Ir ao conteúdo

Levitador magnético

RicX

Posts recomendados

• 2 semanas depois...
Postado

Falai Lipesh,

desculpa a demora pra postar, tava tentando a uns dias atrás e só dava erro no asp de postar... parece q agora ja resolveram

tai o circuito

levitte9.th.jpg

Postado
Falai Lipesh,

desculpa a demora pra postar, tava tentando a uns dias atrás e só dava erro no asp de postar... parece q agora ja resolveram

tai o circuito

levitte9.th.jpg

Opa, brigadão aê !!!

• 2 meses depois...
Postado

Ressucitando o post mais uma vez

Dimitriz, estou fazendo um curso de eletronica q termina em junho, e o seu projeto seria "perfeito" para a feira de encerramento.

Fiz o esquema exatamente como você postou (com 4 LM741) só que o eletroímã parece estar funcionando como se tivesse ligado diretamente à fonte.

Como posso fazer para verificar se o sensor esta funcionando corretamente?

O LED e o PHOTOTRANSISTOR tem q estar alinhados, mas que distancia deve haver entre eles?

Qual deve ser aproximadamente a altura entre o sensor e o objeto q qro q flutue?

Qualquer outra dica, manda ae cara, pode ser pelo forum, e-mail ( [email protected] ) ou msn ( [email protected] )

Se funcionar vai ser a sensação da feira heheheh.

Valeu cara, e parabens pelo seu projeto e pela criatividade =D

tendo mais ideias poste ae pra gente aeaiuehiuaheiuhae =DD

Postado

Falai whoiam, beleza?

então, tudo isso que você perguntou são variáveis possíveis dentro do seu projeto, voce vai ter que fazer testes com essas variáveis e utilizar os recursos que voce tem para equilibrar tudo, um ajuste sempre é necessário também no circuito pra conseguir atingir o ponto ideal de funcionamento (a levitação completa)

se o objeto que voce vai usar pra levitar for muito pesado, seu eletroimã vai ter que ser mais forte (mais espiras, mais corrente, material mais ferromagnético).

outro fator muito importante também é a distância do sensor-eletroima (imagina uma reta do emissor ate o receptor IR, essa distancia sensor-eletroima é a distância desta reta até o eletroimã). Quanto maior for esta distância, significa que o objeto irá flutuar a uma distância maior do eletroimã, isso requer que ele seja mais forte pra poder "puxar" o objeto que está longe, também compensado como acima, aumentando a força do imã.

pra voce testar o sensor, voce tem que medir a tensão de saída do ultimo AMPop, o somador, a saida dele vai no transistor do eletroimã... meça essa tensão e vá passando a mão na frente do sensor, quando sua mão nao esta tampando o receptor (deixando toda a luz IR bater nele), a tensão na saída tem que ser máxima. Se sua mão tampar o sensor (bloqueando todo o IR), a tensão de saída tem que ser menor que 0.

boa sorte com seu projeto, espero que de tudo certo, qq coisa pode me perguntar!

PS: dá uma olhada no youtube pra você ter uma ideia melhor

Postado

Ultima dúvida, eu acho, hehe

Um objeto como um parafuso ou uma moeda pode afetar o funcionamento do sensor? ( ja que sao finos e não tem area para cobrir o IR)

to mandando um vídeo do teste aí, talvez só pelo vídeo você já consiga ve alguma coisa errada.

http://br.youtube.com/watch?v=azuo4fgbfUE

professor ta ouvindo I Will Survive no pc, n tinha reparado xD ahueihieuhiaeuhiuaueihaieuhiauehiuaheuh

Valeu mesmo cara, teh +

Postado

dimitriz, desculpa cara, t mandei informação errada

o circuito q eu fiz tava totalmente errado, vou começa do zero.

Eu passei o esquema eletrônico pra um programa q chama Crocodile Technology, ele tem um recurso q quando você passa o esquema, ele desenha a placa pra você, mas a placa q ele me passo tava errada. Fico faltando a alimentação dos CIs e mais algumas outras ligações. Só preciso saber se foi erro meu, ou do prog (provavelmente meu, mas talvez os dois hehehe). Se for erro do programa vou te q começa faze minhas plaquinas na raça mesmo =/

só pra confirma, a alimentação dos CIs é o pino 4 negativo (no caso eu tenho q usa o terra ou o negativo da fonte?) e o 7 positivo

valeu cara

até +

Postado

Falai cara, beleza? desculpa eu nao tinha visto sua mensagem anterior...

O parafuso como mostra no vídeo, nao vai funcionar pois como voce disse ele nao tampa o sensor.. a moeda funciona, porém quando você larga ela, ela provavelmnte vai rodar e quando fica paralela a linha do sensor ela gruda pois nao vai tampar o sensor tambem. O ideal é uma bolinha de mouse, faz os testes ai...

se quiser me contacta no msn q a gente testa seu circuito!

o pino 4 dos AMPops sao ligados no NEGATIVO, -15V

abraços

Postado

valeu Dimitriz, acho q agora sanei minhas duvidas :D

Se alguem quiser eu tenho o layout de uma placa de circuito impresso pro esquema, mas n testei ainda, quem tiver interessado é so falar.

Valeu gente!

Abraços

Postado

Acho uma boa ideia se for possível disponibilizar aqui no fórum. Fica mais fácil do que ficar mandando por email para cada um que se interessar.

Abraços.

• mês depois...
Postado
esqueçam essa placa =/

ta errada, malz gente, depois posto outra

Ola, sou novo no forum. Achei esse projeto porque já estava a procura de um esquema para montar o levitador que tinha visto no youtube.

Whoiam, Peguei o esquema e a placa mas é só a placa q esta errada né? posso fazer a placa pelo esquema né?

Dimitriz, você pode passar o esquema da bobina? não encontrei no forum.

Obrigado a todos.

Lucas Menegazzo (msn: [email protected])

Postado

Pode sim lucas, o esquema esta correto.

Eu até desenhei outra placa usando o LM324, mas n vou postar ainda

vou conferir antes com o meu professor

montei o esquema num protoboard essa semana, mas pelo visto tem algo errado ainda

se nao conseguir fazer funcionar até o final do mes vou te q muda de projeto de fim de curso =/

Boa sorte lucas. ^^

Abraços.

Postado

:confused:alguem me ajude a montar esse projeto.eu quero fazer esse projeto para eu levar na escola mas eu nem sei como começar... alguem me ajude

:confused:alguem me ajude a montar esse projeto.eu quero fazer esse projeto para eu levar na escola mas eu nem sei como começar... alguem me ajude

vou levar el na tecnico em eletronica..

meu e mail é [email protected]

e [email protected]

• 5 meses depois...
Postado

Boa noite pessol...também estou querendo construir um desses...este esquema tá certo? alguém já testou?

Se alguém tem o projesso completo poste aqui pra facilitar um pouco!!Valeu galera!

Postado

Opa...e ai Beleza!!!

Depois de muito tempo, voltei para deixar a PCI do Levitador Magnético, este está usando do CI LM324.

PCB - Levitador Magnético

PCB-LevitadorMagntico.jpg

PCB - Levitador Magnético - Silk dos Componentes

PCB-LevitadorMagntico-SilkdosCompon.jpg

PCB - Levitador Magnético - Lado dos Coponentes

PCB-LevitadorMagntico-LadodosCopone.jpg

PCB - Levitador Magnético - Lado das Trilhas

PCB-LevitadorMagntico-LadodasTrilha.jpg

Circuito - Levitador Magnético

Circuito-LevitadorMagntico.jpg

Postado

Ahhhhh.... taí um projeto muitooooooooo legal! ....

Achei o site que deu origem a isto tudo..... Infelizmente eu não entendo nada de inglês mas, de repente alguem aqui se anima a traduzir e fazer um tutorial em portugues, pois tem muita coisa interessante nele.

aí.... deem uma olhada neste site.... Foi daqui que nasceu este tópico

http://www.coilgun.info/levitation/home.htm

confecção do eletroimã

http://www.coilgun.info/levitation/liftingcoil.htm

Não sei se este se ajusta ao projeto acima, mas apesar de inglês, é a melhor apresentação que ja achei até agora.... então, de repente quem entende inglês, pode até traduzir este negócio.

Postado
Ahhhhh.... taí um projeto muitooooooooo legal! ....

Achei o site que deu origem a isto tudo..... Infelizmente eu não entendo nada de inglês mas, de repente alguem aqui se anima a traduzir e fazer um tutorial em portugues, pois tem muita coisa interessante nele.

aí.... deem uma olhada neste site.... Foi daqui que nasceu este tópico

http://www.coilgun.info/levitation/home.htm

confecção do eletroimã

http://www.coilgun.info/levitation/liftingcoil.htm

Não sei se este se ajusta ao projeto acima, mas apesar de inglês, é a melhor apresentação que ja achei até agora.... então, de repente quem entende inglês, pode até traduzir este negócio.

Falai Supersix, muito bom estes sites que voce postou, gostei muito do conteúdo e de alguns detalhes na montagem do circuito dele que eu nao coloquei no meu, no entanto, nao foram estes sites que deram origem a tudo isso, pois este circuito que está sendo discutido neste tópico fui eu que projetei. :)

Mas valeu pelo achado, se eu tivesse encontrado este site antes de projetar meu circuito, teria facilitado muito minha vida eheheh...

Gabriel-Kun, esse circuito que você postou por ultimo está com o primeiro AMPop invertido, o + tá no lugar do - e vice versa, nao converi as placas pra ver se também está assim.

valeu! abraços

Postado

E aí Dimitriz... tudo legal?

falei que o site deu origem ao tópico porque o primeiro a postar uma pergunta sobre o levitador magnético foi o Ricx que citou um site que não abre mais, mas que parece ser este mesmo que postei alí em cima, pois deve ter mudado de endereço. Acho que seu projeto deve ser mais atualizado do que o do site mesmo... seja como for ainda não montei nada.... mas estou animado a tentar ver se faço isto!.... Valeu!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!