Ir ao conteúdo

Temperatura alta

longuete

Posts recomendados

Postado

Peguei um micro que estava reiniciando sozinho. Desconfiei de superaquecimento. Fui no setup e estava 65º em idle. Na inicialização acusa um Duron 1800. O cooler estava ok e tinha pasta témica. A placa mãe era uma M810DLU daquela onde processador já vem soldado na placa mãe. Não tem soquete. Iniciar o windows elava a temperatura prá casa dos 70º. Dentro em pouco tá iniciando. Utilizei um programa que me indicou ser um Duron 1200 mhz. Não entendi: o Duron 1800 roda a 1200 mhz?

Desconfiei de overclock mas não conheço esse processador, embora ele esteja rodando com o fsb em 100 mhz e o multiplicador esteja em 12. O que vocês acham que pode ser? Aceito qualquer opinião.

Postado

Qual deveria ser? Essa motherboard não possui ajuste de tensão no setup, é via jumper, mas não consigo achar o manual dessa placa na net. Num programa de diagnóstico acusa como sendo uma ECS, mas no site da ECS não tem essa placa mãe. Alguma ideia?

Postado

Eu não conheço essa placa, mas já ouvi falar...Na bios, CPU pnp Setup page...voce pode configurar o core original do processador...Tudo por sua conta e risco.

Da uma olhada nessa pagina se não me engano da para baixar o manual, se voce já não foi, que sabe esclarece alguma coisa.

http://www.pcchips.com.tw/PCCWeb/Products/...tailName=Manual

Espero ter ajudado depois diga se deu certo.

OK...

belggf.

Postado

É essa placa mesmo! Engraçado que nos programas de diagnóstico que usei acusou como sendo uma ECS, e não PCChips. Amanhã vou mexer nela e posto os resultados, mas ainda estou aberto a sugestões...

Postado
Postado Originalmente por longuete@23 de outubro de 2005, 23:32

É essa placa mesmo! Engraçado que nos programas de diagnóstico que usei acusou como sendo uma ECS, e não PCChips. Amanhã vou mexer nela e posto os resultados, mas ainda estou aberto a sugestões...

De uma olhada nesse artigo,

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/525

e depois comente nessa pagina

http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=252107

Valeu...

belggf.

Postado

Li o artigo e descobri qual a placa mãe. Baixei o manual dela e tudo, mas ainda não tive acesso ao micro. Mas tenho uma dúvida: qual a tensão de operação de um Duron 1800+ (núcleo Morgan)?

Postado
Postado Originalmente por Danilo Souza@27 de outubro de 2005, 17:52

não existe duron 1800+ e sim um duron 1,8ghz. o núcleo dele é applebred, no site da amd deve ter algo sobre

Também pensava assim, mas rodei o Everest e foi isso que acusou: AMD Duron 1800+ (Núcleo Morgan). Será que o programa tá acusando errado? Sei que ele está a 1200 mhz, pois o multiplicador está em 12X e o FSB em 100 mhz.

Postado

Nomenclatura "Engana-Trouxa"

O grande problema é que a ECS/PCChips/Amptron utiliza uma nomenclatura "engana-trouxa" para classificar os processadores soldados sobre as suas placas-mãe. Tudo começou com o modelo P6VEM3 v. 3.0, que vinha com um processador VIA C3 de 733 MHz soldado sobre a placa-mãe, onde em vez de estar escrito "VIA C3" estava escrito "Giga Pro", fazendo com que o consumidor pensasse, erroneamente, que o processador era de um gigahertz, o que não é verdade. As demais placas-mãe listadas podem usar um processador Duron, Athlon ou Athlon XP, e a ECS/PCChips está usando uma nomenclatura "engana-trouxa" para estes processadores, colando um adesivo sobre a ventoinha do processador contendo algo como, por exemplo, "Pro 2000+" para que você pense, erroneamente, que se trata de um Duron de 2 GHz, o que não é verdade. Na tabela a seguir, você confere a correspondência entre a nomenclatura da ECS/PCChips e o verdadeiro processador. Recentemente a ECS/PCChips começou a usar também processadores Athlon e Athlon XP. Quando a nomenclatura tiver um "A", trata-se de um destes processadores.

Processador Remarcado Processador Verdadeiro

Pro 1200+ Duron 850 MHz

Pro 1300+ Duron 900 MHz

Pro 1400+ Duron 950 MHz

Pro 1600+ Duron 1 GHz

Pro 1800+ Duron 1,2 GHz

Pro 2000+ Duron 1,3 GHz

Pro 2100A+ Athlon 1,1 GHz

Pro 2200A+ Athlon 1,2 GHz

Pro 2300A+ Athlon XP Mobile 1400+ (1,2 GHz)

Pro 2400A+ Athlon 1,3 GHz

Pro 2600A+ Athlon XP 1400+

Pro 2700A+ Athlon XP 1500+

Pro 3000A+ Athlon XP 1700+

Pro 3100A+ Athlon XP 2000+

Será que não é isso, colei la do artigo/525 do Clube do Hardware...

belggf.

Postado

Sinistro! Fui lá mexer no micro. De cara entrei no setup e confirmei nossa desconfiança: a tensão estava em 1,8 V (deveria ser 1,6 V). Mas a parte boa é que eu fui tentar alterar e a tensão está travada em 1,8 V. Não dá prá alterar! Usei todas as teclas possíveis e impossíveis. Malandramente levei o manual em PDF e verifiquei a parte dos jumpers na placa mãe. Outra coisa boa: não existe jumper que nos permita alterar a tensão de alimentação do processador. Show de bola essa placa! Malandramente dei um clear CMOS. Reiniciei e ........ estava lá: 1,8 V ainda. Malandramente tinha escondido debaixo da manga um trunfo: BIOS atual! Éééééééééééé'!!!!!! Agora vai! Vai.... vai...... vai..... foi nada! Deu erro. Não consigo executar o arquivo de atualização de BIOS. Bom, mas isso é pergunta para tópico de placa mãe.

Mas fiquei mesmo surpreso com uma coisa: esqueci de ligar o cooler e iniciei o windows (no caso o ME). Depois de uns 3 minutos o micro travou. Reiniciei e fui no setup. estava la: temperatura em 110º! Acreditem: Duron 1200 mhz em 110º celsius. Não queimou nada. Tá tudo beleza. E a placa mãe prá ajudar não possui dispositivo que desligue em caso de super aquecimento. Mas sou Brasileiro: não desisto nunca. Vou procurar saber como atualizo a BIOS dessa placa (olha que já atualizei várias BIOS e isso prá mim não é mistério!) prá ver se o problema tá aí. Ou o regulador de tensão da placa mãe tá com problema. Mas veleu pessoal. Caso resolva volto a postar.

• Membro VIP
Postado

longuete

Não perca seu tempo que voce não vai conseguir mexer na bios, ela é escrita

de forma que o Duron 1200 apareça como 1800 e é tudo travado para que

voce não consiga alterar. Já perdí um tempo do cão com uma dessas, deu

em nada e o caso era pior do que o seu pois o Duron era 800MHz e não 1200

como o seu.

Boa sorte

adcarvalho

Postado
Postado Originalmente por adcarvalho@29 de outubro de 2005, 19:10

longuete

Não perca seu tempo que voce não vai conseguir mexer na bios, ela é escrita

de forma que o Duron 1200 apareça como 1800 e é tudo travado para que

voce não consiga alterar. Já perdí um tempo do cão com uma dessas, deu

em nada e o caso era pior do que o seu pois o Duron era 800MHz e não 1200

como o seu.

Boa sorte

adcarvalho

<_< Bom a minha intenção era que, atualizando a BIOS, alguns bugs fossem se resolver (como esse, por exemplo). No seu caso não houve solução? Você tentou atualizar a BIOS? :muro:

Postado
Postado Originalmente por longuete@27 de outubro de 2005, 15:17

Li o artigo e descobri qual a placa mãe. Baixei o manual dela e tudo, mas ainda não tive acesso ao micro. Mas tenho uma dúvida: qual a tensão de operação de um Duron 1800+ (núcleo Morgan)?

Da uma olhada nessa pagina lá tem um Duron núcleo Morgam..

http://forum.clubedohardware.com.br/index....showtopic=91292

belggf.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...