Ir ao conteúdo

Os melhores codecs! Na minha opinião Top5

Posts recomendados

Postado

Fiz um rank entre os meus 5 preferidos, com informações e links, Prós e Contras de cada um, recomendo para quem é iniciante e não conhece bem os codecs, lembrando que cheguei a esse rank depois de vários e vários testes, até cancei. :ZZZ:

Verde: Os prós

Vermelho: Os Contras

Azul: Links e infos, encoders recomendados

Os 5 melhores codecs nessa ordem, na minha opinião.

:!:1º => X264 r395

Com a nova quantização H264, codec ainda em desenvolvimento, não chegou a seu resultado esperado, porém já vencendo qualquer outro codec MPEG4 H263.

Velocidade baixa, podendo a chegar a encodificar em 0.5fps por segundo dependendo da configuração e da máquina. Não possui um Decoder incluido, usa-se o FFDSHOW.

Site oficial: www.x264.nl

Download: X264 Versão r395

Decoder: FFDShow

Encoder: VirtualDub

:!:2º => DivX 6.1

Com a quantização H263+ uma otimização da quantização já utilizada nos codecs baseados em MPEG4, essa versão é a melhor versão do DivX que eu já usei até hoje, com sua nova opção Insane Quality, realmente funcional.

Velocidade um pouco baixa, sistema de profiles, poucas opções para se configurar manualmente.

Site Oficial: www.divx.com

Download: DivX 6.1 Play

:!:3º => XviD Koepi 1.1.0

Uma das versões mais estáveis do XviD koepi Build, com quantização H263 e seu Cartoon Mode ainda é um dos codecs mais nítidos para Medium e High Bitrates, um dos codecs mais rápidos dos baseados em MPEG4.

Não trabalha com Low Bit Rates, interface um pouco complicada para inexperientes.

Site Oficial: www.koepi.org

Download: XviD koepi 1.1.0

:!:4º => Real Media 10

Um grande codec, se não me engano baseado também em MPEG4, tem uma encodificação muito rápida, e mantém um bom nível de nítidez, também trabalha muito bem com Low Bit Rates.

Não possui um codec VFW, é necessário player para assistir e encoder para codificar, porém há alternativas. Formato fechado.

Site Oficial: www.realnetworks.com

Decoder: Real Alternative 1.46

Player: Real Player 10 (Não Recomendo)

Encoder: Easy RealMedia Producer (FreeWare)

Tutorial: Usando o Easy RealMedia Producer

:!:5º => Windows Media Video 9

Bom codec, tem uma versão VFW para se encodificar em avi, como DivX, mantém uma qualidade boa e trabalha com qualquer Bit Rate mode, boa suavização para evitar Blocks.

Nítidez precária na maioria dos resultados, encodificação mais lenta se comparado ao Real Media 10 que também é de stream, Mico$oft, perde em todos os aspectos para o Real Media 10.

Site Oficial: www.microsoft.com.br

Player: Windows Media Player 9 ou 10

Encoder: Codificador do Windows Media 9 (BR)

Decoder: Windows Media 9

Codec: WMV9 VCM Codec

Player recomendado para todos os formatos:

BsPlayer Free

Site Oficial: www.bsplayer.org

Download: BsPlayer 1.37

O que acham? Na minha opinião essa é a lista perfeita com a seguinte data e as versões atuais dos codecs, se fosse ano passado com certeza XviD seria o segundo colocado e não o DivX, recomendo essa lista pros iniciantes, pois todos esses codecs já foram testados em diversas configurações e vídeos até DVD's e realmente ao meu olho, essa é a ordem dos melhores até a presente data.

Façam sua listia também, mais não precisa ser que nem a minha né, fiz essa pra quem não conhece todos os codecs, pra saberem onde baixar etc.

Falou, espero que tenha alguma utilidade esse tópico! :joia:

:bandeira:

• 5 meses depois...
Postado

Eu gostei bastante do codec MPEG2 do Dr. DivX 1.06 (que usa o codec divx 5.21), até em baixos bitrates mantém uma qualidade excelente.

Também é excelente a qualidade dos vídeos produzidos pelo programa CinemaForge, além de chegar a um pico de 5s por segundo de trabalho, só não sei q codec que ele usa.

Postado

Grande tópico, cara!

Como você mesmo falou, se fosse ano passado o XviD estaria na frente do DivX. Não testei ainda este novo Divx, continuo usando o XviD. Mas achei tuas colocações muito boas. Parabéns!

• 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
Postado

Olá BuZz,

Primeiro queria lhe parabenizar pela iniciativa que realmente é muito trabalhosa para um codec imagina o teste de vários. :palmas:

Bem sempre usei o DrDivx Beta para encodar meus videos, mas não sei porque de um tempo para cá o mesmo não consegue concluir uma unica tarefa então voltei ao Virtualdub, o problema é que após fazer os sets do meu video no codec Divx eu não encontro uma forma de transformar o meu audio em mp3, o que eu facilmente configurava no DrDivx.

Há esta possibilidade?

Valeu a iniciativa e vou tentar utilizar este X264 para teste

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...