Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock em um Sempron 64 3100 (BX)


israel20rj

Posts recomendados

:D Olá galera! :D

Eu fiz um pequeno upgrade no meu PC recentemente.

Comprei uma Placa Mãe ABTI NF8-V e um processador AMD Sempron 64 3100 BX.

Embora eu tenha permanecido com minhas memórias antigas DDR 333 e meu HD de 40 gb, o computador apresentou desempenho escandalosamente superior ao meu antigo Athlon XP 2800, fiquei satisfeito desde então.

Com uma nova arquitetura, depois de fazer algumas pesquisas, eu percebi que poderia ir além dos 1800 Mhz que o sempron oferece fazendo overclock, ainda mais porque a placa mãe ABIT que eu tenho oferece esse recurso.

Na BIOS, em "Soft menu" constava as configurações "default"

CPU FSB: 200 MHz

Multiplicador: 9x (máximo)

Barramento AGP: 66 MHz

CPU tensão: 1,4v

Isso é o padrão do sistema que me oferece 1.8GHz de clock

Resolvi então tirar o "default" e marcar "User definied" e configurei manualmente ficando assim:

CPU FSB: 230 MHz

Multiplicador: 9x (máximo)

Barramento AGP: 66 MHz

OBS: Mantive a tensão - 1,4v

Essa mudança me deu um novo Clock de processador: 2070 MHz = 2.0 GHz

Depois disso, iniciei o Windows XP e o resultado foi incrível, a máquina só faltou abrir asas e voar sozinha! hehehee! :palmas:

As memórias DDR 333 ficaram com 390

No geral, isso resultou em um overclock de 15% em relação ao padrão.

DÚVIDAS:

Pra quem entende de overclocks, esse procedimento que eu fiz está correto?

Se não está correto, quais são as alterações corretas para obter um bom OC?

Vale a pena manter o que eu fiz?

Quais são os riscos?

Posso ir além do que eu fiz?

Desde já agradeço a quem postar aqui!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tá errado, Mas você pode melhorar, mexendo nos timings da sua memo, pois as minhas ddr333 tão a 448 agora... Agora, tá fraquinhoa inda teu over, com facilidade você vai chegar a 250 de HTT (2,25GHz)... Se as memos não aguentarem até lá, baixe a base delas pra 133 (ddr 266)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá! O aladdin falou bem certinhu, mas eu não recomendo passar de 2,3GHz, é arriscado!

As latências das suas memos, podem ser baixadas:

se elas forem originais, você chega até uns 2-2-2-5 (ou em ordem aleatória (2-5-2-2) (...)

O sistema vai ficar instável, mas aê é só aumentar um pouco estes números!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por israel20rj@13 de março de 2006, 14:41

DÚVIDAS:

Pra quem entende de overclocks, esse procedimento que eu fiz está correto?

Se não está correto, quais são as alterações corretas para obter um bom OC?

Vale a pena manter o que eu fiz?

Quais são os riscos?

Posso ir além do que eu fiz?

Desde já agradeço a quem postar aqui!!!

Tà tudo certo, pelo jeito você foi cauteloso e não quis forçar muito seu over.

Antes de tudo, preocupe-se com sua fonte e as voltagens, estando tudo ok, vá em frente.

Aladdin Lee resumidamente falou o necessario para você ir mais longe no over. Qualquer coisa, vá postando seus resultados e sempre vá testando seu over para ver se tem estabilidade.

[]´s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto ao fato de ser arriscado passar de 2300Mhz, não acho não... Eu, se fosse você, iria até onde desse pra aguentar sem alterar o vcore... Há alguns que conseguiram quase 2,6 sem aumentar... Aí é quase tranquilo...

PS: Mantenha monitoramento constante das voltagens e das temperaturas... O CPU não deve passar dos 55°C em full, por segurança. As voltagens (3,3V, 5V e 12V) não devem variar mais que 6%, para mais e para menos.

PPS: Se tens grana, troca tua VGA!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Aladdin Lee@13 de março de 2006, 22:25

Quanto ao fato de ser arriscado passar de 2300Mhz, não acho não... Eu, se fosse você, iria até onde desse pra aguentar sem alterar o vcore... Há alguns que conseguiram quase 2,6 sem aumentar... Aí é quase tranquilo...

PS: Mantenha monitoramento constante das voltagens e das temperaturas... O CPU não deve passar dos 55°C em full, por segurança. As voltagens (3,3V, 5V e 12V) não devem variar mais que 6%, para mais e para menos.

PPS: Se tens grana, troca tua VGA!

Obrigado pelas recomendações! :D

Realmente eu preciso comprar uma placa de video melhor! Esta VGA que eu tenho é provisória até eu juntar uma grana e comprar uma GF 6800 ou até mesmo GF 6600 GT. Mas a prioridade no momento é o Gravador de DVD e o HD SATA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!