Ir ao conteúdo

PC resfriado à AR CONDICIONADO!

-Guilherme-

Posts recomendados

Postado

É possível sim. A questão é o preço do investimento.

Uma ideia é criar um sistema de refrigeração fechando todo o gabinete e deixando somente um entrada para o ar insuflado (resfriado) e uma saída para o ar aquecido.

Seria um sistema de refrigeração indireta. Com um "resfriador externo" e um ventilador e exaustor fazendo um ciclo de ar.

O ar gelado passaria por dentro do PC e absorveria o calor gerado e dissipando no sistema de refrigeração externa. A água se condensa fora do gabinete e não existe problema de água nos componentes.

O que complica é o preço dos componentes e o complicado sistema para controlar tudo isso.

Postado

e uma dessa sendo usada como resfriador do ar do gabinete??? ela não é muuuuito eficiente, mas geraria um ar um pouco mais frio que o ar ambiente, nesse caso, o que eu penso é usar dutos que direcionem o ar resfriado diretamente nos coolers do processador e da GPU!

http://www.safarishop.com.br/pl_site/minigeladeira.asp?affiliate=BSCP$$Geladeira4,5&cupom=

pra evitar condensação pode-se usar um desses logo antes do coletor de ar da geladeira:

http://www.kalunga.com.br/product.asp?catalog%5Fname=KommerceII&category%5Fname=C7%7CM%F3veis+%26+Equipamentos&product%5Fid=240890&category%5Fdisplay%5Fname=M%F3veis+%26+Equipamentos&cookie%5Ftest=1#detalhe_do_produto

o custo não é exagerado (principalmente comprando a geladeira por 90 reais no paraguai) a se pode ter um resultado legal!

• 2 semanas depois...
Postado

Bem... eu estou na etapa de pesquisar viabilidade pra esse esquema do óleo. Acredito que seria a melhor solução (fora um watercooling padrão), desde que acoplado a um sistema de resfriamento (como um radiador).

Já posso adiantar que deve funcionar sim, o esquema do óleo, SE colocarmos uma bomba de óleo e um radiador. Mas o problema é que esse tipo de sistema é muito dependente da temperatura ambiente e, como o óleo é apolar, não dá pra colocar aditivos.

Uma nota: os sistemas de condicionamento não são viáveis.. acaba gastando muita energia pra manter o ar refrigerado.

• 2 anos depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!