Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ligações temerárias


Visitante

Posts recomendados

Senhores,

Como vêem, sou novo aqui mas tenho uma dúvida que me parece pertinente, haja vista não ter ainda encontrado resposta que a elimine. Vamos a ela:

Depois de ler os tutoriais de LCD 16x2 do hardcool na PCExtreme (que deve ter sido a musa inspiradora do LabTec-Br)  e do 0100 faces, que por sinal são ótimos, fui assaltatado por uma questiúncula assaz incômoda:

como fazer a ligação/pinagem dos LCD de 24x4 abaixo em um cabo manga e no conector db25:

http://www.hantronix.com/down/24416l1.pdf

http://www.powertipusa.com/pdf/pc2404a.pdf

O que fazem os pinos 3 e 17 do LCD da hantronix? E os pinos 15 ao 18 da powertip? Especialmente o 15º e 16º? São deixados como not grounded?

E quanto ao 17º e 18º (que são referentes aos terminais A e K), soldo a alimentação do Backlight ali nos pinos ou nos terminais supra?

Devo confessar que estou elevado à quinquagésima potência da ignorância no que tange à eletrônica.

Esses dois LCD tem um PCB que permitem a montagem sem muita "gambiarra" no meu Solid.

Desde já obrigado :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá mais novo membro "temerárias"!!!  :Z

Como posso ver, você é um membro muito "participativo" deste forum... Então lá vai mais uma vez a explicação dada em outra parte do forum... A page da "PCExtreme" não foi a minha musa expiradora... E se você acredita q o tal do "hardcool" foi o desenvolvedor dom projeto do LCD, sinto em lhe informar, mas ele está te enganando!!!

Este tutorial q o senhor "hardcool da PCExtreme", é mais uma copia de uma page estrangeira (q infelizmente não tenho o endereço) q foi mal e parcamente traduzida por ele!!! Q nem teve a capacidade de revisar os link's!!!  :)

Agora sobre a sua duvida... Tá tudo explicado nos datasheet dos LCD's, é só le e monta!!!  :;):

[]'s...  :**

OBS: Espero q tenha gostado de nosso forum e volte sempre!!!  :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por LabTec-BR@30 Ago. 2002,15:06

E se você acredita q o tal do "hardcool" foi o desenvolvedor dom projeto do LCD, sinto em lhe informar, mas ele está te enganando!!! Este tutorial q o senhor "hardcool da PCExtreme", é mais uma copia de uma page estrangeira (q infelizmente não tenho o endereço) q foi mal e parcamente traduzida por ele!!! Q nem teve a capacidade de revisar os link's!!!  :)

Agora sobre a sua duvida... Tá tudo explicado nos datasheet dos LCD's, é só le e monta!!!  :;):

[]'s...  :**

OBS: Espero q tenha gostado de nosso forum e volte sempre!!!  :D

Caro Senhor Lab-Tec,

Perdoe-me a "participação" mas, antes de postar o meu "tratado" fiz questão de fuçar para saber se algum participante deste repositório de conhecimentos e esperanças ao usuários desolados desta plagas já não havia postado a mesma dúvida.

Vamos aos fatos:

1 - Diferente do que foi entendido, o Hardcool não assumiu a autoria do Tutorial muito menos apregoou tal fato;

2 - O link aludido por tu também me serviu como referência, mas não tirou satisfatoriamente a dúvida postada;

3 - Como postado, a minha ignorância em eletrônica - coisa que tem sido remediada pelas vossas eficientes intervenções, bem assim com a de outros participantes desse e de outro fórum que também participo - não me permitia vislumbrar as ligações pretendidas num LCD de 24x4, o que, de forma alguma se aplicaria (pelo menos é o o que eu pensava) num LCD de 16X2, a princípio pelo acréscimo de mais pinos os quais não se me atentara suas respectivas funções. Isso posto, esclareço que o simples averiguar do datasheet - tarefa feita exaustivamente - pouco ou nada me diz com relação a isso;

4 - Finalmente: O fato de ignorar esses pinos citados (os diferentes daqueles de um LCD 16X2) traria alguma diferença no resultado final da montagem?

Não quis, isso enfatizo vigorosamente e repito, não quis em momento algum ofender sua pessoa ou menosprezar os seus serviços à esta casa, antes louvo-lhe o esforço e tempo dispensados a fim de elucidar as questões àqueles que, como eu, tem recorrido a este que é um dos melhores fóruns do país.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!