Ir ao conteúdo

História do UNIX e seus Likes

antonypeople

Posts recomendados

Postado

Avhei muito interessante uma história que achei sobre o UNIX e como hegamos até aqui... não sei se por que estudo História (rsrsrsrsrs)... mas é muito elucidativo e vale a pena...

Notem que o Linux não está na mesma linha de nenhum destes derivados... ele tem um inicio e desenvolvimento a parte... e otem que os BSD's decendem diretamente do UNIX e como chegaram até aqui...

Espero que seja útil...

T+

post-6782-13884563074873_thumb.jpg

post-6782-13884891122082_thumb.jpg

Postado

eu não entendo muito porque eu não estudo história... mas é bem bacana ver a evolução, q eu pelo menos não conhecia...

só o q deu pra pegar aí é q o Solaris descende do Unix (passando por um processo de transformação no Sun OS), os BSD se entrelaçaram um monte e o Linux é uma evolução paralela, q não vem de nenhum... então porque o linux é considerado um Unixl-Like

Postado

Mog:

Realmente... agora que você deu um toque eu reparei... ontem olhando aqui no trabalho não vi com detalhes... logo o Minix foram esquecer... a insatisfação do Linus com ele é acabou desenrolando no Kernel Linux...

Realmente... fica ai a resalva galera... um pouco sobre Minix já que da sua importância diante do Linux :P ...

Wikipedia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Minix

Uma história do Linux:

http://www.infowester.com/linux5.php

T+

Postado
Postado Originalmente por Supermouse@14 de outubro de 2005, 09:36

eu não entendo muito porque eu não estudo história... mas é bem bacana ver a evolução, q eu pelo menos não conhecia...

só o q deu pra pegar aí é q o Solaris descende do Unix (passando por um processo de transformação no Sun OS), os BSD se entrelaçaram um monte e o Linux é uma evolução paralela, q não vem de nenhum... então porque o linux é considerado um Unixl-Like

O desenvolvimento paralelo do Linux é porque ele foi criado do zero e não driva de nenhum código dos UNIX/UNIX-Like do gráfico... mas ele é chamado de UNIX-Like pois segue as regras de chamada do padrão POSIX, que é o requerimento para que ele seja chamado de UNIX-Like, pois o UNIX segue este padrão...

Um detalhe: o Minix tambem foi desenvolvido do zero em C seguindo este padrão para ser um sistema acadêmico (pelo menos esta era a instenção do criador)...

T+

Postado

essa questão do minix, uma vez eu ouvi uma história, acho que pode ser a explicação, mas NÃO SEI SE ESSA HISTÓRIA É VERDADEIRA.

ouvi dizer que o minix foi um sistema criado por um tal de Tanembaum (ou algo parecido com isso), e ele não era um SO utilizado em computadores tipo servers nem em desktops (se é que os desktops existiam naquela época), ele era apenas didático, então pode ser que o minix não esteja nessa lista pelo fato de ele não ser um Sistema Operacional e sim um Sistema Didático Operacional :P .

ou pode ser que eles esqueceram mesmo de colocar o minix ai, se lá, isso tá igual troca de tiros em favelas, é seta pra lá, seta pra cá, seta pra tudo que é canto.

Postado

Sim, a história tá certa.

O Prof. Andrew S. Tanembaum fez o Minix para fins didáticos em suas aulas. Ele queria demonstrar para os alunos alguns conceitos de sistemas operacionais sendo aplicados na prática.

Postado

Ele ate teve problemas com isso, pois os usuarios que modificavam o sistema e elaboravam hacks para ele se sentiam prejudicados pois ele não queria aplicar as funcionalidades no Minix para deixa-lo apenas como um sistema didatico para aulas... dai o Lius querer fazer um "novo" Minix melhor...

T+

• 2 semanas depois...
Postado

No começo era mais voltado para esta área mencionada (não que ele só prestase para isso), mas agora ele está sendo voltado para a usabilidade do usuario tambem... isto é uma reivindicação antiga dos usuarios do Minix (Linus Torvalds que o diga :P )... nunca o usei, mas você pode baixar o live-cd para testar...

Boa sorte...

T+

Postado

legal... alguém sabe se ele tem interface gráfica ou é só um terminalzão... também suporta algum sistema de pacotes compatível com linux ou tem que compilar as bagaças todas... dei uma lida no FAQ dele mas não tinha estas resposta... valeu?!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!