Ir ao conteúdo

Como atualizar o Debian Sarge para Debian Etch

Cassiano BH

Posts recomendados

Postado

Mandei bala no sarge aqui olha só vamos por partes.

- Primeiro, fiz uma instalação zerinha do debian sarge OK. Após um tempo utilizando o debian, acontece algumas falhas na abertura das janelas do kde. Tipo abrir o gerenciador de arquivos, demora um tempão ( uns 30 s após comando).

- Fiz o apt-get dist-upgrade, baixou 610MB de pacotes, aí deu erro para baixar o imagemagic. Fiz o apt-get dist-upgrade só para ver o tamanho real dos arquivos, aí ele fala que tem que baixar 612MB de dados, ora, já não baixou os 610?! Fiz o apt-get update de novo e só atualizou. Baixei o imagemagic manualmente e colei em "/var/cache/apt/archives" onde é o diretório dos arquivos baixados. E agora? Como atualizo para o etch? Coloco no source-list o caminho para esta pasta?

Abraços

Cassiano

Postado

Bom, é o seguinte: O Debian Etch ainda está começando a ser construído, apesar de ter bastante coisa nova. Mas como o Sarge é gigantesco, bastante pacotes novos são uma consequência.

O que eu iria te recomendar é atualizar pelo Synaptic, por ser mais fácil de operar e intuitivo. Mas como já fez por modo texto, o que acho que pode fazer é dar um

apt-get -f install

pra tentar resolver os pacotes quebrados. Esse comando resolve quase que na marra isso. Ele instala outros pacotes necessários que o apt-get install blábláblá não resolveu (o repositório também está em fase de transição, portanto, apesar de raríssimo esse problema, pode acontecer devido falta de pacotes que ainda não estão no testing), e remove o que não tem solução da melhor maneira, tentando não causar tanto transtorno.

Caso ainda não dê, tente um aptitude dist-upgrade.

E em último caso, o que pode fazer é deixar o no source.list as linhas do Testing e acrescentar as do Unstable. Mas NÃO FAÇA o upgrade pra ele. Use isso só no caso do apt-get -f install não funcionar só com o testing.

Você instalou o Debian já com o kernel 2.6? Mais uma coisa, qual foi mesmo o erro que deu no imagemagic?

Postado

Mr. Burns digitei dpkg --install *.deb na pasta. Hehehe Lasquei tudo, o modo gráfico não inicializa mais. Só inicializa o modo texto. Vou instalar de novo, fiz um backup da pasta cache, deu 583MB de arquivos, será que não é melhor baixar as isos testing e instalar?

Mais uma vez Obrigado.

Postado

Sim, seria legal instalar o Testing direto, mas é que ainda não tem a ISO para instalar. Então o único jeito é Stable e migrar. É osso, mas quando vai vale a pena...

Postado

Baixou os 612MB de atualizações da etch, foi instalando até que precisou do kernel 2.6.12 o sarge é 2.6.8.9. Lá fui eu baixar o kernel 2.6.14, logo que conseguir posto aqui.

Postado
Postado Originalmente por Cassiano BH@06 de novembro de 2005, 14:03

Baixou os 612MB de atualizações da  etch, foi instalando até que precisou do kernel 2.6.12 o sarge é 2.6.8.9. Lá fui eu baixar o kernel 2.6.14, logo que conseguir posto aqui.

Só uma perguntinha: eu vejo tanto falar em Sarge, Etch, A, B, C... Qaul a diferença? O Sarge não é a última versão lançada? E em relação ao link que o Cassiano postou, tem que baixar todas as ISOs? E quando se fala em testing... deixe eu ver se entendo, me corrijam se eu estiver errado e que nota eu mereço no assunto Linux, porque estou começando a gostar do mundo Linux-like (mas jamais abandonarei meu mundo Win32 :wub: ). Os programas no Stable têm versões menos atualizadas, né? Meu conceito de Unstable, Testing e Stable é assim:

Unstable: um grande amaranhado de programas passam por esse estágio, mas cerca de uns 60% ganham credenciais necessárias para participar da fase Testing com as devidas correções de bugs. É o lugar onde encontramos as versões mais recentes de todos os programas compatíveis com a arquitetura do Debian-like e filhos.

Testing: os 60% dos programas que passaram pelo pente fino do Unstable são aqueles que mais têm contato com os usuários, em suas versões mais ou menos atuais, pois normalmente dão poucos problemas, mas aí ficam até terem credenciais sufucientes para participar da última fase de certificação e integração da próxima versão do Debian a ser lançada. Neste todo uns 30 a 40% destes programas conseguem passagem para o Stable, mas só conseguem integrar a versão final depois de exaustivos testes, sendo que esses testes são feitos pelo público em geral.

Stable: aqui repousam os programas que sobreviveram a várias baterias de testes e correções de bugs e finalmente ganharam o direito de figurar na versão final do sistema operacional. Porém como os programas do stable são integrados na versão em que eles eram considerados "mais recentes" no estágio do Unstable, é normal que as versões sejam sempre mais desatualizadas que as versões atuais.

É esse o meu conceito. O Debian Sarge vem acompanhado do KDE 3.3, mas simultâneamente o KDE 3.5.x já está em ação lá no estágio Unstable.

Estou certo nessas colocações?

Ah, aproveitando a questão, como eu faço para atualizar o Sarge para o Etch. Quais são os procedimentos? Eu queria ter o KDE 3.4 e o Gnome 2.10 no Debian.

Postado

Para atualizar de sarge para etch use o synaptic, marque todas as atualizações possíveis.

Vai baixar 612MB, depois ele vai instalar. No meu caso ele começou instalar beleza mais parou quando detectou minha versão do kernel. Ele solicitou o kernel 2.6.12 e o do sarge é 2.6.8.9. Antes de atualizar pelo synaptic você deve instalar e compilar uma versão mais nova do kernel. Achei estranho o debian não auto instalar o kernel-package. Assim que consegui instalar tudo

redondinho posto aqui para referências futuras.

Postado
Postado Originalmente por Cassiano BH@07 de novembro de 2005, 09:35

Para atualizar de sarge para etch use o synaptic, marque todas as atualizações possíveis.

Vai baixar 612MB, depois ele vai instalar. No meu caso ele começou instalar beleza mais parou quando detectou minha versão do kernel. Ele solicitou o kernel 2.6.12 e o do sarge é 2.6.8.9. Antes de atualizar pelo synaptic você deve instalar e compilar uma versão mais nova do kernel. Achei estranho o debian não auto instalar o kernel-package. Assim que consegui instalar tudo

redondinho posto aqui para referências futuras.

Ay, caramba! 612MB?! E ainda baixar e compilar o Kernel? Nossa!!!

Postado
Postado Originalmente por PCCARIOCADC@Postado em Hoje, 12:56

Ay, caramba! 612MB?! E ainda baixar e compilar o Kernel? Nossa!!!

Já baixei os 612 de atualizações e o kernel 2.6.14, agora me diz se a parte gráfica funciona?! Mas vou conseguir.

Postado
Postado Originalmente por Cassiano BH@07 de novembro de 2005, 15:55

Já baixei os 612 de atualizações e o kernel 2.6.14, agora me diz se a parte gráfica funciona?! Mas vou conseguir.

Mas não dá para usar a cópia antiga do XF86Config-4 (você fez backup?), ou o servidor gráfico não é mais o XFree e sim o X.org? Quer que eu poste meu XF86Config-4? É só fazer as alterações devidas para seu hardware.

Postado
Postado Originalmente por PCCARIOCADC Postado em Hoje@ 18:51

Mas não dá para usar a cópia antiga do XF86Config-4 (você fez backup?), ou o servidor gráfico não é mais o XFree e sim o X.org? Quer que eu poste meu XF86Config-4? É só fazer as alterações devidas para seu hardware.

Valeu mano, instalei a criança de novo. Desta vez vou fazer o backup do xf86config-4, eu acho que o problema foi a instalação da libq3t-dev, ela é que me proporciona compilar o kernel em modo gráfico. Estou tentando configurar o kernel em modo texto mas são muitos parametros, e alguns deles são novos para mim.

:-BEER

Postado

tentei passar o meu debian todo para etch ontem e deu um pau da p### depois tentei o apt-get -f install e dava um erro num arquivo udev retirei ele para reinstalar e aí o sistema não entrou mais meu deibina já estava com xorg da versão testing será que tem algo com isso?será que tenho que colocar a linha security também em testing?

Postado

cara tem versão tesing para baixar? pois tentei agora de novo e não consegui isso porque estava querendo baixar só alguns pacotes mais novos imagine se tentasse dá um dist-upgrade de novo, iria dar #####, acho que vou deixá-lo como stable mesmo e ficar usando o ubuntu 5.10(gnome 2.12 e kde 3.4.2)para desfrutar dos pacotes mais novos.

Postado

Fala, Cassiano, beleza?

Cara, a taxa do seu ADSL é de quanto? Pergunto isso porque contando as tentativas que você vez para atualizar o Sarge para o Etch... quantos GBytes de arquivos já foram baixados nessa "brincadeira" de tentativa-erro-acerto? Eu não me aventuro a fazer isso com o meu ADSL de 33kbps (Velox 300). você fez o backup do cache do APT, mas precisou baixar mais quantos MBytes de arquivos?

Postado

Velox 300, eu não fico baixando muito não, fiz backup, eu estou preso no primeiro item de compilar o kernel. Resumo, baixei dois CDs do Sarge 3.1. Depois apt-get dist-upgrade baixei 614MB, e depois kernel 2.6.14 37MB. Fiz o backup dos 614MB e do kernel, porque depois de compilar para o kernel novo vou ir na pasta de 614MB e instalar tudo possível do diretório. Na teoria irá funcionar. Hehe...

Abraços

Cassiano

Postado

ebaaaaaa!!!!!! consegui!!!!, Cassiano BH, vou colocar aqui como eu fiz, primeiro alterei a linha stable para "testing main contrib non-free"(claro né) e é melhor ir pelo synaptic, todas as outras vezes que fui peo terminal dava um erro, instale por partes, peça primeiro primeiro para instalar o xorg(incrível eu não tinha conseguido antes e agora funcionou tão bem que nem foi preciso alterar a linha para teclado abnt2), próximo passo compile o kernel para 2.6.13.2 , e depois mande instalar o gnome-core 2.10.2 no final ele dá um erro de um arquico se não me enhgano é o gnome-desktop-environment(isso mesmo)ele bão vai ser instalado mas só é você ,mandar o synapitc carregar as atualizações e mandar instaalr ele de novo e pronto, você vai estar com o xorg e o gnome 2.10.2, agora se tiver um tempinho colocar a linha do unstable temporariamente e mete o kde 3.4.2 aí tá massa, pois estou postando dele agora, acho que o maior problema meu foi não ter cimpilado kernel pois antes quando tentei até consegui passar para etch mas estava cheio de erro tipo interrogação não funcionava e não conseguia instalar o drive nvidia pois dava conflito com o gcc 4.0(que não tem nada à ver).

abraços!!!

Postado
Postado Originalmente por lfernandosg@08 de novembro de 2005, 17:26

ebaaaaaa!!!!!! consegui!!!!, Cassiano BH, vou colocar aqui como eu fiz, primeiro alterei a linha stable para "testing main contrib non-free"(claro né) e é melhor ir pelo synaptic, todas as outras vezes que fui peo terminal dava um erro, instale por partes, peça primeiro primeiro para instalar o xorg(incrível eu não tinha conseguido antes e agora funcionou tão bem que nem foi preciso alterar a linha para teclado abnt2), próximo passo compile o kernel para 2.6.13.2 , e depois mande instalar o gnome-core 2.10.2 no final ele dá um erro de um arquico se não me enhgano é o gnome-desktop-environment(isso mesmo)ele bão vai ser instalado mas só é você ,mandar o synapitc carregar as atualizações e mandar instaalr ele de novo e pronto, você vai estar com o xorg e o gnome 2.10.2, agora se tiver um tempinho colocar a linha do unstable temporariamente e mete o kde 3.4.2 aí tá massa, pois estou postando dele agora, acho que o maior problema meu foi não ter cimpilado kernel pois antes quando tentei até consegui passar para etch mas estava cheio de erro tipo interrogação não funcionava e não conseguia instalar  o drive nvidia pois dava conflito com o gcc 4.0(que não tem nada à ver).

abraços!!!

Poxa, legal. Pode postar um passo-a-passo sobre o que você fez, desde o princípio? Sabe o que é? É que vendo vocês conversarem fico boiando, pois sou novato total em Linux.

Postado

:ahh::ahh::ahh::ahh: Ôche, o synaptic começou instalar tudo de uma vez, como é que compila o kernel pelo synaptic? De qualquer forma fiquei feliz que conseguiu, :bandeira:

Só falta o PCCARIOCADC e eu para detonar este etch.

PS: sou novato também PCCARIOCADC.

_flwz!!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...