Ir ao conteúdo

Placas SATA PCI

danirava

Posts recomendados

Postado

olá pessoal, tenho uma MSI K7N2 Delta-L, e to pensando em comprar um hd mais rápido. Como na época em que comprei minha placa, as que tinha SATA eram muito caras, acabei optando pela minha mesmo (que alias é uma excelente placa).

Gostaria de saber a opinião de vocês sobre aquelas placas que tem entradas SATA, e que são plugadas nos slots PCI. Será elas são a mesma coisa que uma placa que já vem com SATA??? Alguem já testou uma dessas???

Valeu :-BEER

• Membro VIP
Postado

Acredito que o problema destas placas não seja ela em si. Acho que o problema é o barramento PCI e a placa mãe.

Colocar uma placa destas em um barramento PCI vai ter a mesma velocidade (teorica) de um HD IDE, 133MB/s. Mas você pode ter outros problemas com isso:

- O barramento PCI é compartilhado, tem outros perifericos ligados nele e, por isso, você pode ter problemas de velocidade (e até de estabilidade) ao copiar algo via USB ou rede para o HD. você teria que descobrir qual o slot PCI que não vai ter nada compartilhado para instalar a placa, mas ainda assim tem algum risco de ficar lento em algumas situações.

Outro detalhe é que esta placa não costuma ser das mais baratas, dependendo do preço vale mais a pena trocar a placa mãe (e vender esta usada, ou fazer rolo na Feira do Rolo) do que colocar uma placa SATA PCI.

Postado

Concordo em genero/numero e grau com o amigo Carvalhoso, por utilizarem o barramento PCI que é 133MB/s e ainda por cima compartilhado por diversos dispositivos essas placas não são recomendadas, porque serão mais lentas do que um HD ATA-133 convencional.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®

Clique aqui e entenda mais sobre SATA-I e SATA-II

Entenda mais sobre RAID e seus diversos Níveis.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...