Ir ao conteúdo

Problemas com a ASUS A7V8X-X

Rafasaxpi

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, meu nome é Rafael. Tenho uma placa mãe ASUS A7V8X-X (KT400 A) Descobri que ela não é uma boa opção pois , seu desempenho é muito baixo comparado com outros modelos.

O problema é o seguinte > Depois que vim de Belo Horizonte pra cá (Teresina), meu pc estava funcionando perfeitamente, até que resolvi montar o PC da minha gata e usar o meu monitor (AOC) , dai a placa teve um problema que tá me dando uma dor de cabeça terrível: ela passou a ligar normalmente só que depois de algum tempo (varia de 5 minutos até 1 hora), ela dana-se a reiniciar , funciona novamente e reinicia da mesma maneira. Já tentei de tudo até mesmo, desmontei o PC todo, limpei as peças uma por uma para retirar a poeira e até mesmo deixei no meu PC apenas 3 hardwares sendo eles: uma placa de som Creative Live 5.1 Dolby Digital Studio MP3, uma placa de rede Encore e finalmente uma placa de vídeo GEFORCE MX 4000 DDR TV/Out. Uso um cooler da VCOM indicado para processadores até 3,2Ghz e verifiquei que o processador fica uma temperatura que varia entre 43° a 52°. Alguem sabe o que está acontecendo com minha MB ? Minha configuração do sistema é: MOTHERBOARD ASUS A7V8X-X (BIOS ATUALIZADA ESTE MES 11/2005) PROCESSADOR SEMPRON 2200 (1.5GHZ) 512MB DDR (SENDO 2 pentes de 256MB, um é DDR 400Mhz e o outro é DDR 333Mhz) HD samsung 40GB, GRAVADOR COMBO LG, GRAVADOR LG, COOLER VCOM 3.2GHZ, GEFORCE MX 4000 DDR TV/OUT, SOUND BLASTER LIVE 5.1. Estarei aguardando a ajuda de vocês, aproveitando gostaria de me indicasse uma placa mãe OFF board com desempenho melhor e com a mesma faixa de preço da minha placa (quero placa recente) ! Valeu rbavendas@oi.com.br :help:

post-39651-13884898760351_thumb.jpg

Postado

Cara essa placa é altamente problemática, na verdade a linha 7V da asus dá muito problema, mas vamos lá... Isso dela travar direto pode ser várias coisas então vamos passar uma a uma..

Primeiro desconfie da temperatura do processador, quando ele esquenta muito costuma reiniciar toda hora, verifique mais do que 60 ºC não é bom sinal;

Segundo desconfie da fonte uma fonte de má qualidade pode fazer isso também, até porque os chips da linha KT400 da via consomem bastante energia;

Terceiro observe os capacitores, veja se não tem nenhum estufado ou vazado. Se você não sabe o que é um capacitor veja essa matéria sobre capacitotes esplosivos.

Quarto pode ser o mardito cristal de 14Mhz, o cristal é uma pecinha prateada que vai ter um valor escrito do tipo 14,31818, talvez parte dos números esteja substituido por letras mas vai dar para saber quem é, pois geralmente está próximo ao circuito gerador de clock. Ele é responsavel por um sinal importante na placa, é o sinal OSC sem ele a placa não funciona. Quando o cristal está danificado ela vai congelar do nada, é comum ela congelar, apagar a imagem e depois voltar a imagem com o micro travado.

Vê testa ai isso depois posta o resultado.

inté

Postado

Cara, não tem nenhum problema com os capacitores da minha placa não, até porque, o meu Gabinete fica aberto para evitar aquecimento, está tudo aparentemente perfeito no aspecto da placa, em outras palavras, ontem a placa deu um erro que nunca havia dado: tenho a placa de som da Creative (Live 5.1) e do nada ela não foi reconhecida, dai pedi pro Windows verificar novos Hardwares, ewle achou a minha placa de som, funciou bem até ... tuff . O micro reiniciou e novamente a placa de som não funcionou, dai deduzi "Pronto achei o problema de reinicialização, vou tirar a placa e ver se esta tudo certo mesmo, sem a placa de som PCI talvez acabe o problema."

Certo, removi a placa de som e usei o som da placa mãe mesmo, para a minha surpresa, o som da MB estava sendp reconhecido pelo windows mas, não saiu som de jeito nenhum, dai percebi que o som da minha MB é que estava com problema, reinstalei a minha placa de som PCI da Creative, entrei na BIOS (Bichinho Ignorante Operador de Sistema) desativei o som on-board e reinicializei o windows. Pronto não tive mais conflitos com o som do meu PC , mas o problema de reinicialização continua .

Será que minha Placa-Mãe est´pa morrendo aos poucos ? ela não tem nem 1 ano de uso e sempre esta sendo limpa para evitar a poeira e aquecimento dos componentes.

Gostaria que me indicasse uma Placa-Mãe que possua estabilidade com baixo custo/benefício. De preferência da MSI ou ABIT. Conto com vocês galera !

Postado

Me diz uma coisa: quando ela reinicia ela volta a tela de boot ou simplesmente apaga?

Outra: quando ela reiniciar veja a temperatura do gerador de clock, pode paracer estranho mas veja se ele está super aquecido.

É o seguinte Se ela apenas apaga e o gerador de clock está super quente então o problema é no cristal de 14Mhz, e ele tem que ser trocado.

inté+

Postado
  Citação
Postado Originalmente por rgdl@12 de novembro de 2005, 17:20

Me diz uma coisa: quando ela reinicia ela volta a tela de boot ou simplesmente apaga?

Outra: quando ela reiniciar veja a temperatura do gerador de clock, pode paracer estranho mas veja se ele está super aquecido.

É o seguinte Se ela apenas apaga e o gerador de clock está super quente então o problema é no cristal de 14Mhz, e ele tem que ser trocado.

inté+

Cara explica melhor esse esquema de trocar o cristal de 14 mhz.

Tambem tenho uma a7v8x-x com o mesmo problema...

Eu joguei a toalha :muro:

Mandei o pc para uma assistencia tecnica pois eu já havia feito de td ao meu alcance!!!

o que seria esse cristal aí??? :blink:

Postado

O cristal é um circuito eletrônico a base de quartzo cuja única função é gerar clock. Uma placa mãe normal tem três cristais de quartzo, que são fundamentais para o sistema.

O primeiro e mais importante é o de 14,31818Mhz, ele é responsável pelo sinal OSC da placa mãe, sem ele nada na placa funciona e quando ele está danificado é possível ver situações de instabilidade, como travamentos, não reconhecimento de dispositivos, etc...

Para você ter uma ideia da importância desse cristal é com base no clock dele que o gerador de clock cria o FSB. Observe que multiplicar o 14,31818 por um fator dá conta certa para os FSB, olhe só: 14,31818 x 7 = FSB 100Mhz / 14,31818 x 14 = FSB 200Mhz, etc... Na verdade o gerador de clock não gera clock sozinho ele gera clock multiplicando o clock do cristal por um fator,entende ?

Agora você imagina se esse cristal está defeituoso, se ele começa gerando o clock na boa e de repente para... o sistema trava na hora... o vídeo some da tela, etc... se ele está queimado a placa nem liga. Ou se ele não está gerando clock na frequência correta vai dar problema também.

Como todo circuito ele está sujeito a queimar ou ficar defeituoso e esse cristal queima fácil, basta uma pancadinha para ele ir para o espaço.

É fácil achar ele na placa, ele é prateado, alguns são grandes mas nas placa mais novas eles são pequenos, o de 14,31818Mhz está sempre próximo do gerador de clock e vem com esse valor escrito nele.

Tem também o cristal de 24Mhz e o de 32,7Khz, o de 24Mhz é responsável pelos dispostivitos IDE e disquetes e o de 32,7Khz é o redondinho que está sempre próximo a bateria, ele gera o clock para a CMOS e o relógio do sistema, quando ele queima a placa liga mas não da boot por que não tem relógio, ela bipa numa sequência que dá pra saber q o defeito é esse.

O que eu estou levantando é que o defeito da placa pode ser um simples mal funcionamento de um dos cristais, especialmente do cristal de 14Mhz. Trocá-lo é tão fácil quanto trocar um capacitor estufado.

inté+

Postado

Olá

Achamos difícil ser o cristal de 14, 318 Mhz muito mesmo... ainda mais numa placa da Asus.... discordo um tanto esta placa ser tão problemática desta forma... tem uns bugs sim ....mas já foram corrigidos ou contornados.... tem muitos bugs provocados por "Técnicos" e usuários incautos....DDR invertida ... chave de fenda voadora...torção de placa no gabinete ... erro de montagem incompativel etc ...e por aí vai.... estamos a disposição de quem precisar ....

Postado

EI seus malas é so trocar o slot da memoria tinhamos o mesmo problema e agora da boa tira a memoria e bota no outro bjo moçada nós samo ###### !!!!

=***RAFa e DIGO

Postado

Galera, deu um problema aqui no som da minha placa, desativei o som on-board e reintalei a minha Live 5.1 e parece que agora acabou o problema, alguem ai tem alguma outra sugestão ? Ahh , vocês sabem de alguma placa mãe Off com custo/beneficio acessível ? Espero contato de vocês !

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!