Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gato na rede eletrica X Fonte(PC)


J@ison

Posts recomendados

Pessoal me ajudem... vou tentar resumir o que está acontecendo na casa do meu irmão.. usamos o mesmo PC..

Meu Pai fez um "gato" na rede eletrica dele :devil:,.. tipo ele puxou energia do poste antes de chegar no contador entederam.. mas somente para o chuveiro e maquina de lavar.. o resto continuou a mesma coisa..

Então.. só que depois disso notou que toda vez que ligava o chuveiro ele estava com o PC ligado o estabilizador começava a dar aquelas corrigidas na corrente num intervalo de 2 em 2 minutos(aqueles famosos triks,triks).. Sem contar que quando ligava o chuveiro a energia meio que mais fraca..dava pra perceber uma certa queda na casa inteira ...

Nessa brincadeira desde então perdemos uma Achieve Dual fan 500W (irreais)e 2 Satelites xing ling de 500W e a ultima acreditem uma Seventeam 350W BKV e junto uma 9800PRO.. Mas a ST não cheou a queimar.. apenas estufou os capacitores que começaram a fazer barulho.

Fica a pergunta no ar será que o causador de tudo isso seria esse "GATO" ou a rede dele deve estar com algum problema(coisa que antes desse gato nunca existiu),ou são as fontes que não estão aguentando.. Por favor alguém que entende do assunto poderia me dizer algo sobre isso?? pois estoamos prestes a comprar uma ST420W BKV e temos muito medo de perde-la também só que desta vez podendo perder muito mais do que uma VGA?

Pessoal seria de extrema ajuda a opinião de vocês,sei que o texto é grande,sou totalmente leigo em materia de energia,eletrônica etc...

Obrigado..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah amigo, com certeza o Gato..

Se tiver multimetro ai mede qualtos Volts ta vindo para a tua tomada..

já vi casos que estava vindo 250 em vez de 220V :blink:

na casa do cara queimava lampada direto, perderam uma tv de 21 polegadas tela plana.

Sorte que quando eu fui instalar o pc novo eu medi antes de colocar o pc..

eu desfazia esse gato ai..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por J@ison@24 de setembro de 2005, 13:01

Pessoal me ajudem... vou tentar resumir o que está acontecendo na casa do meu irmão.. usamos o mesmo PC..

Meu Pai fez um "gato" na rede eletrica dele :devil:,.. tipo ele puxou energia do poste antes de chegar no contador entederam..  mas somente para o chuveiro e maquina de lavar.. o resto continuou a mesma coisa..

Então.. só que depois disso notou que toda vez que ligava o chuveiro ele estava com o PC ligado o estabilizador começava a dar aquelas corrigidas na corrente num intervalo de 2 em 2 minutos(aqueles famosos triks,triks).. Sem contar que quando ligava o chuveiro a energia meio que  mais fraca..dava pra perceber uma certa queda na casa inteira ...

Nessa brincadeira desde então perdemos uma Achieve Dual fan 500W (irreais)e 2 Satelites xing ling de 500W e a ultima acreditem uma Seventeam 350W BKV e junto uma 9800PRO.. Mas a ST não cheou a queimar.. apenas estufou os capacitores que começaram a fazer barulho.

Fica a pergunta no ar será que o causador de tudo isso seria esse "GATO" ou a rede dele deve estar com algum problema(coisa que antes desse gato nunca existiu),ou são as fontes que não estão aguentando.. Por favor alguém que entende do assunto poderia me dizer algo sobre isso?? pois estoamos prestes a comprar uma ST420W BKV e temos muito medo de perde-la também só que desta vez podendo perder muito mais do que uma VGA?

Pessoal seria de extrema ajuda a opinião de vocês,sei que o texto é grande,sou totalmente leigo em materia de energia,eletrônica etc...

Obrigado..

Postado Originalmente por Eduardo Gonçalves.@24 de setembro de 2005, 17:25

Ah amigo, com certeza o Gato..

Se tiver multimetro ai mede qualtos Volts ta vindo para a tua tomada..

já vi casos que estava vindo 250  em vez de 220V :blink:

na casa do cara queimava lampada direto, perderam uma tv de 21 polegadas tela plana.

Sorte que quando eu fui instalar o pc novo eu medi antes de colocar o pc..

eu desfazia esse gato ai..

Tipo.. o gato não chega a ir na minha tomada .. apenas no chuveiro e na maquina de lavar.. já estou ficando louco aqui.. só sei que depois que meu pai fez essa #####,começei a perder as coisas..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:aranha: q gato de MER....,,, xa pra lá..

cara o grande problemas que pode estar acontecendo ai é que essa coisa que seu pai fez deve tá usando a mesma linha da rede normal. Mesmo ele dando OLÉ no relógio de luz que além de medir quanto gasta na casa também é tem uma proteção contra sobretensões, evitando que chegue acima dos 220V ou 110V, quando este está instalado corretamente com seus dijuntores certinhos, etc.

Provavelmente esse MIAU que teu pai fez teve tá usando disjuntores frakos ou nem usando disjuntor, dai quando o chuveiro dá aquela "xupada", a tensão cai muito gerando esses problemas. Pra não ter mais esse problema são duas soluções:

1. Faça seu pai parar de usar isso. Além de ilegal, causa danos a rede elétrica e muitas vezes causa perda de equipamentos elétricos. :chicote:

2. Refazer todo o gatilho do MIAU. Provavelmnete esse gato não tá "limpo", o indivíduo que fez deve ter errado alguma coisa. :chicote:

Falei tudo isso baseado em experiências próprias e de terceiros como meus vizinhos eletricistas que fazem esse tipo de coisa.

Espero ter ajudado e se eu tiver falando asneira que me corrijam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente deve ser esse "miau" mesmo.. pois coisa que não acontecia aqui antes está acon tecendo.. que é queimar fontes ... Meu pai vai providênciar a retirada desse miau amanhã mesmo.. Pior que você falou uma oisa certa,pois mesmo ele dando olé na rede sem chegar no contador(relogio) usa a mesma linha para tal..sendo assim ficando sem proteção alguma,pois o relogio realmente tem um sistema de proteção contra tensões.. Agora que vou mandar..quer dizer já falei com um amigo meu que manja de eletricidade pra vir aqui ver como esta minha rede eletrica e também fazer uss testes na mesma..

Valeu pela ajuda galera..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Vale lembrar que, "gato" na rede elétrica se constitui como crime tipificado!

Creio que não é muito ético para nós, ficarmos debatendo sobre um crime em andamento e ainda ajudando ao "criminoso"!

Precisamos de bons exemplos, não de compactuação com delitos ou atos ilegais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo mas temos que analisar que quem está cometendo o crime não é o rapaz e sim o pai dele... não estamos compactuando.. estamos na verdade mostrando que cometer esse crime é também um prejuízo material que causa pode chegar a grandes quantias. :chicote:

Já ouvi falar de empresas usando gato... além de serem multadas e responder a processo, perd eram muitos equipamentos CAROS (perderam um equipamento de 5mil). :naonao:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom pessoal,como prometido pedi para meu Pai retirar o MIAU da rede e ele o fez.. aí mandei vir um tecnico hoje aqui para medir as voltagens da minha rede eletrica como muita gente falou pra mim fazer .. Então com um multimetro ele de cara foi na minha tomada tripolar do PC com aterramento etc..

vejam os resultados:

(fase/neutro) 127V.

(neutro) 0V

(Terra) 0V

(neutro/terra) 0V

Depois pedí também para fazer o mesmo teste no Estabilizador e deu exatamente a mesma coisa.

Depois disso ele verificou as tomadas restante e todas deram os mesmos valores, e somente os fios do CHUVEIRO tiveram um valor diferente ..quer dizer,segundo ele aceitavel pois deu (fase/neutro) 128V. no mais tudo normal.

No mais,acabou de chegar minha Seventeam "420W BKV Black" e pelo que estou observando está tudo dentro da normalidade,tenho certeza que desta vez eu acertei na escolha,pois no final do ano irei migrar para um Athlon 64 e já me precavi..

Só que decidi que nas horas de pico e que forem usar o chuveiro,eu desligo o PC,pois é nessa hora que o estabilizador sofre para estabilizar a energia.

Pois fiquei muito mais tramquilo agora que soube que está tudo certo com minha rede eletrica.Só uma coisa que ele me pediu pra fazer é trocar a haste de FERRO do aterramento por uma de COBRE.

Pessoal favor opinem sobre essas voltagens..elas estão dentro da normalidade?? Favor opinem ok.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img189.imageshack.us/img189/9960/everestvoltagensst3mx.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As voltagens estão perfeitas..

A haste la do terra tem que ser de cobre mesmo, isso você vai ter que trocar.

E uma ideia, quando der coloca um nobreak forte ai, mesmo porque essas surras que a energia leva quando é ligado o chuveiro o nobreak segura pra jogar energia certa para o micro..

Aqui tenho um nobreak SMS 1200Va, com meu athlon64 da assinatura.E quando é ligado o chuveiro isso é Cleck cleck cleck cleck... mais o pc ta la firme e forte!!

Se você estiver só com estabilizador, então tira isso e coloca um baita de um nobreak para garantir seu micro!! DAi sim você vai estar Totalmente seguro..

As vezes tambem, já que sua energia não é muito conviavel pelo que parece, as vezes pode acontecer de sair e voltar a energia rapidamente por algumas vezes, e issopode detonar hd ou outrocomponente do pc( até fonte) e o nobreak segura..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pô.. valeu mesmo galera...

Eduardo hoje mesmo já comprei a "haste de Cobre" de 2 metros e já a coloquei no solo certinho.. agora com certeza me sinto bem mais tramquilo que antes pois sei que o cobe é um dos melhores condutores de energia e calor que existem .

Com relação ao Nobreak,eu realmente estou pensando eu pegar um mesmo,mas só quando estiver bem de grana pois um bom Nobreak no caso igual ao seu custa em media 400/450 reais.. mas estive dando uma olhada aqui mesmo no forum e gostei muito de um produto da "Microsol" chamado "Modulo Isolador Estabilizado"

Além de ser barato R$ 145,00 ele faz tudo isso aqui.. pelo mesnos promete fazer!! O que você acha!! é um bom investimento.. esse eu posso comprar :D

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://extra.boadica.com.br/imagesdica/mie_tr1.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div><div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://extra.boadica.com.br/imagesdica/mie_tr2.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

-Pode ser ligado em qualquer lugar

-O fim do quebra-quebra de paredes e dos problemas com aterramento.

-Melhor desempenho e maior durabilidade que os estabilizadores comuns.

-Transforma tomadas bipolares em tripolares.

-Recomendado para apartamentos, casas, sítios e escritórios.

-Proteção por varistor contra surtos de tensão. Dupla isolação, reduz riscos de choques elétricos.

-Você pode conectar computador, impressora jato de tinta, scanner e monitor.

-Funciona também como proteção extra para no-breaks (até 440VA).

-Está de acordo com a norma ABNT 5410 sobre isolação (item 5.1.3.2) e NBR 14373, sobre certificação de estabilizadores.

-Dispensa a troca de fusíveis: Equipado com Circuit Breaker, garantindo proteção total contra curtos-circuitos. O Circuit Breaker é acionado automaticamente e pode ser rearmado manualmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

legal, gostei desse dai... Mais pena que não é nobreak.

mais um pouco de dim dimm você compra um nobreak desse dai.

Nobreak Microsol STAYTION600 Net - Bivolt R$199,00

http://www.waz.com.br/fonte_nobreak_estab/...p?codprod=87288

ou

No-Break 700VA MICROSOL - STAY700 Automatic - Bivolt R$239,00

http://www.waz.com.br/fonte_nobreak_estab/...p?codprod=87289

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo J@ison

O fato de haver problema com a ligação do chuveiro e o uso do PC ao mesmo tempo, reflete simplesmente, uma má situação da instalação elétrica de sua residência!

A instalação elétrica de uma residência deve seguir certos padrões técnicos e/ou manter um mínimo de qualidade construtiva! Se a instalação for bem elaborada, o uso do chuveiro não influirá no PC! Consulte um eletricista de verdade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!