Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Links e dicas para usuários do Ubuntu


Mr Burns

Posts recomendados

Pessoal, como alguns podem notar, o Ubuntu tem sido uma das distribuições que mais vem crescendo no mundo. Com um forte motor "Debian" rodando por debaixo do capô, Ubuntu vem se mostrando uma das distribuições para desktop mais robustas, mas sem deixar de ser flexível. Eu considero o Ubuntu em termos de desktop como um Debian "Tunado".

Então queria juntamente com todos contribuir com novos usuários de Linux que queiram iniciar pelo Ubuntu fazendo esta lista de coisas importantes para Ubuntu. O que acham? Pode ser links, dicas, sites, notícias, fóruns, etc.

Bom, eu vou começar:

Site oficial: hhtp://www.ubuntulinux.org

Forum Ubuntu: http://forum.ubuntubrasil.org/

Guia inicial:http://www.ubuntu-br.org/guia

Atualizado 25/10/06

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pra quem usa o breezy badger, existe o automatrix, um programa q da mais funcionalidade ao ubuntu. ele é um easy ubuntu mais bombado, e já instala os codes proprietarios e mais um monte de outras tralhas.

como eu ainda uso a Hoary eu não testei, mas o pessoal diz q funciona...

http://www.ubuntuforums.org/attachment.php...92&d=1133054516

baixe, extraia, execute, ele vai aparecer em aplicações -> arquivos de sistema -> automatrix. execute, escolha as opções e espere...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hehehe. Eu fiquei de cara. Com apenas UM CLIQUE atualizei meu sitema todo. Não precisei configurar mais nada. Foi só por o CD na unidade e clicar em atualizar automaticamente. Só isso. Cara, tô adorando esse Ubuntu para uso em desktop... :)

E aqui vão mais algumas dicas:

O root do Ubuntu é desativado por padrão. Pra isso o usuário irá trabalhar com o comando sudo. É só por sudo e o comando que você quer. Ele vai te pedir sua senha de usuário. É só colocar e bala. Mas aí perguntam: pra quê isso?? Simples. Segurança do sistema. Primeiro que todos sabem que root é o Deus no Linux. Faz tudo que quiser. Então ficar usando direto o sitema como root, pode danificar despois de alguma configuração, algum programa mal intecionado que aproveite da identidade do root... Então é dado esse direito ao usuário do Ubuntu, PORÉM tudo que ele for fazer de configuração é solicitada a senha para ter certeza que é ele e que é uma pessoa autorizada.

No início é um pouco esquisito acostumar, porém é muito legal e eficiente.

Mas se mesmo assim queiram reativar a conta do root, é simples. É só definir uma senha pra ele. Pra isso é só dar o comando:

sudo passwd root

Sua senha de usuário será solicitada. É só colocar. Aí vai pedir a nova senha do root. Digite e dê enter. Será solicitada a confirmação. É só repetir e pronto! O root está de volta. Porém isso não quer dizer que ele vai logar no modo gráfico. A razão pra isso é simples: o root é pra ser a identidade de configuração do sistema. Não há necessidade de ser ele que rode o sistema gráfico inteiro, só precisa da ferramenta. Pra isso o Ubuntu tem um utilitário pra isso. Em Aplicações, tem Ferramentas de sistema e um utilitário Executar como outro usuário. É só por o comando do aplicativo gráfico e em baixo marcar root como usuário. Depois é só colocar a senha de root quando solicitado e pronto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sabe, pra mim aqui funcionou em termos...

eu tive q reinstalar algumas coisas manualmente, como o firefox, e os icones do nautilus estão todos estranhos depois desse update...

e mais, o automatrix não ta reconhecendo como breezy, mas sim como Hoary...

vou formatar já q eu não coloquei nada muito especial, e vou formatar o hd inteiro dessa vez, sem partição windows...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recebi meus cds essa semana ... fiquei espantado! O troço vem de zurique , dentro de um plástico bolha , dentro do bolha veio 6 cds - 2 PC X86 um live e outro install - 2 MAC um live e outro install e 2 PC X64 um live e outro install , vem mídia prensada mesmo , achava que era CD-R mas não. Vem cada dois cds em uma capinha de papel duro com aquele desenho de 3 pessoas de mãos dadas e tal. Show de bola PENA QUE É GNOME , mas isso é só colocar KDE.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que isso amigo? Se quiser o KDE tem lá no Synaptic pra baixar. Mas depois dá uma olhada no Gnome 2.12 do Ubuntu. O Gnome já está muito eficiente, funcional e extremamente profissional. Mas com alguns retoques toques do pessoal do Ubuntu, está impecável. Recomedo muito você dar uma olhada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

também concordo com vocês... estou de ubuntu novo... logo que recebi os cds uns tempos atrás testei o livecd e não me empolguei muito... justamente por causa do gnome...

mas agora que já aprendi um pouco e estou precisando de um sistema mais "auto mágico" optei pelo ubuntu... e estou impressionado com o gnome... muito bom!

muito bo o site de temas... valeu a dica! estou atualizando para o brezzy por este esquema aqui... https://wiki.ubuntu.com/BreezyUpgradeNotes

tudo clique... clique... clique... já estava desacostumado de tanto usar a linha de comando... amanhã posto se funcionou... beleza?!

Postado Originalmente por Supermouse@04 de dezembro de 2005, 21:48

concordo plenamente... eu não gostava do gnome, mas depois q eu usei o ubuntu eu tive q rever meus conceitos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Mais uma dica muito legal! Pra quem quer configurar transparência real, efeitos de sombra, fade in e fade out no Xorg, esse guia aqui é muito bom e funciona perfeitamente:

http://www.ubuntuforums.org/showthread.php?t=20769

EDIT: Bem que dizem que é bom usar ainda só por curiosidade. O efeitos de sombras é um pouquinho bugado ainda. Aqui achei dois problemas: alguns comentários (aquelas quando chega o mouse em cima) que são pequenos, mas as sombras são projetadas erradas de um tamanho desproporcional (muito grande). E outro quando vou sair do Gnome, este trava completamente. Aí pra sair é ir pro tty0 e restartar o Gnome.

Bom, vamos ver se vão melhorar o suporte a isso e a estabilidade nas novas versões, porque é um recurso muito interessante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

para ganhar uns segundos no tempo de boot e uns megas de memória estava querendo desativar uns serviços dele... mas como tem muita coisa automágica ficava na dúvida de como fazer sem estragar nada... então achei este artigo no forum do ubuntu que me ajudou muito... recomendo, apesar de estar in english é fácil de entender...

http://doc.gwos.org/index.php/Speed_up_boot

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Wagner Silvino Pessoa@18 de dezembro de 2005, 01:37

a faculdade me tomou tempo e me desatualizei um pouco. mas sempre gostei de mexer c/ linux um pouco. vamos fazer o seguinte...poe aí...as configuraçoes basicas...as recomendadas...e os indiomas..pra ajudar mais. valeu

não entendi a pergunta, mas vou tentar responder:

aparentemente o ubuntu requer um pentium 200 com 32 mb de memoria pra rodar, mas acho q isso é sem o ambiente grafico. o ambiente grafico do ubuntu é o gnome, reconhecidamente mais leve que o KDE, portanto, se pensarmos no q dizem os requisitos minimos do live CD, creio q um processado 1.0 ou superios com 128 de RAM roda ele sem problemas.

idiomas ele suporta todos, mas não é nativo, o ubuntu tem q baixar da internet.

eu tambem recomendo uma conexao com a internet, de preferência banda larga, uma vez q ele não vem com suporte nativo ao portugues, e uma vez tambem q você deve baixar os codecs de audio e video pra conseguir ouvir musica e ver dvds, já q ele vem sem esses recursos. fora esse pequeno problema, o ubuntu é uma excelente distro, um Debian "de verdade", configurado pra desktop e meio auto magico. (eu digo Debian de verdade, porque, ao contrario de outras distros baseadas em Debian, o ubuntu é bastante flexivel, e trata o usuario como um adulto, não como uma crianca de 6 anos)

agora, totalmente fora, já q esse é o topico oficial do ubuntu: vocês viram, ubuntu é a distro oficial do gnome. o live cd do gnome para ver como sao as novas versões vem com o motor do ubuntu, o dapper drake flight versao beta (a nova versao do ubuntu) esta com o gnome 2.13, e a versao definitiva vira com o 2.14 (o ubuntu 6.04 saira em abril, e o gnome sera lançado em março). aparentemente as datas de lançamento dos dois produtos estão casadas, para que o ubuntu tenha sempre uma grande melhoria em seu ambiente desktop, o que tambem significa que agora o projeto gnome vai evoluir alucinadamente, com uma nova versao estavel a cada 6 meses.

isso prova q, apesar do linus não gostar do gnome (tem uma reportagem q ele fala mal paca do gnome, diz q encoraja as pessoas a usarem KDE no lugar e tal, e pelo q eu entendi, isso tudo é porque o gnome não da opção de alterar a funçao dos botões do mouse), esse projeto ainda vai evoluir muito, e é muito bom...

e viva o gnome...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Supermouse+19 de dezembro de 2005, 11:06-->
(...) ele fala mal paca do gnome (...) e pelo q eu entendi, isso tudo é porque o gnome não da opção de alterar a funçao dos botões do mouse (...)

ahahahahah... eu entendi a mesma coisa... só que não havia parado pra pensar dessa forma tão direta... muito hilário né?!

ps.: só pro burns não ficar chateado que to detonando o tópico... segue mais uma boa dica do ubuntu... beleza?!

voyeg3r@Fórum Ubuntu linux

Que tal ter um gerenciador de tarefas (pelo qual podemos matar programas) respondendo

à combinação de teclas Ctrl+Alt+Del ?

Abra um terminal e faça

gconftool-2 -t str --set /apps/metacity/global_keybindings/run_command_9 "<Control><Alt>Delete"

gconftool-2 -t str --set /apps/metacity/keybinding_commands/command_9 "gnome-system-monitor"

Pode fazer também a configuração abrindo Aplicações >> Ferramentas de Sistema >> Editor de Configurações >>

apps >> metacity >> global_keybindings      e    keybindings_commands

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Supermouse@19 de dezembro de 2005, 11:06

não entendi a pergunta, mas vou tentar responder:

aparentemente o ubuntu requer um pentium 200 com 32 mb de memoria pra rodar, mas acho q isso é sem o ambiente grafico. o ambiente grafico do ubuntu é o gnome, reconhecidamente mais leve que o KDE, portanto, se pensarmos no q dizem os requisitos minimos do live CD, creio q um processado 1.0 ou superios com 128 de RAM roda ele sem problemas.

idiomas ele suporta todos, mas não é nativo, o ubuntu tem q baixar da internet.

eu tambem recomendo uma conexao com a internet, de preferência banda larga, uma vez q ele não vem com suporte nativo ao portugues, e uma vez tambem q você deve baixar os codecs de audio e video pra conseguir ouvir musica e ver dvds, já q ele vem sem esses recursos. fora esse pequeno problema, o ubuntu é uma excelente distro, um Debian "de verdade", configurado pra desktop e meio auto magico. (eu digo Debian de verdade, porque, ao contrario de outras distros baseadas em Debian, o ubuntu é bastante flexivel, e trata o usuario como um adulto, não como uma crianca de 6 anos)

agora, totalmente fora, já q esse é o topico oficial do ubuntu: vocês viram, ubuntu é a distro oficial do gnome. o live cd do gnome para ver como sao as novas versões vem com o motor do ubuntu, o dapper drake flight versao beta (a nova versao do ubuntu) esta com o gnome 2.13, e a versao definitiva vira com o 2.14 (o ubuntu 6.04 saira em abril, e o gnome sera lançado em março). aparentemente as datas de lançamento dos dois produtos estão casadas, para que o ubuntu tenha sempre uma grande melhoria em seu ambiente desktop, o que tambem significa que agora o projeto gnome vai evoluir alucinadamente, com uma nova versao estavel a cada 6 meses.

isso prova q, apesar do linus não gostar do gnome (tem uma reportagem q ele fala mal paca do gnome, diz q encoraja as pessoas a usarem KDE no lugar e tal, e pelo q eu entendi, isso tudo é porque o gnome não da opção de alterar a funçao dos botões do mouse), esse projeto ainda vai evoluir muito, e é muito bom...

e viva o gnome...

e isso ai. :-BEER :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta aqui é quente e eu estava procurando a meses!!! Como fazer o Gstreamer passar os seus CDs pra MP3!! Por padrão ele só passa pra OGG. Apesar de achar a qualidade do OGG superior ao MP3, é sempre bom ter essa opção, pois nem todo lugar tem Linux ou Winamp pra escutar OGG...

http://www.emcken.dk/weblog/archives/99-MP...und-Juicer.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava lendo sobre a palestra de Miguel de Icaza e ele falou sobre o Gnome (claro!) e comentou sobre a infeliz falta de senso do Linus quando de seu comentario sobre o Gnome e KDE (por favor, não vamos continuar com ele aqui) e falou que "...Linus programa kernel, não entende de interfaces, não é o negócio dele...".

O Ubuntu tem clocado o Gnome em evidencia nos ultimos tempos e espero que continue assim, pois esta parceria está contribuindo e muito para o desenvolvimento dos dois e como eu adoro o Gnome... :P

Ele ainda fez uma comparação entre o Gnome e o KDE com um slide muito legal que define bem o que é o Gnome:

Bom, como dizem .. uma imagem diz mais que mil palavras.

T+

post-6782-13884900729342_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom, o que vi nesse programa é que só edita o menu Aplicações. Dá pra adicionar novas entradas pra ele. Eu fiz isso pra por o Eclipse que baixei no Eclipse.org, porque o do Ubuntu usava GCJ e ele ficava lento pra caramba...

E continuando as dicas, achei muito legal esse site: http://planeta.ubuntubrasil.org/

Tem altas dicas e novidades do Ubuntu. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso mesmo q o Burns disse mog, o programa pra editar o menu permite q você escolha um programa, ou digite um comando, bote um nome e um icone e deixe no menu Aplicações.

agora, já q a amioria das pessoas sofre de preguicite aguda para procurar como rodar WMV e MPEG no Ubuntu, la vai o caminho das pedras:

*AVISO: Até q alguém prove o contrario, isso funciona apenas no ubuntu, para Kubuntu dev ser difernte. se alguma alma caridosa testar e depois disser como foi fico grato.*

Para editar seus repositórios use o seguinte comando:

sudo gedit /etc/apt/sources.list

Delete todo o conteúdo do arquivo e substitua pelo conteúdo destacado abaixo. Salve o arquivo, feche e rode o comando:

sudo apt-get update

Com isso você terá mais de 17.000 programas para se instalar diretamente da internet. Basta acessar o gerenciador em Sistema > Administração > Gerenciador de Pacotes Synaptic

 
## Este arquivo deve ser salvo como /etc/apt/sources.list
## Para tirar suas duvidas sobre Ubuntu e bater um papo
## com o pessoal visite:
## [url]http://ubuntu.linuxval.org[/url]
## A comunidade Ubuntu Luso Brasileira.
## Todas as linhas deste arquivo que comecam com o
## simbolo "#" não serao interpretadas pelo linux,
## pois sao apenas comentarios.

############# Este e o CD-ROM do Ubuntu #################
## Descomente caso queira poder instalar pacotes do CD ##
# deb cdrom:[Ubuntu 5.10 _Breezy Badger_ - Release i386 (20051012)]/ breezy main restricted
#########################################################

##########################################################
#### Repositorios oficiais do Ubuntu 5.10 - Breezy #######
##########################################################
## programas atualizados
deb [url]http://archive.ubuntu.com/ubuntu[/url] breezy main restricted
deb-src [url]http://archive.ubuntu.com/ubuntu[/url] breezy main restricted
##
## Atualizacoes e correcoes de bugs, programas suportados pela equipe
##
deb [url]http://archive.ubuntu.com/ubuntu[/url] breezy-updates main restricted
deb-src [url]http://archive.ubuntu.com/ubuntu[/url] breezy-updates main restricted
deb [url]http://security.ubuntu.com/ubuntu[/url] breezy-security main restricted
deb-src [url]http://security.ubuntu.com/ubuntu[/url] breezy-security main restricted
##
## programas não-livres, alguns suportados pela equipe
##
deb [url]http://archive.ubuntu.com/ubuntu[/url] breezy universe
deb-src [url]http://archive.ubuntu.com/ubuntu[/url] breezy universe
##
## Atualizacoes de segurança não livres, algumas suportadas pela equipe
##
deb [url]http://security.ubuntu.com/ubuntu[/url] breezy-security universe
deb-src [url]http://security.ubuntu.com/ubuntu[/url] breezy-security universe
##
## Repositorios Multiverse
## Programas não-livres e não suportados pela equipe
deb [url]http://archive.ubuntu.com/ubuntu[/url] breezy multiverse
deb-src [url]http://archive.ubuntu.com/ubuntu[/url] breezy multiverse
##
## Backports (BR) - Pacotes importados versões mais novas - Brasil
deb [url]http://archive.ubuntu.com/ubuntu[/url] breezy-backports main restricted universe multiverse
deb-src [url]http://archive.ubuntu.com/ubuntu[/url] breezy-backports main restricted universe multiverse
##
## Backports (PT) - Pacotes importados versões mais novas - Portugal
# deb [url]http://pt.archive.ubuntu.com/ubuntu[/url] breezy-backports main restricted universe multiverse
# deb-src [url]http://pt.archive.ubuntu.com/ubuntu[/url] breezy-backports main restricted universe multiverse
##########################################################
#### Fim dos repositorios oficiais do Ubuntu 5.10 ########
##########################################################

##########################################################
####################### ATENCAO ##########################
##########################################################
# Os repositorios abaixo não sao oficiais do Ubuntu.     #
# Se quiser utiliza-los faca por sua propria conta e     #
# risco. Basta retirar o simbolo "#" no comeco da linha  #
# com o endereco do repositorio para ativa-lo. Salve o   #
# arquivo e feche-o. Em seguida execute o comando:       #
# sudo apt-get update                                    #
# Feito isso abra o gerenciador de pacotes e instale o   #
# programa desejado. Apos feito isto, edite novamente    #
# este arquivo e comente novamente a linha colocando o   #
# simbolo "#" no inicio da linha com o endereco          #
#                                                        #
# Utilizar repositorios do Debian pode incluir riscos    #
# Sempre que estiver com um repositorio não-oficial      #
# ativado, não faca nenhuma das atualizacoes indicadas   #
# pelo ubuntu para não misturar os pacotes debian/ubuntu.#
##########################################################

##########################################################
###### Repositorios não oficiais do Ubuntu 5.10  #########
##########################################################

################ Open Office 2.0 Final ###################
# deb [url]http://people.ubuntu.com/~doko/OOo2/[/url] ./
##########################################################

################## Codecs Multimidia #####################
##### Atencao: descomente apenas para instalar codecs ####
######### multimidia e depois comente novamente ##########
# deb [url]ftp://ftp.nerim.net/debian-marillat/[/url] etch main
##########################################################

######### Poucos pacotes, mas possui o Gaim-VV ###########
# deb [url]http://people.debian.org/~smimram/debian/[/url] unstable main
##########################################################

############## Skype e outros programas ##################
## Descomente para instalar algum programa específico e comente novamente.
# deb [url]http://debian.neo.pl/wfmh/[/url] unstable main contrib non-free
##########################################################

###### Aqui voce encontra o libdvdcss para tocar #########
##### DVDs e o VLC (Player de vídeo super compatível) ####
#deb [url]http://download.videolan.org/pub/videolan/debian[/url] sid main
#deb-src [url]http://download.videolan.org/pub/videolan/debian[/url] sid main
########################################################## 

o arquivo é bem comentado, mas ainda assim valem algumas explicações:

- Linhas comentadas (com um #) não sao lidas pelo sistema. varias linhas de repositórios sao comentadas, caso você queira usa-las basta apagar o # no inicio da linha.

- Linhas de repositórios comentadas sao de repositórios não oficiais ou instaveis. Apenas como ele está você já tem todos repositórios oficiais do ubuntu, mais o universe e o multiverse e os backports. outros repositórios só devem ser liberados para instalar um determinado pacote (como o libdvdcss), e depois comentados de novo. deixar essas linhas descomentadas, assim como liberar linhas do repositório do Debian pode causar danos ao seu sistema na hora de atualizar.

finalmente, tendo o sources.list certinho, baixamos os pacotes necessarios.

Abra o Synaptic

Digite Gstream na procura

marque o gstream0.8-mad e o gstream0.8mpeg2dec

aplique

Aguarde a instalação dos pacotes e pronto.

Todos seus programas de audio q usem gstreamer vão rodar mp3.

para WMV, procure e baixe o w32codecs e o totem-xine, desse jeito o totem (assim como quaisquer programas de vídeo q usem a engine do Xine) vai rodar filmes WMV.

para DVD, descomente as linhas do libdvdcss, procure e baixe esse pacote e vualá!

DVDs funcionando.

OBS: A intenção principal desse post não era dar essa dica manjada q todo mundo já sabe como fazer, até porque tem trocentos tutos na net com maneiras bem mais faceis de fazer isso, mas sim subir o tópico, de modo q todo e qualquer iniciante nessa maravilhosa distro o veja e resolva todas suas duvidas rapidamente. (Vide assinatura)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!