Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Scanear fotos para montar um cd de fotos


Posts recomendados

Olá pessoal

Estou querendo montar um cd de fotos....no entanto qual seria a melhor resolução para digitalizar essas fotos....

Pois algumas estão ficando ruins, apesar da foto em si estar boa.

Alguém poderia me explicar ou dizer como devo proceder....

vi muito por aqui se falar em filtro...devo usar? como?

Fico no aguardo...de uma nobre alma.....

abraços a todos

Salim

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de acrescentar que depende do scanner também.

Tive um multifuncional 1315 da HP, cuja qualidade, mesmo em resoluções mais altas, era sofrível. Pode ser que eu não tenha explorado ele melhor, mas logo passei a máquina pra frente.

Hoje estou com um Scanjet 2400, da Hp mesmo. É outra coisa... muito superior.

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A primeira coisa que digo é que, abaixo de 150 dpi, os pixels que formam a imagem começam a ficar visíveis (como exemplo, dê um zoom numa imagem bitmap que você vê claramente os pixels, ou quadrados). Amplie a imagem e os pixels também são ampliados.

Escanear uma imagem com mais de 300 dpi só é útil se você for ampliá-la bastante: o arquivo fica muito grande, e, ao se ampliar o tamanho em centímetros, a resolução em dpi cai.

Se essas fotos forem apenas visualizadas numa tela ou impressas no seu tamanho natural (normalmente 9x12 ou 10x15), pode escanear com 150 dpi, que ocuparão menos espaço e terão qualidade suficiente (mínima).

Se você pretende fazer uma ampliação, então o mínimo é 300 dpi, e é bom que sua ampliação não passe de 200%. Ou seja, com uma foto 10x15 a 300 dpi, você pode ampliá-la para 20x30, e ela ficará com 150 dpi.

Quanto a foto ruim, deve se verificar se é problema de resolução, luminosidade, foco, contraste etc. isso é muito relativo. Para cada problema, há um comando ou filtro a ser usado.

Após escanear, programas como o Photoshop ou o Corel Photopaint editam uma imagem, corrigindo os problemas citados acima. No caso do Photoshop, que é o mais comum (e melhor), pode-se utilizar os comandos de "auto nível", contraste, curvas, saturação e outros, para melhorar a imagem (isso para usuários iniciantes).

Quanto aos filtros, há os que melhoram o foco, aplicam efeitos, distorções etc. O melhor é abrir uma foto, selecionar "filtros" no menu e escolher, por exemplo, "nitidez" ou "sharp" e, entro das opções deste filtro, optar por "máscara de nitidez" ou "unsharp mask". Use números expressivos e veja o resultado no preview.

Há várias formas de se corrigir uma imagem, mas aí são outros quinhentos. Não há uma regra geral: cada problema tem uma solução quase específica. Usuários avançados evitam recursos automáticos ou efeitos exagerados numa imagem, além de priorizar a qualidade técnica e não a visual.

Espero ter ajudado.

Abraço!

Nexus6

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz pessoal....

muito obrigado pelas informações...ajudaram bastante!

estou utilizando uma multifuncional HP...e pelo que disseram...este pode ser um dos problemas também....

No entanto ainda tenho uma dúvida, desculpem minha ignorância, mas qual o tamanho que as fotos devem ter, ou seja, scaneio ela com 100% ou qual tamanho para que fique bem visualizada na tv?

Todo caso hoje farei alguns testes em casa....e qualquer dúvida volto a postar.

Tentarei fazer pelo photoshop e aplicar esses dois filtros...

Mais uma vez obrigado a todos sem exceção.....

Forte abraço....

Salim

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Escaneie em 300 dpi. Se gravar em jpg, use sempre qualidade 100%. O tamanho do arquivo não importa, já que você vai passar para CD ou DVD. Mas depois que tiver finalizado o trabalho, apague as fotos do HD, senão ele ficará cheio logo.

Esclarecendo melhor: falei em tamanho de arquivo e não em tamanho da foto, ou medidas, que acho que foi isso que você perguntou. Como deverão existir fotos em diversos tamanhos e formatos diferentes, mantenha sempre a proporção de 8 x 6, que é a proporção de um monitor (800 x 600 ou 1024 x 768, as resoluções mais usadas).

Espero ter me feito entender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
  • 4 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!