Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

70º no processador..


chiclops

Posts recomendados

Bom.. meu pc é porrada, novinho, tem 6 meses...a config tá na assinatura..

Nunca me preocupei muito com temperatura, nunca tinha tido problemas com isso.

Mas aí eu percebih que sempre que eu jogava meu Need 2 saia um ar muito quente na fonte.

aí botei o software da intel pra v as temperaturas.. o que eu percebih é q chegava aos 60º.. aí me preocupei e, resumindo, resolvih colocar um cooler baratinho (R$ 8,00) de 100mm num espaço reservado pra isso mesmo, na parte de tras do gabinete (tinha até os furos certos). Botei ele assoprando pra fora.

Com isso, o PC baxoh uns 6º +- .. sem fazer nada, ele ficava em 41º, por aí..

aí fui jogah BF2 e a temp subia sempre pra + de 60º ainda.. no inicio achei até normal, mas já tô me irritando.. agora que tenho BF2:SF e peguei o NFSMW ele chega nos 69º... isso acontece no SimCity4 também.. botei o MBM pra alarme em 69º e ele vai diversas vezes nessa marca.

Fiquei preocupado, porque diz na tabela de temperaturas maximas que o processador aguenta até 70º...

Bom, o que eu quero sabeh é o q eu posso fazeh pra diminuih isso sem gastah muito... queria sabeh se é alguma coisa errada que eu tô fazendo ou se é porque ele é um 3.2...

A proposito, meu gabinete tem duto de ar lateral e ele tá sempre assoprando geladinho pro processador. O cooler traseiro que eu botei tá sempre jogando ar não muito quente, é difícil sair ar quente por aí.. e o cooler da fonte joga ar quentinho quando tá normal e ar bem quente quando tô jogando... o HD não passa dos 40 nunca e os outros dois sensores da placa-mãe nunca passam dos 52..

Como o ar tá sempre meio gelado perto do processador, queria sabeh se de repente pode ser um erro de leitura ou coisa parecida.. também queria saber porque sai tanto ar quente pela fonte..

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://images3.pictiger.com/images/8e/89c6d42cd03ebf5a178bf282b5016f8e.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

valeu

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se eu fosse você, eu catava organizava os fios dentro do gabinete(caso estiver bagunsado), tirava o duto, trocaria o cooler do processador por um melhor(igual esse http://www.spon.com.br/index.asp?secao=20&...oria=0&id=1084) e se tive-se jeito faria um buraco na parte superior do gabinete no sentido de exaustão(e tiraria o cooler de tras).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigos, eu acho um tanto relativo essa histórias de coolers assim ou assado. Quando troquei o meu pc pelo da assinatura, acabei tendo q trocar o cooler por um thermaltake. Confio na marca e o cooler é de cobre, mas mesmo assim, meu athlon xp 2600, 1.9 GHz funciona normalmente com 60 graus.

Se o seu pc tá funcionando normalmente, e a ventilação dele é boa, o cooler é de qualidade e de cobre, não aquelas porcarias q tem núcleo de cobre e o resto de aluminio, e mesmo assim funciona em temperaturas altas, eu acho q é encanação...

Baffs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gte, o cooler do processador é original da intel, tem um dissipador enorme e uma ventoinha potente, colocando a mao aí perto, tá sempre meio frio sabe...

não tô afim de levah meu gabinete pra cirgurgia coitado, é novinho, de aluminio, levinho levinho.. novo ainda... deve t outra coisa que eu possa fazer..... alem do +.. porque sai tanto ar quente na fonte??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por chiclops@09 de fevereiro de 2006, 13:44

Gte, o cooler do processador é original da intel, tem um dissipador enorme e uma ventoinha potente, colocando a mao aí perto, tá sempre meio frio sabe...

não tô afim de levah meu gabinete pra cirgurgia coitado, é novinho, de aluminio, levinho levinho.. novo ainda... deve t outra coisa que eu possa fazer..... alem do +.. porque sai tanto ar quente na fonte??

É o ar quente que tá dentro do seu pc e também é o ar do aquecimento da fonte. Eu também não tô muito satisfeito com a temperatura do processador do meu pc que também costuma chegar a 60 graus com facilidade quando fico muito tempo jogando um jogo pesado. O meu processador fica em 50 graus no windows. Uso o cooler original da Intel. É fogo esse processador....mais é bom pelo menos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja se você tem acesso às voltágens de sua Fonte. Verifique se estão normais ou abaixo do mínimo.

Pode ser uma questão de voltágens. Sua fonte deve ser Genérica. Se for, troque-a por uma ST420W.

**********************EVEREST LOG************************

Temperaturas:

Placa mãe 39 °C (102 °F)

Processador 42 °C (108 °F)

Aux 55 °C (131 °F)

SAMSUNG SP1203N 33 °C (91 °F)

**********************************************************

**** MBM LOG ****

11/2/2006 13:29:14

3189 MHz

Case 39°C

CPU 55° C

Case 2 42°C

HD 33°C

*****************

Agora estou confuso. Afinal, qual é a temp. do processador? a de 55 ou a de 42?

E, se a de 42 for mesmo a do processador, o que é a de 55??

Sei que estou sendo chato, mas imaginem o quão chato é ter q ficar parando de jogar toda hora por causa que o sensor indica 69º... O processador vai torrar daqui a pouco, não quero isso né... :unsure:

Uma observação... Não sei se isso tem algo a ver, mas meu estabilizador também fica bem quente dos lados, mas não é um comum de linha.. é um NHS grandinho, dos bons..

Quanto as voltagens:

Coolers:

Processador 2411 RPM

Valores de voltagens:

Núcleo CPU 1.47 V

+1.5 V 1.32 V

+3.3 V 3.37 V

+5 V 5.10 V

+12 V 12.00 V

Além do mais, tenho uma 450ATX, não é generica n..

PS: Dear Clito, voltagens tem acento não... B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

faz assim =>>

coloca um cooler frontal(se possivel, faca um furo só , elimine aqueles "furinhos" e coloque um filtro , na traseira se não for de 120mm ,veja se é possivel fazer essa modificacao de 80mm =>> 120mm veja no meu site http://casemoders.ubbihp.com.br/80mm120mmcm.html ,fazendo isso sua temperatura vai abaixar bastante , inclusive da placa-mãe também! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por maluf@11 de fevereiro de 2006, 23:28

faz assim =>>

coloca um cooler frontal(se possivel, faca um furo só , elimine aqueles "furinhos" e coloque um filtro , na traseira se não for de 120mm ,veja se é possivel fazer essa modificacao de 80mm =>> 120mm veja no meu site http://casemoders.ubbihp.com.br/80mm120mmcm.html ,fazendo isso sua temperatura vai abaixar bastante , inclusive da placa-mãe também! :D

Ok, já tenho os buracos para o de 120mm, só faltaria comprar mesmo..

Mas não entendih o q você quis dizer com "filtro".

Outra coisa. Um cooler em ventilador aí "nos furinhos", embaixo do HD, ajudaria também?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara.. você pode ver tambem seu gabinete esta em algum lugar sem espaço para q o ar circule, se não nem adianta varios coolers se o mesmo ar quente q sai acaba voltando. Tente colocar um ventilador proximo ao gabinete ou abrir a tampa lateral para ver se a temperatura baixa antes de gastar mais dinheiro.Preste atenção tambem nos cabos como o colega já falou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala galera!

Neste verão, também estou tendo problemas com o aquecimento do meu PC (configuração abaixo):

- P4 2.66 GHz + cooler original Intel

- MB Intel D865PERL

- GF FX5200 128 MB

- 512 MB DDR 333

- HD IDE Seagate 80 GB 7200 RPM

- DVD-RAM LG 4167B

- CD-RW LG 8525B

- gabinete com duto lateral + c/ fonte 350 W (genérica)

- WinXP SP2 / Fedora Core 4

Instalei o programa da Intel pra monitorar a temperatura e, por duas vezes, a temperatura ultrapassou os 70°!!!! E nas duas vezes estava rodando o DVD Shrink em alta prioridade. Olha só o inferninho:


02/07/06 15:10:23
The system temperature (Processor Zone Temperature) has exceeded its recommended maximum temperature.
Bad Temperature Value: 74 degrees Celsius (165 degrees Fahrenheit)

01/26/06 17:57:24
The system temperature (Processor Zone Temperature) has exceeded its recommended maximum temperature.
Bad Temperature Value: 74 degrees Celsius (165 degrees Fahrenheit)

Foi só eu sair do DVD Shrink pra temperatura cair bruscamente... E o que já percebi é que, em dias mais com temperaturas mais amenas, até 30° ambiente, dificilmente a temperatura do processador passa dos 60° independende do que estiver rodando - nos dois dias citados acima, aqui em casa estava fazendo pelo menos 35°.

Ainda não tive tempo de analisar a fundo o problema, mas como o PC anda dando umas travadinhas de vez em quando em jogos pesados, suspeito que até possa ser a fonte que não esteja agüentando. Mas, antes de trocar a fonte por uma de grife (e mais cara) ou arriscar trocar apenas o cooler do processador, penso em arrumar os cabos dentro do PC e trocá-los por round cables, e ainda colocar dois coolers no gabinete, um na traseira jogando o ar quente pra fora e outro na dianteira jogando ar "frio" para dentro do gabinete - aí, considero colocar uma daquelas baias fans.

Minhas perguntas:

- round cables ajudam a melhorar o fluxo de ar dentro do gabinete?

- quais tipos de coolers são os mais indicados para colocar na frente/atrás do gabinete? (tamanho, material, marcas + recomendadas, etc.) Não ligo pro barulho deles, não, contanto que ajudem a diminuir a temperatura interna... [:)]

- adicionar 2 coolers (bons) no gabinete chega a consumir energia extra a ponto de ter que ser obrigado a trocar de fonte?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- round cables ajudam a melhorar o fluxo de ar dentro do gabinete?

O benefício desses cabos é o fato de serem menores, ocupam menos área e, por isso, melhoram o fluxo de ar, com certeza. No entanto, se você organizar os flats bem direitinho a ponto de não interferirem na passagem do ar embaixo do seu hd, não haveria necessidade desses cabos. Em todos os casos, um round sempre é mais bonito visualmente.

- quais tipos de coolers são os mais indicados para colocar na frente/atrás do gabinete? (tamanho, material, marcas + recomendadas, etc.) Não ligo pro barulho deles, não, contanto que ajudem a diminuir a temperatura interna... []

Não sei lhe dizer em marcas, e, apesar de estar tendo diversos problemas com temperaturas, posso lhe dizer que um cooler básico de 80mm de 8 reais já faz uma boa diferença.

- adicionar 2 coolers (bons) no gabinete chega a consumir energia extra a ponto de ter que ser obrigado a trocar de fonte?

Não. Um cooler decente gasta em torno de 6W. No entanto, veja primeiro se suas voltagens estão OK. Baixe um programa como o Motherboard Monitor ou o Everest (mais prático) e veja se está tudo certo. Se estiver, vá firme. Se não, compre um fonte ATX para P4, você irá gastar nem 50 reais.

http://lista.mercadolivre.com.br/_CategID_8288_JSEA

Agora que você falou de DVD. Faz tempo que eu penso.. Às vezes parece que meu PC fica quente pcausa da placa de vídeo (a da assinatura), porque todos os jogos que eu jogo são 3D.. Além do mais, a placa não tem cooler, só dissipador.

->Pode ser a placa de video que esquenta tanto o PC?

->Essas placas não tem sensor de temperatura né?

->Afinal, um cooler de 120mm, exemplo, como ventilador, ajuda mesmo a baixar a temperatura?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Pois é. Depois de muito tempo acabei descobrindo o problema: Na verdade, esses programas de leitura de temperatura ficam literalmente loucos quando o processador está trabalhando pesado, ou seja, faz leituras inválidas.

Isso não tem solução, no site da Intel tem um monte de posts contando isso, de temperaturas altas no processador, e o pessoal lá diz pra gente ignorar as leituras.

Só pode-se basear em um sensor, que o que está à esquerda do processador.

Se você tem o mesmo problema que eu, pegue o mapa da sua placa mãe e veja qual está à esquerda e baseie-se por ele. Além do mais, se seu gabinete estiver frio, não á com o que se preocupar.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por mateuspar@01 de março de 2006, 12:19

O cooler que você colocou atrás, inverte ele, em vez de exaustão faz ele ventilar...

:joia:

Isso interferiria diretamente no caminho do ar dentro do gabinete, que é da frente (ar frio) para trás (ar quente). Por onde o ar quente iria sair?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por chiclops@03 de março de 2006, 14:38

Isso interferiria diretamente no caminho do ar dentro do gabinete, que é da frente (ar frio) para trás (ar quente). Por onde o ar quente iria sair?

Bom eu prefiro colocar este cooler a qual estamos falando, ventilando... forçando todo o ar do gabinete sair passando por dentro da fonte...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por mateuspar@03 de março de 2006, 14:58

Bom eu prefiro colocar este cooler a qual estamos falando, ventilando... forçando todo o ar do gabinete sair passando por dentro da fonte...

Mas daí você estaria resfriando sua fonte com ar quente. Aí ela pode superaquecer, o que pode causar algum dano interno na fonte, que, por sua vez, poderia afetar a placa mãe e seus periféricos. A não ser que você opere seu PC e faça um furaco no topo do gabinete. Como o ar quente sobe, tudo estaria ± certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

chiclops

você disse q não usa fonte genérica, mas essa fonte q você citou de R$ 50,00 pode apostar q é. Uma fonte de qualidade sai em torno de R$ 170,00 (ST420) e o poder de exaustão é melhor do que as genericas.

O negócio da circulação de ar no gabinete é meio q padrão. Os coolers frontais ( na parte de baixo) jogando ar pra dentro e os de tras jogando ar pra fora (junto com a fonte), o ideal é sempre optar por coolers grandes, como os de 12, q são bem mais eficientes.

Se isto não estiver funcionando então o problema deve ser no cooler do processador.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por chiclops@03 de março de 2006, 14:38

Isso interferiria diretamente no caminho do ar dentro do gabinete, que é da frente (ar frio) para trás (ar quente). Por onde o ar quente iria sair?

Olha só amigo, encontrei isso no Clube do Hardware:

"Seja qual for o local de instalação da ventoinha, você deverá posicioná-la de modo que o ar entre no gabinete, para fazer a correta circulação de ar. Essa ventoinha servirá para jogar ar frio para dentro do gabinete, enquanto a ventoinha da fonte estará "puxando" o ar quente para fora, fazendo o ar circular corretamente."

OU SEJA, QUALQUER VENTOINHA ADICIONAL DEVERÁ JOGAR O AR DENTRO DO GABINETE...

Aqui esta o link para esse artigo:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/612/3

abraços t+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Artigo citado é de 6 anos atrás e na minha opinião não tem lógica, "fisicamente" falando.

Os artigos mais atuais recomendam q a entrada de ar frio seja na parte frontal inferior do gabinete e a exaustão do ar quente seja na parte superior traseira do gabinete (fonte).

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/991/1

Deve-se observar o seguinte também: a quantidade de coolers deve ser equilibrada, tanto pra ventilar quanto pra exaustar, principalmente se o gabinete não possuir furos de ventilação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por clito@10 de fevereiro de 2006, 21:42

Veja se você tem acesso às voltágens de sua Fonte. Verifique se estão normais ou abaixo do mínimo.

Pode ser uma questão de voltágens. Sua fonte deve ser Genérica. Se for, troque-a por uma ST420W.

Olá, estou com o mesmo problema e gostaria de saber como faço para saber a tensão da fonte...

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...