algo em torno de 800).

Legal, agora começo a entender. Eu pensava que o AVI "puro" (que não necessita de nenhum codec adicional para ser lido) fosse o formato equivalente ao WAV: o maior e com mais qualidade. Achava que o MPEG fosse um formato comprimido, como o MP3. Então é o contrário?

Bom, quanto ao resto já entendi. Só não entendo como as empresas enfiam o filme com uma qualidade excelente, bônus, extras, etc, em um DVD de 9 GB.... :zoio:

Postado

A resposta é simples, ele possuem o original em celulóide com até 9000 linhas de resolução (segundo ouvi falar) e os melhores programas e profissionais pra fazerem o trabalho. Assim até eu.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...