Ir ao conteúdo

Instalação do conectiva 8.0

Visitante

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, tudo bem?

Acabei de adquirir o Conectiva Linux 8.0, porém estou em uma grande dúvida.

Tenho um HD de 8.4GB, particionado em duas partes, sendo:

1- 6.4GB Formato FAT32 com Windows XP Professional

2- 2.0 Formato FAT32 formatado para Conectiva 8.0

Gostaria de saber os procedimentos que deve seguir para instalação do CL8.0 na seção de Particionamento. Lembrando que escolhi o modo de instalação CONECTIVA LINUX 8.0 (TEXT INTERFACE).

E se possível gostaria de saber quais são os riscos que poderam rolar na partição do Windows XP ... Sendo que a instalação será feita na partição com 2.0GB.

Muito obrigado pessoal!

Forte Abraço,

Postado

Faz muito tempo que eu não uso o Conectiva, mas vamos la...

A instalação do Conectiva é bastante intuitiva e você não terá maiores dificuldades. Durante a instalação você terá a opção de particionar o seu HD. Como você tem uma partição para que seja instalado o Conectiva, basta na hora em que ele pedir para você indicar a partição, você indique essa que você formatou.

Feito isso ele irá formatar (novamente) a sua partição com o sistema de arquivos suportado pelo Linux (EXT, EXT2, etc..., fica a sua escolha).

Mas da uma olhada no site do Conectiva que la tem um passo a passo (pelo menos tinha) de como instala-lo.

E pra variar um pouco: Independente de ser seguro ou não, faça sempre um backup dos seus arquivos, caso venha dar algo de errado...

Qualquer duvida, coloca de aí

falou

Postado

Opá!

Muito obrigado Rodrigo!

Se surgir alguma dúvida, pode deixar que eu irei postar.

Muito obrigado!  :P

Postado

Olá Rodrigo, olá pessoal !

Novamente, um probleminha!  :D

Estou na instalação do Conectiva 8, porém, na hora do particionamento eu excluo a partição de 2.0GB. E clico em Adicionar.

Quando aciono configuro para:

Montagem: /boot

Sist. de Arq: ext2

Tipo de partição: lógical

Maximizar: desmarcada

Inicializacao: marcada

Formatar: marcadas

Ai eu clico em OK...quando eu seleciono a unidade e clico em AVANÇAR, aparece uma mensagem assim:

..:: A PARTIÇÃO ROOT PRECISA SER CONFIGURADA! ::..

---

Lembrando que o Windows XP está instalado na unidade Primária ... e o linux será instalado na lógica (partição). Gostaria de saber se haverá necessidade de excluir a partição de 2GB, e deixar o HD com o padrão 8.4GB. Ai na instalação eu crio a partição de 2GB ?

Obrigado pessoal!

Abraços,

Postado

Vélho, seui problema é simples!!

O Linux precisa de 2 partições para uma instalação Home User ( Que é seu caso e como você tem pouco espaço é a melhor opção )

Em uma instalação mais arrojada você teria que adicionar as seguintes partições!!

/boot   = Partição de Boot onde fica o kernel

/         = Root - Partição Raiz onde tudo começa!!

/Home  = Partição dos Usuarios ( Eu costumo deixar 2 Gigas nela, pois guardo muitas informações aqui )

/usr      = Partição para os programas

/Var      = Arquivos aleatorios

E uma partição de Swap

==========

Cara, você precisa apenas da partição /

/ = Root, sem ela não instala

Defina como ponto de montagem /

e crie uma partição de no maximo 100 Mega para Swap

Vai ficar assim:

[HDA]

|

|_Windows 9x ou NT/XP

|

|- / Partição ROOT do Linux

|- {Swap} Partição de Swap

Pronto amigo , é só continuar a instalação!!

Até mais! !:)

Postado

Olá pessoal!

Finalmente consegui instalar o Conectiva Linux 8 em minha maquina, porém não utilizei nem o disco 2 e nem o disco 3! Gostaria de saber se é normal!

Seguido disso, quando o computador inicia ele abre diretamente o Windows XP. Nem chega a aparecer o LILO e nem nada perguntando qual sistema operacional eu gostaria de iniciar.

Obrigado mais uma vez pessoal!

Postado

É normal sim, o 1º Cd contém todos os pacotes para a instalação gráfica, o 2º CD contêm programas adicionais e um pacote muito importante que é o Kernel-Source 2.4.18-2cl, que sem ele instalado você não consegue compilar programas baixados da net, quanto aos outros cds, eles são os códigos fontes dos programas contidos no cd 1 e 2 e se tiver mais algum (não sei se há mais algum) deve ser um cd de bonus com jogos e aplicativos de teste. Se você deseja compilar programas baixados da nete, você tem que ter o kernel-sources instalado, você pode baixar do site da conectiva, ou de algum mirror conhecido, mas lembre-se deve ser o kernel do CL 8.

No conectiva 9, infelizmente, pelo que tenho lido por ai deve-se ter os 4 cds, não sei se é verdade pois ainda estou baixando os isos.

Abração!!! :)

Postado

Quanto ao Problema com o Boot Loader do Linux ( O LILO ) , o problema deve ser por quê você não instalou ele na MBR, entãio desative a proteção da MBR ( Alguma opção relacionada a Antivirus no CMOS de sua placa mãe ) se já não está desabilitada e proceda novamente com a instalação, só que não formate nenhuma das partições assim ele vai apenas atualizar os dados ( Eu acho , pois na verdade não conheço bem o CL8 !! ), na hora de gravar o LILO, grave na MBR e não na Superblock do Linux!!

:)

Pronto é só reiniciar o micro que o LILO deve aparecer ( OU o Grub, depende do BootLoader que escolher )

Até mais!! :)

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...