Ir ao conteúdo

Ajuda c/ relação a uns eskemas com cooler..

-MarX-

Posts recomendados

Postado

aí pessoal beleza?

TIpo, hoje eu comprei um cooler da akasa azul c/ led né.., a principio eu ia instalar na parte frontal do gab. para refrigerar melhor o case e o HD..

Ai pensei: Tenho um Vcom39B, e tva pensando em pegar esse cooler da Vcom tirar, e colocar esse azul da akasa, q achei q este gera "mais vento" e "retira mais" calor q o outro. e colocar no lugar junto ao dissipador.. sera q convem? (na cx. da akasa fla: cooler pra XP3000+) ai fiquei trankilo.. e também ele ta mais silencioso q o da Vcom..

Ai eu colocaria esse Vcom na parte frontal...ou compraria outro colorido pra por..

o que vocês acham?

As fotos

Detalhe que o cooler da Vcom tem entradas nas laterias..para saida do calor..e o akasa é fechado..num sei c muda muita coisa

post-2732-13884900403689_thumb.jpg

post-2732-13884900404248_thumb.jpg

Postado

O jeito é testar para ver se a temperatura não muda... Fazer a troca é fácil. Você já mexeu em cooler de processador antes, né?!

Minha opinião sobre o fan do VCOM:

As aberturas laterais servem para reduzir o barulho ao melhorar a passagem de ar. É o que a Intel faz com os coolers box dela, deixando a hélice bem exposta.

A vantagem: venta mais e faz menos barulho que a mesma fan de lateral fechada faria.

A desvantegam: Conforme o jeito que for instalada, obviamente terá menos eficiência.

Pense comigo: Se você coloca ela na frente do gabinete, existirão duas situações distintas: Instalada entre a frente plástica e a parede metálica ela pega ar frio e enfia no gabinete. Se ela estiver do lado de dentro da parede metálica, ela pega ar de fora, mas também de dentro pois tem as aberturas laterais. Aí ela não ajudaria tanto na ventilação.

Mas de boa, eu tenho uma dessas no meu PC instalada como exaustor traseiro. Acho que o melhor jeito de instalar é como exaustor.

Pense também no seguinte detalhe:

Sua fan azul da Akasa é sleeve ou ball? porque essa da VCOM é ball. Ball dura mais que sleeve. Eu acho melhor.

Postado

Sim já mexi hehe..alias...em todo..até cortei os flat..pra fazer cabo sleeve.. também hauehae :D ...eu não seria loco de arrisca algo no pc se eu não tivesse mexido hehe

Da Akasa é sleeve..

Estranho...as laterais abertas do cooler da Vcom..d quando comprei sempre faz barulho... :(

Bom só c eu deixar assim mesmo...e colocar o outro na frente..do gab.

porque aqui tenho dois exaustores, o cooler traseiro, e o da fonte de 120mm da seventeam.

I pra por mais exaustor não tem como, só se eu cortar a parte superior do gab., coisa q não me convem fazer agora =(

Aproposito: O cooler da Vcom esta jogando o vento pra o dissipador, eu sempre achei que esses coolers retirassem o calor e não o contrario.. :huh: hehe

Postado

Bom, quem disse que as aberturas laterais reduziam o barulho foi a Thermal talk... O VCOM 39B é um clone do cooler Silent Boost, se não me engano. E é nas especificações dele que fala sobre a melhoria de eficiência e redução de barulho com o fan especialmente desenhado dele...

Agora, o objetivo de jogar ar é forçar a troca de ar entre as aletas do cooler. Não importaria muito se você puxasse ou empurrasse o ar, desde que ele se movimentasse... As diferenças surgirão em minha opinião por causa da geometria do dissipador.

Pensemos o seguinte: Se você põe um exaustor por cima da sua mão, você sente um ventinho meio que lateral passando por sua pele, não é? Agora, se você põe um ventilador, aí você sente uma "pressão" de ar sobre sua pele, e esse ar tende a se espalhar em todas as direções. O ar continua entrando em contato com a sua pele, mas com maior pressão, mais partículas de gás se chocam com sua pele e retiram dela parte do calor... No caso do exaustor, o fluxo de ar pode até ser mais eficiente, mas há menos partículas entrando em contato direto dom sua pele.

A transferência de calor se dá por contato ou por irradiação, não é isso?! Então por irradiação não faz muita diferença se você usa o exaustor ou o ventilador, mas por contato, faz diferença a pressão, que é quem garante o contato das partículas. Por isso que eu acho que nós costumamos ver duas medidas relativas a cooler. A pressão de H2O e o CFM. Eu estou meio que chutando e lavando na lógica. Estou pondo isso aqui para discutir e elucubrar... Não é a verdade da coisa, viu... Mas eu acredito que a pressão de H2O se refira a isso. Ser de H2O deve ser apenas uma medida de comparação, mas a pressão seria a pres´~ao com que o ar atinge a superfície metálica do dissipador.

Outro fator que eu acho que faria diferença é o seguinte:

A base do cooler é o ponto mais quente. Existe um espaço entre a base do cooler e a ventoínha, que é onde estão as haletas (nesse espaço). Aí, o ar puxado vai tender a passar mais forte pelo topo das haletas que pelo fundo, resfriando na verdade a parte mais fria do dissipador. Aí você perderia eficiência.

Então é isso que eu acho.

Que que você me diz? :wacko:

Postado

Opa, eu gosto de discutir hehe, e nisso vemos varios pontos e aprendemos com eles.

Entendi q você disse perfeitamente... :joia:

Fiz o teste com aquele cooler da akasa, ele tem uma rpm mais baixa um pouco q o da vcom.e a temp ficou +- 2..3..graus mais alta.. então resolvi deixa como estava..e coloquei o azul no fundo e passei o verde q tva ali na aprte frontal.

Por enquanto esta bom...a temp. do hd q antes ficava 45..43..42..41..40 graus...caiu pra 35...36 (com todo no max.) e 37..38 tdos em baixa rotacao..

Agora o que ta me dando um pouco de dor d cbça é o cooler da vga..e parece "patinar" quando fico jgoando uns 10.15min como me refiro ao outro topico q fiz..num sei c você viu..

bom ..

valeu aí!! :bandeira:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!