Ir ao conteúdo

Links e dicas para usuários do Ubuntu

Mr Burns

Posts recomendados

Postado
Postado Originalmente por Supermouse@19 de janeiro de 2006, 13:11

não vem, mas tem nos repositórios pra pegar.

Acho q o Supermouse estava meio distraido... assim como a versão5.04 o ubuntu5.10 vem com os drives glx da nvidia no CD, eles só não são instalados por padrão :P e o desempenho deles é bom, jogo Doom3 neles sem problema. O problema é que não tem nem os drives XVMC da nvidia nem o nvidia-settings no CD :(

Postado

Ah, me digam uma coisa, como eu coloco os icones no desktop? So tem 2 la hda5 e 7(q eu não consigo acessar d jeito nenhum alias... >.< ). estava olhando nos menus ali, mas não consigo achar.

Outra coisa q to bolado é q baixei um .deb do amsn e não to acertando instalar também. :blush::( Da um help aí galera, por favor.

Postado
Postado Originalmente por Sigil@23 de janeiro de 2006, 21:10

Ah, me digam uma coisa, como eu coloco os icones no desktop? So tem 2 la hda5 e 7(q eu não consigo acessar d jeito nenhum alias... >.< ). estava olhando nos menus ali, mas não consigo achar.

Outra coisa q to bolado é q baixei um .deb do amsn e não to acertando instalar também.  :blush:  :(  Da um help aí galera, por favor.

Para acessar as partições é necessário uma conta com privilégios. Você pode tenatr rodar no xterm:

sudo nautilus

Basta fornecer a sua senha de usuário e acessar as partições. No caso de partições FAT32 você poderá definir permissão de leitura e/ou escrita para seu usuário. No caso de partições NTFS não há muito o que fazer não ser acessar com os privilégios adequados.

Postado

Olha aqui se eu quero por exemplo colocar o terminal no desktop eu clico em cima dele, seguro e arrasto para o desktop.

Quanto a acessar as partiçoes, qual é exatamente o problema? Se for clicar nelas e falar q não tem permissao é só liberar.

No caso experimente editar o fstab, se você não souber direito como editar, posta ai como ele está agora q a gente ajuda a montar :D

Outra coisa q to bolado é q baixei um .deb do amsn e não to acertando instalar também.  blush.gif  sad.gif  Da um help aí galera, por favor.

Para instalar um pacote .deb no Ubuntu você digita

$dpkg -i nome_do_pacote.deb

ai ele vai instalar pra você

Postado

Seguinte, to tendo direto um erro dizendo q um arquivo lock não existe ou não tenho permissão. Como q eu boto a permissao desse troço? também tem o amsn q quando tento instalar diz q não tem um tcltls q já procurei tanto no cd do ubuntu qt no do kubuntu e nada. Caraca, já vi q vou t q queimar muito neuronio mesmo, sera q c esse guia eu resolvo todos esse problemas?

Postado

o ubuntu é a mesmo coisa q o kubuntu em si? quero dizer, o ubuntu vem c o gnome instalado e o kubuntu c o kde, mas é so essa diferença ou tem algo mais? Eu instalei o ubuntu e usei o cd do kubuntu p instalar o kde, mas achei q ficou estranho, não sei porque.

Postado
Postado Originalmente por jib_junior@24 de janeiro de 2006, 01:10

Para instalar um pacote .deb no Ubuntu você digita

$dpkg -i nome_do_pacote.deb

ai ele vai instalar pra você

Eu tentei instalar assim e ele deu isso aqui:

$dpkg -i dpkg: problemas de dependência impedem configuração de amsn:
amsn depende de tcltls; porém:
 Pacote tcltls não está instalado.
dpkg: erro processando amsn (--install):
problemas de dependência - deixando desconfigurado
Erros foram encontrados durante processamento de:
amsn

Esse tcltls não é o tcl/tk? No caso eu to c a versão 8.4 instalada, precisa instalar as 8.0 e 8.3 também?

Postado

você baixou um pacote .deb do aMSN de onde mesmo? possivelmente ele tenha uma dependência inexistente nos repositórios do Ubuntu. tente editar seu sources, da mesma maneira q eu expliquei uns posts atrás.

Postado

Valeu, atualizei os repositorios e instalei o amsn por la, depois removi o q estava la(v0.94) e instalei essa nova versão, tinha uma porrada d pendencia.

Mas agora o prob é a geforce, não to conseguindo instalar d jeito nenhum. já tinha instalado no mandrake sem prob, mas agora ta dizendo q faltando um compilador do kernel. Eu tenho o kernel source, o binutils e uns gcc la, só q não ta dando certo d jeito nenhum. :(

Sem contar q o telinit 3 não funciona, se eu tento como usuario normal diz q tenho q ta como superusuario, se tento assim não acontece nada. So consegui usando /etc/init.d/gdm stop como vi o burns falando naquele topico fixo la, mas ta difiiiiiicil.

Postado

Ninguém? :(

Edit: O galera da uma mão ai, por favor. Tipo, faz assim, lista todos os pacotes q precisa p instalar o bicho e eu olho se ta faltando alguma coisa.

Postado
Postado Originalmente por Sigil@30 de janeiro de 2006, 18:31

Mas agora o prob é a geforce, não to conseguindo instalar d jeito nenhum.

Ahhhhhhhhhhhhh! ESTÃO ME IGNORANDO SÓ PORQUE EU USO O SLACK! :bravo: Brincadeira :P:P:P:P:P:P

Como eu já postei antes neste tópico, o ubuntu já vem com os drives glx da nvidia, estão no CD, é só instalar! O único problema é que os drives não vem com a extensão XVMC, então não dá pra decodificar MPEG2 com a placa... mas isso não é um problema caso você não use esse recurso.

Postado

Atenção: post atualizado após mais umas fuçadas e devido ao erro postado pelo burns mais abaixo... beleza?!

mais uma dica da hora para turbinar o visual do seu ubuntu... edite o arquivo /etc/X11/xorg.conf com o sudo e inclua as seguintes linhas na sessão device...

Section "Device"
       Identifier  "ATI Technologies, Inc. Radeon Mobility M7"
       Driver      "radeon"
       VendorName  "All"
       BoardName   "All"
       BusID       "PCI:1:0:0"
       VideoRam 16384
       Option "EnablePageFlip" "on"
       Option "AGPMode" "2"
       Option "AGPSize" "64"
       Option "backingstore" "true"           # linha incluida
       Option "RenderAccel"  "true"           # linha incluida
       Option "AllowGLXWithComposite" "true"  # linha incluida
EndSection

inclua também a seguinte sessão no final dele...

Section "Extensions"
       Option "Composite" "Enable""
       Option "RENDER" "true"
       Option "DAMAGE" "true"
EndSection

depois rode esta seguencia de comandos pelo terminal...

$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get install xcompmgr
$ xcompmgr –c & killall gnome-panel

e então tchan tchan tchan...

repare nas sombras sob as janelas... e se você quiser dar uma tunada na bagaça ai vai um resumo das principais opções de configuração dele (fonte: $ man xcompmgr)

-d display - Specifies which display should be managed.
-r radius - Specifies the blur radius for client-side shadows. (default 12)
-o opacity - Specifies the translucency for client-side shadows. (default .75)
-l left-offset - Specifies the left offset for client-side shadows. (default -15)
-t top-offset - Specifies the top offset for clinet-side shadows. (default -15)
-I fade-in-step - Specifies the opacity change between steps while fading in. (default 0.028)
-O fade-out-step - Specifies the opacity change between steps while fading out. (default 0.03)
-D fade-delta-time - Specifies the time between steps in a fade in milliseconds. (default 10)
-a - Use automatic server-side compositing. Faster, but no special effects.
-c - Draw client-side shadows with fuzzy edges.
-C - Avoid drawing shadows on dock/panel windows.
-f - Fade windows in/out when opening/closing.
-F - Fade windows during opacity changes.
-n - Normal client-side compositing with transparency support
-s - Draw server-side shadows with sharp edges.
-S - Enable synchronous operation (for debugging).

atualmente eu estou usando a seguinte configuração...

$ xcompmgr -c -C -r 5 -l -2 -t -2 -f -D 4 & killall gnome-panel

ainda tem mais... pra quem tem uma boa placa de vídeo (infelizmente não é o meu caso) também pode ser instalado o efeito de transparencia das janelas...

$ sudo apt-get install transset
$ transset &

para incorporar estas características desde o boot inclua os comandos em Sistema > Preferências > Sessões > Programas Iniciais > Adicionar...

para evitar um bug no logout que o mr. burns relatou mais abaixo tem que desativar a opção Sistema > Preferências > Sessões > Opções de sessão > Perguntar ao sair...

mais uma vez cito o manual do xcompmgr... beleza?!

BUGS
      Probably.   Please report any you find to [url]http://bugs.freedesktop.org/[/url].

post-4529-13884904689771_thumb.png

Postado

isso é 10... apesar de eu achar o enlightenment muito bonito, eu fico irritado com o sistema de foco e sobreposição meio falhado dele (as vezes você clica loucamente numa janela e ela não se sobrepõe as outras, só quando você clica na barra superior. as vezes funciona normal), então o metacity é o meu favorito... eu ia fazer isso, mas tinha me esquecido como, e também perdi o link...

valeu Roger...

Postado

Meu, aconteceu uma coisa estranha comigo ontem de noite, Fui tentar colocar esses efeitos que o Roger falou, mas coloquei na seção errada(no caso aquela dos drives de video), Aí deu mega pau no gdm e o ambiente grafico não iniciava nem com macumba. Beleza, loguei como root, fui la no /etc/X11/xorg.conf e editei o arquivo com o vi, Salvei e reiniciei, Aí funcinou beleza, Normalmente eu uso o kde, mas esses dias ando mexendo no gnome pra ver se acostumo com ele, Fui colocar uns temas lá e começou o problema. Não sei exatamente o que eu coloquei ou se foi resto do código q o Roger colocou aí e eu esqueci de tirar no xorg.conf, mas a pasta pessoal fica "abrindo"(so tentando abrir na verdade, não mostra o conteudo e fica ali ate dar problema de memoria que começa a comer feito louca e trava o sistema), Coloquei o tema básico do ubuntu(o human) pra ver se funcionava mas não deu em nada, continua o mesmo problema. Tentei entrar no kde pra ver e ta normal, so fica assim no gnome mesmo. Alguem tem alguma ideia do que eu fiz e se tem como dar jeito sem reinstalar? Eu to quase fazendo isso, mas so de pensar em reinstalar tudo e baixar atualização e o escambau de novo da uma preguiça medonha.:(:muro:

Postado

sigil... ao alterar o /etc/X11/xorg.conf o sistema salva um backup /etc/X11/xorg.conf~ da versão anterior... tente voltar assim...

roger@thinkpad:/etc/X11$ sudo mv xorg.conf~ xorg.conf

se for problema nele deve resolver... outra coisa... confira também se você mexeu em outras configurações da sessão por engano... a minha está assim...

post-4529-13884904745007_thumb.png

Postado

Experimentei algo curioso ao instalar o Ubuntu sob XFS e dual-boot com o Windows 2000. Estranhei que na hora de instalar o bootloader a instalação me apresentou o LILO. Voltei para escolher o GRUB mas fui informado de que o GRUB poderia dar problema caso instalado para iniciar sistemas em XFS, então instalei o LILO. O problema é que mesmo apontando o Windows no lilo.conf o LILO passava batido. Devo lenbrar que executei o SUDO LILO e não foi apresentado nenhuma mensagem de erro. Verifiquei que a partição do Windows foi desativada para boot. Isso não foi problema, pois dei um boot com um disco do 98 e ativei a partição pelo FDISK.

Fica aí o aviso. Se o LILO ou mesmo o GRUB impedir a inicialização do Windows veja se a partição está desativada para boot.

Postado

Roger, eu consegui fazer essa parada da sombra. Só que aqui sempre que vou no menu sair do Gnome pra desligar, reiniciar, coisa e tal, ele trava o X todo. Aí acontece isso?

Postado

Depois NÃO MANDE INSTALAR!! Agora que vem a manha! O Ubuntu tem como padrão o GCC4, porém o kernel ainda é compilado no GCC3.4. Então com isso no final da instalação dá pau! O truque é criar uma variável de ambiente para o GCC 3.4. É simples:

sudo CC="gcc-3.4"

sudo export CC

aí Burns, eu tentei fazer isso q você falou mas não funcionou, disse q o comando não existia. Não faltou nada antes do --CC="gcc-3.4"-- não?

Postado
Postado Originalmente por Mr Burns@03 de fevereiro de 2006, 20:53

Roger, eu consegui fazer essa parada da sombra. Só que aqui sempre que vou no menu sair do Gnome pra desligar, reiniciar, coisa e tal, ele trava o X todo. Aí acontece isso?

fala ai burns... aqui não acontecia... mas fucei e consegui "simular" este erro reativando a opção Sistema > Preferências > Sessões > Opções de sessão > Perguntar ao sair...

ai também congelou geral... antes quando desativado estava normal... dei uma googada (gnome+logout+xcompmgr) e achei alguns relatos deste pau aí... na verdade o X não trava... a janela de logout fica invisível, mas está lá :tantan:

quando for sair e congelar tente dar um ESC ou pressione ENTER pra confirmar...

que ###### né?! então restam 3 opções... #1 desabilitar a janela de logout... #2 conviver com ela invisível... #3 abandonar as sombras... e torcer até os desenvolvedores consertarem isso!

edit: o problema é do gnome e não está restrito ao Ubuntu...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!