Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Instalação do conectiva 8.0


Visitante

Posts recomendados

Olá pessoal, tudo bem?

  Acabei de adquirir o Conectiva Linux 8.0, porém estou em uma grande dúvida.

  Tenho um HD de 8.4GB, particionado em duas partes, sendo:

1- 6.4GB Formato FAT32 com Windows XP Professional

2- 2.0 Formato FAT32 formatado para Conectiva 8.0

   Gostaria de saber os procedimentos que deve seguir para instalação do CL8.0 na seção de Particionamento. Lembrando que escolhi o modo de instalação CONECTIVA LINUX 8.0 (TEXT INTERFACE).

   E se possível gostaria de saber quais são os riscos que poderam rolar na partição do Windows XP ... Sendo que a instalação será feita na partição com 2.0GB.

  Muito obrigado pessoal!

Forte Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faz muito tempo que eu não uso o Conectiva, mas vamos la...

A instalação do Conectiva é bastante intuitiva e você não terá maiores dificuldades. Durante a instalação você terá a opção de particionar o seu HD. Como você tem uma partição para que seja instalado o Conectiva, basta na hora em que ele pedir para você indicar a partição, você indique essa que você formatou.

Feito isso ele irá formatar (novamente) a sua partição com o sistema de arquivos suportado pelo Linux (EXT, EXT2, etc..., fica a sua escolha).

Mas da uma olhada no site do Conectiva que la tem um passo a passo (pelo menos tinha) de como instala-lo.

E pra variar um pouco: Independente de ser seguro ou não, faça sempre um backup dos seus arquivos, caso venha dar algo de errado...

Qualquer duvida, coloca de aí

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Rodrigo, olá pessoal !

Novamente, um probleminha!  :D

Estou na instalação do Conectiva 8, porém, na hora do particionamento eu excluo a partição de 2.0GB. E clico em Adicionar.

Quando aciono configuro para:

Montagem: /boot

Sist. de Arq: ext2

Tipo de partição: lógical

Maximizar: desmarcada

Inicializacao: marcada

Formatar: marcadas

Ai eu clico em OK...quando eu seleciono a unidade e clico em AVANÇAR, aparece uma mensagem assim:

..:: A PARTIÇÃO ROOT PRECISA SER CONFIGURADA! ::..

---

Lembrando que o Windows XP está instalado na unidade Primária ... e o linux será instalado na lógica (partição). Gostaria de saber se haverá necessidade de excluir a partição de 2GB, e deixar o HD com o padrão 8.4GB. Ai na instalação eu crio a partição de 2GB ?

Obrigado pessoal!

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vélho, seui problema é simples!!

O Linux precisa de 2 partições para uma instalação Home User ( Que é seu caso e como você tem pouco espaço é a melhor opção )

Em uma instalação mais arrojada você teria que adicionar as seguintes partições!!

/boot   = Partição de Boot onde fica o kernel

/         = Root - Partição Raiz onde tudo começa!!

/Home  = Partição dos Usuarios ( Eu costumo deixar 2 Gigas nela, pois guardo muitas informações aqui )

/usr      = Partição para os programas

/Var      = Arquivos aleatorios

E uma partição de Swap

==========

Cara, você precisa apenas da partição /

/ = Root, sem ela não instala

Defina como ponto de montagem /

e crie uma partição de no maximo 100 Mega para Swap

Vai ficar assim:

[HDA]

|

|_Windows 9x ou NT/XP

|

|- / Partição ROOT do Linux

|- {Swap} Partição de Swap

Pronto amigo , é só continuar a instalação!!

Até mais! !:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal!

  Finalmente consegui instalar o Conectiva Linux 8 em minha maquina, porém não utilizei nem o disco 2 e nem o disco 3! Gostaria de saber se é normal!

  Seguido disso, quando o computador inicia ele abre diretamente o Windows XP. Nem chega a aparecer o LILO e nem nada perguntando qual sistema operacional eu gostaria de iniciar.

 

Obrigado mais uma vez pessoal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É normal sim, o 1º Cd contém todos os pacotes para a instalação gráfica, o 2º CD contêm programas adicionais e um pacote muito importante que é o Kernel-Source 2.4.18-2cl, que sem ele instalado você não consegue compilar programas baixados da net, quanto aos outros cds, eles são os códigos fontes dos programas contidos no cd 1 e 2 e se tiver mais algum (não sei se há mais algum) deve ser um cd de bonus com jogos e aplicativos de teste. Se você deseja compilar programas baixados da nete, você tem que ter o kernel-sources instalado, você pode baixar do site da conectiva, ou de algum mirror conhecido, mas lembre-se deve ser o kernel do CL 8.

No conectiva 9, infelizmente, pelo que tenho lido por ai deve-se ter os 4 cds, não sei se é verdade pois ainda estou baixando os isos.

Abração!!! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto ao Problema com o Boot Loader do Linux ( O LILO ) , o problema deve ser por quê você não instalou ele na MBR, entãio desative a proteção da MBR ( Alguma opção relacionada a Antivirus no CMOS de sua placa mãe ) se já não está desabilitada e proceda novamente com a instalação, só que não formate nenhuma das partições assim ele vai apenas atualizar os dados ( Eu acho , pois na verdade não conheço bem o CL8 !! ), na hora de gravar o LILO, grave na MBR e não na Superblock do Linux!!

:)

Pronto é só reiniciar o micro que o LILO deve aparecer ( OU o Grub, depende do BootLoader que escolher )

Até mais!! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!