Ir ao conteúdo

Problemaço com HD de notebook - lentidão

andreiluis

Posts recomendados

Postado

Olá,

Equipamento em questão: Notebook Toshiba Satellite A45-S151 HD Hitachi 60Gb modelo IC25N060ATMR04-0

Estou com um problemão no meu notebook de uso pessoal. Ele começou a ficar lento. E de uma hora para outra estacionou de vez.

O boot do Win XP Home está levando cerca de 15 mins.

Atitudes que já tomei:

- reinstação a partir do cd de reinstação do notebook, que recria a partição, formata e reinstala tudo.

- baixei programa de diagnóstico e correção do site da Hitachi. Ao rodar diagnóstico e ferramenta 'erase disk', que não sei se é um low level format ou se é um zero fill... e acusa erro: 0x75 - defective device - component failure Technical Result Code: 756196AE

- Criei uma partição de 20Gb com o fdisk e instalei o Win XP Pro, rodei o Norton NDD 2004 através do CD do Norton e ele começa a fazer o exame de superfície, mas após uns 10 segs, ele começa a se arrastar, e o tempo estimado para terminar o processo vai pra + de 40 horas...

- Instalei um outro hd e instalei o Win Xp Pro e rodou normal.

Alguém sabe se tem solução ou tá morto o HD?

Postado

Ola André,

Já tive um problema um pouco parecido (o que é bom e ruim). A parte boa é que TALVEZ seja uma solução para sua dor de cabeça. E a parte ruim é que caso seja a "solução" isso significaria que o seu HD estaria realmente "morrendo fisicamente".

Meu caso foi com um samsung muito antigo que eu tinha num PC. Ele meio que travava e ficava muito lento e tal (apesar de que "naquela época" td era muito lento, hehe). Enfim, nos finalmente o meu HD tinha praticamente vontade própria. O problema foi que o motor foi falhando (dava até para escutar ele meio que rateando), até falhar por completo e não "ligar" mais, apesar da BIOS até reconhecê-lo. Não sei se você sabe, mas para isso não tem solução, porque mesmo que alguém abrisse para "trocar" o motor o HD nunca mais seria o mesmo, em relação à integridade fisica. Por isso mesmo que essa "opção" está totalmente descartada.

No entanto pode ter uma outra "opção" para o seu problema. Muitos desses spywares e adwares de hoje em dia deixam o computador (tanto inicialização quanto uso normal) extremamente lento !!!

Então aqui vai a sugestão :

1- Escute seu HD, para observar barulhos estranhos. Não sei dizer especificamente o que seriam "estranhos", mas tente !

2 - Instale um desses programas de remoção de spy/adware´s e tente roda-lo no modo de segurança do windows. "Escolhi" sugerir rodar no modo de segurança pois acho que será uma inicialização mais rápida e menos irritante para você.

3- Tente também configurar sua máquina para rodar toda otimizadamente. O quero dizer com isso, tira da listagem de inicialização do windows qualquer programa que não seja ESSENCIAL !!!!

4 - Deletar todas suas partições, caso hajam, formatar o HD e começar do zero !

A não ser pela opção 4, todas as outras acho que você pode fazer ao mesmo tempo.

Espero ter ajudado em alguma coisa.

Postado

Grato por sua resposta Doala.

Como mencionei em minha mensagem anterior, já fiz tudo o que pensei, inclusive excluir e recriar partição.

Quanto a ruídos: o hd não apresenta nenhum, trabalha normalmente. Apenas sinto bem de leve uma pequena vibração na carcaça do notebook, mas isso é normal penso eu.

O pior é que trata-se de um equipamento praticamente novo, com 1 ano e meio de pouco uso.

De qualquer forma obrigado pelas dicas.

Postado

Caro André,

É, então, infelizmente acho que a solução é recorrer ao suporte especializado do próprio fabricante. Falo infelizmente, porque deverá sair um preço alto por essa manutenção.

Espero que você ainda tenha a garantia. Se tiveres, USE-A ! :D

Abraços e boa sorte.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...