Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temperatura alta

longuete

Posts recomendados

Peguei um micro que estava reiniciando sozinho. Desconfiei de superaquecimento. Fui no setup e estava 65º em idle. Na inicialização acusa um Duron 1800. O cooler estava ok e tinha pasta témica. A placa mãe era uma M810DLU daquela onde processador já vem soldado na placa mãe. Não tem soquete. Iniciar o windows elava a temperatura prá casa dos 70º. Dentro em pouco tá iniciando. Utilizei um programa que me indicou ser um Duron 1200 mhz. Não entendi: o Duron 1800 roda a 1200 mhz?

Desconfiei de overclock mas não conheço esse processador, embora ele esteja rodando com o fsb em 100 mhz e o multiplicador esteja em 12. O que vocês acham que pode ser? Aceito qualquer opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não conheço essa placa, mas já ouvi falar...Na bios, CPU pnp Setup page...voce pode configurar o core original do processador...Tudo por sua conta e risco.

Da uma olhada nessa pagina se não me engano da para baixar o manual, se voce já não foi, que sabe esclarece alguma coisa.

http://www.pcchips.com.tw/PCCWeb/Products/...tailName=Manual

Espero ter ajudado depois diga se deu certo.

OK...

belggf.

Link para o comentário

Postado Originalmente por longuete@23 de outubro de 2005, 23:32

É essa placa mesmo! Engraçado que nos programas de diagnóstico que usei acusou como sendo uma ECS, e não PCChips. Amanhã vou mexer nela e posto os resultados, mas ainda estou aberto a sugestões...

De uma olhada nesse artigo,

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/525

e depois comente nessa pagina

http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=252107

Valeu...

belggf.

Link para o comentário

Postado Originalmente por Danilo Souza@27 de outubro de 2005, 17:52

não existe duron 1800+ e sim um duron 1,8ghz. o núcleo dele é applebred, no site da amd deve ter algo sobre

Também pensava assim, mas rodei o Everest e foi isso que acusou: AMD Duron 1800+ (Núcleo Morgan). Será que o programa tá acusando errado? Sei que ele está a 1200 mhz, pois o multiplicador está em 12X e o FSB em 100 mhz.

Link para o comentário

Nomenclatura "Engana-Trouxa"

O grande problema é que a ECS/PCChips/Amptron utiliza uma nomenclatura "engana-trouxa" para classificar os processadores soldados sobre as suas placas-mãe. Tudo começou com o modelo P6VEM3 v. 3.0, que vinha com um processador VIA C3 de 733 MHz soldado sobre a placa-mãe, onde em vez de estar escrito "VIA C3" estava escrito "Giga Pro", fazendo com que o consumidor pensasse, erroneamente, que o processador era de um gigahertz, o que não é verdade. As demais placas-mãe listadas podem usar um processador Duron, Athlon ou Athlon XP, e a ECS/PCChips está usando uma nomenclatura "engana-trouxa" para estes processadores, colando um adesivo sobre a ventoinha do processador contendo algo como, por exemplo, "Pro 2000+" para que você pense, erroneamente, que se trata de um Duron de 2 GHz, o que não é verdade. Na tabela a seguir, você confere a correspondência entre a nomenclatura da ECS/PCChips e o verdadeiro processador. Recentemente a ECS/PCChips começou a usar também processadores Athlon e Athlon XP. Quando a nomenclatura tiver um "A", trata-se de um destes processadores.

Processador Remarcado Processador Verdadeiro

Pro 1200+ Duron 850 MHz

Pro 1300+ Duron 900 MHz

Pro 1400+ Duron 950 MHz

Pro 1600+ Duron 1 GHz

Pro 1800+ Duron 1,2 GHz

Pro 2000+ Duron 1,3 GHz

Pro 2100A+ Athlon 1,1 GHz

Pro 2200A+ Athlon 1,2 GHz

Pro 2300A+ Athlon XP Mobile 1400+ (1,2 GHz)

Pro 2400A+ Athlon 1,3 GHz

Pro 2600A+ Athlon XP 1400+

Pro 2700A+ Athlon XP 1500+

Pro 3000A+ Athlon XP 1700+

Pro 3100A+ Athlon XP 2000+

Será que não é isso, colei la do artigo/525 do Clube do Hardware...

belggf.

Link para o comentário

Sinistro! Fui lá mexer no micro. De cara entrei no setup e confirmei nossa desconfiança: a tensão estava em 1,8 V (deveria ser 1,6 V). Mas a parte boa é que eu fui tentar alterar e a tensão está travada em 1,8 V. Não dá prá alterar! Usei todas as teclas possíveis e impossíveis. Malandramente levei o manual em PDF e verifiquei a parte dos jumpers na placa mãe. Outra coisa boa: não existe jumper que nos permita alterar a tensão de alimentação do processador. Show de bola essa placa! Malandramente dei um clear CMOS. Reiniciei e ........ estava lá: 1,8 V ainda. Malandramente tinha escondido debaixo da manga um trunfo: BIOS atual! Éééééééééééé'!!!!!! Agora vai! Vai.... vai...... vai..... foi nada! Deu erro. Não consigo executar o arquivo de atualização de BIOS. Bom, mas isso é pergunta para tópico de placa mãe.

Mas fiquei mesmo surpreso com uma coisa: esqueci de ligar o cooler e iniciei o windows (no caso o ME). Depois de uns 3 minutos o micro travou. Reiniciei e fui no setup. estava la: temperatura em 110º! Acreditem: Duron 1200 mhz em 110º celsius. Não queimou nada. Tá tudo beleza. E a placa mãe prá ajudar não possui dispositivo que desligue em caso de super aquecimento. Mas sou Brasileiro: não desisto nunca. Vou procurar saber como atualizo a BIOS dessa placa (olha que já atualizei várias BIOS e isso prá mim não é mistério!) prá ver se o problema tá aí. Ou o regulador de tensão da placa mãe tá com problema. Mas veleu pessoal. Caso resolva volto a postar.

Link para o comentário

• Membro VIP

longuete

Não perca seu tempo que voce não vai conseguir mexer na bios, ela é escrita

de forma que o Duron 1200 apareça como 1800 e é tudo travado para que

voce não consiga alterar. Já perdí um tempo do cão com uma dessas, deu

em nada e o caso era pior do que o seu pois o Duron era 800MHz e não 1200

como o seu.

Boa sorte

adcarvalho

Link para o comentário

Postado Originalmente por adcarvalho@29 de outubro de 2005, 19:10

longuete

Não perca seu tempo que voce não vai conseguir mexer na bios, ela é escrita

de forma que o Duron 1200 apareça como 1800 e é tudo travado para que

voce não consiga alterar. Já perdí um tempo do cão com uma dessas, deu

em nada e o caso era pior do que o seu pois o Duron era 800MHz e não 1200

como o seu.

Boa sorte

adcarvalho

<_< Bom a minha intenção era que, atualizando a BIOS, alguns bugs fossem se resolver (como esse, por exemplo). No seu caso não houve solução? Você tentou atualizar a BIOS? :muro:

Link para o comentário

Postado Originalmente por longuete@27 de outubro de 2005, 15:17

Li o artigo e descobri qual a placa mãe. Baixei o manual dela e tudo, mas ainda não tive acesso ao micro. Mas tenho uma dúvida: qual a tensão de operação de um Duron 1800+ (núcleo Morgan)?

Da uma olhada nessa pagina lá tem um Duron núcleo Morgam..

http://forum.clubedohardware.com.br/index....showtopic=91292

belggf.

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...