Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Gustavo Braga Godoy

Existe algum processador com mais de 128Kb de L1?

Posts recomendados

Olá Existe algum processador com mais de 128Kb de cache L1????

Sei que todos os AMD de uns anos pra cá, tem 128... mas algum vai além disso?

Muit Obrigado :bandeira:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

AMD eu nuca vi com mais de 128KB de L1. Agora Intel: eu já vi um P4 com 158KB de L1. Mas não conta na cache efetiva.

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Diego Bittencourt@29 de outubro de 2005, 19:36

AMD eu nuca vi com mais de 128KB de L1. Agora Intel: eu já vi um P4 com 158KB de L1. Mas não conta na cache efetiva.

Processador Desktop da AMD nenhum tem mais que 128 KB Cache L1, o Cache L1 da AMD é diferente ao Cache L1 da Intel, sendo que apesar do Cache dos processadores Intel ser pequeno, este é muito mais rápido que o Cache dos processadores AMD.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas ele não é usado na cache efetiva, não é? Por isso que o cache L1 da AMD é eficiente, porque ele conta na cache efetiva e tem latências baixas comparado ao L2.

PS: A Intel tem cache L1 mais rápido por ser menor não é? mas ele é copiado pelo cache L2...

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Diego Bittencourt+30 de outubro de 2005, 01:42-->
Mas ele não é usado na cache efetiva, não é? Por isso que o cache L1 da AMD é eficiente, porque ele conta na cache efetiva e tem latências baixas comparado ao L2.

Não só o Cache L1 da AMD mas também o da Intel tem latências menores que o Cache L2, o L1 da Intel tem latência de 2 ciclos, já o L1 da AMD tem latência de 3 ou 4 ciclos.

Diego Bittencourt@30 de outubro de 2005, 01:42

PS: A Intel tem cache L1 mais rápido por ser menor não é? mas ele é copiado pelo cache L2...

É isso mesmo, quanto menor o Cache, mais rápido este será. Só que o Cache L1 da Intel tem essa deficiência, onde apesar de ter baixa latência, é muito pequeno e ainda por cima armazena apenas cópias de dados já armazenados no Cache L2, por isso o mesmo é dado como inclusivo ( da AMD é exclusivo ).

[]'s.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: minicurso “Como ganhar dinheiro montando computadores”

Gabriel TorresGabriel Torres, fundador e editor executivo do Clube do Hardware, acaba de lançar um minicurso totalmente gratuito: "Como ganhar dinheiro montando computadores".

Você aprenderá sobre o quanto pode ganhar, como cobrar, como lidar com a concorrência, como se tornar um profissional altamente qualificado e muito mais!

Inscreva-se agora!