Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com VB em código no ACCESS Não Lembro!

Rush

Posts recomendados

Preciso de uma ajuda urgente....

Necessito fazer um relatório de inadimplentes, tenho as tabelas Cliente e Movimento.

Em Movimento tenho os campos: cod_movimento, cod_mes, ano, valor_pago, valor_pendente, data_pagto e cod_cli

Existe o relacionamento 1 para muitos entre cod_cli das duas tabelas.

O problema é que não consigo fazer com que o Access entenda que eu quero dados que não existem... no movimento somente vou lançar quando for fazer um determinado pagamento. Quero na verdade é que com uma condição sejam apresentados os clientes que não efetuaram o pagamento.

Não me lembro nada de visual que possa me ajudar deu branco.. .alguém do forum pode me dizer quais são as instruções que utilizo para fazer o bendito do relatório funcionar?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membro VIP

Isso não tem como dar certo.

Para saber quais clientes estão devedores, os seus respectivos débitos devem necessariamente estar lançados na tabela Movimento. Se não estiver lançado nessa tabela, então é porque o cliente não está devendo nada.

Senão, como levantar dados que não existem? É como você mesmo disse...

Eu acho também que o raciocínio utilizado para compor a tabela Movimento está errado, pois está faltando um campo para marcar o que está pago, e o que não está.

Então, acho que falta colocar na tabela Movimento um campo chamado "Baixa" ou então "Pago" ou algo assim, para você marcar com um "SIM" os clientes que já pagaram, e com um "NÃO" os que estão ainda devendo.

Ai sim daria pra fazer uma consulta do tipo:

SELECT Cliente.*, Movimento.*
FROM Cliente INNER JOIN Movimento ON Cliente.cod_cli = Movimento.cod_cli
WHERE (Pago='NÃO');

Outra coisa é quanto aos campos "valor_pago" e "valor_pendente": se ficou alguma pendência, esta deveria ser lançada como um novo movimento, e não mantida sempre no mesmo registro, num campo "valor_pendente".

Por exemplo, se o cliente devia "100" e pagou "45", ficam pendentes "55", então:

=> Os "100" devem ser quitados

=> Os "55" pendentes devem ser lançados como um novo movimento

Questão de mudar a metodologia de trabalho.

É por aí.

Link para o comentário

Compreendi seu raciocínio... :D mas acredito que não vai funcionar, para isso, teria que mudar totalmente a aplicação :wacko:

Eu estava fazendo de forma diferente: somente lançava o dado quando havia um pagamento visto que é uma aplicação para um clube.

O cliente paga a mensalidade e o usuário para baixar utiliza o formulário de pagamento e cria um registro em movimento.

Para não alterar a extrutura das tabelas pensei em criar uma condição que mostre todos os clientes que apos o dia de vencimento (dia_venc, cadastrada na tabela Cliente) não efetuaram o pagamento.

Há possibilidade SQL ou VB de fazer isso?

Eu tinha pensado mais ou menos nisso, mas estou com dificuldade para criar uma função automática já que é incomodo para o usuário fazer todos os lançamentos de todos os clientes se pagaram ou não.

Em SQL há a possibilidade de retornar todos os clientes que não estejam associados à Movimento em um determinado período estipulado pelo usuário?

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...