Ir ao conteúdo

Scanner Epson CX 4700 não funciona

Posts recomendados

Postado

Tenho uma multifuncional Epson Cx 4700 que não escaneia imagens.

O meu computador é um AMD ATHLON 1900+,256 RAM,64M Vídeo(geforce),placa mãe ASUS A7V8X-X,USB2.0,uma configuração que, teoricamente a multifuncional funcionaria normalmente.

Já formatei o computador, reinstalei os drives, chequei a USB etc.Chequei,inclusive a levá-na loja para trocar mas antes de entregá-la testei-a em um computador da loja menos potente do que o meu(instalei os meus drivers)

e ela funcionou perfeitamente.

O erro que aparece é o seguinte:"não é possível comunicar com o digitalizador.

certifique-se que o digitalizador está em funcionamento,ligado à corrente e pronto

para iniciar a digitalização.Se estiver a utilizar uma ligação SCSI,reinicie o computador". :unsure:

Postado

Estou exatamente com o mesmo problema!!! A mesma mensagem. O meu multifuncional é cx 4100. Meu computador é um athlon 64 2500 e windows xp. Também já estava a ponto de devolver o equipamento quando resolvi testar no computador do vizinho. Lá o ***** escaneou normalmente. E olha que é um computador super-velho com windows 98!!! Pelo amor de Deus, alguém ajude!!!!

• 2 semanas depois...
Postado

O problema pode estar na porta em que vocês estão instalando o scanner, pode estar danificada ou desativado, vefiquem também a correte elétrica do scanner em suas residências, me dêem dados sobre como estão ligando o scanner tipo, porta USB ou LPT1, no-break ou estabilizador ou direto na tomada comauxilio de extensão etc..., se souberem mexer no setup da máquina verifique se a porta USB não esta desativada ou o driver usb do micro não esta corrompido causando mal funcionamento do que for ligado na porta.

• 4 semanas depois...
Postado

tambem estou tendo esse problema...

ela imprime normalmente, tira copias ...

apenas dá esse erro na hora de digitalizar a imagem... com o epson scan.

tenho a epson cx4700. não sei como resolver esse problema...

poderia me ajudar?

por favooOOor

valeu t+

Postado

Também estou com o mesmo problema, com a CX4700, inclusive no OCR. Ele conseguiu uma vez escanear uma página e nunca mais. Isso não é algum problema do Windows XP? O meu é o sp2.

Pessoal, parece que não é só no Windows que existe esse problema da epson. Achei uma solução para quem usa Linux no link: http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verAr...o=2670&pagina=3

Olha aqui o que nos interessa:

O que me levou a escrever este artigo foi que recentemente adquiri uma multifuncional Epson Stylus CX3500 e tive certa dificuldade para fazê-la funcionar perfeitamente (scanner). Não encontrei nenhum texto em português explicando o procedimento, por isso resolvi escrever este.

Como esta impressora é um modelo relativamente novo, o scanner do modelo Stylus CX3500 ainda não é reconhecido, mas o da Stylus CX3200 já é, por isso tudo que devemos fazer é identificar a diferença entre a CX3500 e a CX3200 e alterar dois arquivos. Vamos lá.

Para identificar sua impressora (pode ser uma multifuncional de qualquer marca), digite como root, ou no caso do Ubuntu usando o sudo:

$ sudo lsusb

Isto deve dar uma resposta, mostrando os periféricos USB conectados no computador, no caso de uma Stylus CX3500 existirá uma linha parecida com esta:

Bus 002 Device 001: ID 04b8:080e

O que nos interessa é o endereço ID, que neste caso é o 04b8:080e

Agora é necessário editar o arquivo /etc/hotplug/usb/libsane.usermap. Neste arquivo procure pela linha que identifica um modelo próximo ao de sua impressora (no nosso caso a Stylus CX-3200):

# Epson Corp.|Stylus CX3200

libusbscanner 0x0003 0x04b8 0x0802 0x0000 0x0000 0x00 0x00 0x00 0x00 0x00 0x00 0x00000000

E então copie estes dados para o fim do arquivo e altere para:

# Epson Corp.|Stylus CX3500

libusbscanner 0x0003 0x04b8 0x080e 0x0000 0x0000 0x00 0x00 0x00 0x00 0x00 0x00 0x00000000

Note que as únicas alterações feitas foram mudar de CX3200 para CX3500 e 0x0802 para 0x080e, conforme identificamos com o comando lsusb. Caso sua impressora seja de outra marca, identifique um modelo próximo a sua e faça o mesmo procedimento, digitando o resultado de seu lsusb nos campos correspondentes.

Agora edite o arquivo /etc/sane.d/epson.conf e comente (ponha um # no início da mesma) a linha "scsi EPSON", ficando "#scsi EPSON" e altere a linha "usb" para "usb 0x04b8 0x080e". Caso sua impressora seja outra, veja o resultado do lsusb novamente. Não sei se este passo é realmente necessário, mas eu o executei e a minha CX-3500 está funcionando perfeitamente. Caso queira, pode tentar sem a alteração deste arquivo e caso não funcione, alterá-lo depois do boot.

Pronto, configuração terminada. No meu caso, tive que reiniciar o computador para que tudo funcionasse bem (provavelmente reiniciando algum serviço resolva, mas reiniciar é mais rápido que pensar :-) ).

• 2 semanas depois...
Postado

:muro: Comprei essa Multifuncional (CX4100) também e estou com o mesmo problema.. rsrs

Tentei instalar drivers do site do fabricante para ver se dava diferença, mas a coisa tá feia...

Vou continuar tentando.

Abraços,

TS.

ABIT KV7

CABO CLONE USB AM BM

EPSON STYLUS CX4100

Postado

Eu estava com o mesmo problema e achei a solução aqui mesmo no forum do Clube do Hardware de acordo com o topico:

http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=110621

Onde um membro do forum comentou:

Postado Originalmente por theles@24 de março de 2006, 02:23

O problema da Epson é o cabo! Consiga um cabo USB 2.0 que tudo funciona bem ou desative na BIOS a opção de USB 2.0 que tudo funciona bem(fica um pouquinho mais lento).

Eu fiz o teste e desabilitei na BIOS a opção 2.0 do USB, e agora funciona tudo certo, depois quando eu conseguir um cabo USB 2.0 vou fazer o teste, vou ligar na BIOS a opção 2.0 de volta e usar o cabo para ver se também funciona.

Mas como eu disse e de acordo também com o theles, realmente desabilitando 2.0 funciona mesmo, eu já estava pra quebrar a epson aqui até q achei essa solução hehe

Postado

Eu já troquei de cabo e não adiantou. Mas como nem os vendedores, nem as marcas que eu comprei sabem se o cabo é USB 2.0, vou desabilitar a USB 2.0 na BIOS para ver se funciona.

Postado

a instalação dos drivers está correta???

lembro q tive problemas com esse tipo de impressora, ate que resolvi instalar tudo que tinha no cd aí ela funcionou

tenta fazer isso, instala, não só os drivers dela, mas tudo que tiver no cd d instalação

talves funcione

Postado

Amigos,

Finalmente consegui resolver problemas. Localizei no Forum PC a seguinte dica: http://forum.clubedohardware.com.br/lofive...hp/t110621.html

O problema da Epson é o cabo! Consiga um cabo USB 2.0 que tudo funciona bem ou desative na BIOS a opção de USB 2.0 que tudo funciona bem(fica um pouquinho mais lento). Agora vou tentar adquir um cabo 2.0 para voltar a velocidade normal. Tentem tambem.

• 3 semanas depois...
Postado

É o cabo mesmo! Funciona perfeitamente com um cabo USB 2.0 (que tive que comprar em um site, em São Paulo, porque aqui só se vende o cabo USB comum). É muita sacanagem da Epson vender um produto sem um item essencial desse, já que sem o cabo específico USB 2.0 o scanner não funciona nem a pau (só desabilitando a porta USB 2.0 na bios).

• 2 semanas depois...
Postado
:D O problema da EPSON CX 4100 é realmente o cabo. Desabilite na BIOS a USB 2.0 que vai funcionar mesmo. Acabei de fazer isso depois que segui o conselho aqui no Clube do Hardware. Muito Obrigado!
Postado

A minha impressora tá com o mesmo problema. Coloquei até mais memoria achando q era isso mas não funcionou. Mas como eu desabilito essa USB2.0 na BIOS??

• mês depois...
Postado

Pessoal, eu tive o mesmo problema com o EPSON CX4100, mas conforme o amigo citou, eu desliguei a USB2.0 na BIOS e tudo funcionou perfeitamente. Comprei o cabo 2.0 e liguei a USB2.0 na BIOS novamente. O Windows XP simplesmente não detecta meu mutltifuncional com o cabo novo! Dispositivo não reconhecido. Já tentei instalar os drivers mais novos e não deu jeito. Alguma sugestão??

Valeu

• 3 meses depois...
Postado

eu tive o mesmo problema com o scaner que você estão tendo, achei até que era defeito no scaner, mas não era, era o driver usb 2.0 que eu tinha instalado que não estava funcionando direito, isso que o driver veio junto com a placa mãe.

solução: só tive que desinstalar o driver e instalar um que sistema instalo sozinho.

eu coloca pra scanear o scaner as vezes vinha até a metade com a lampada e parava ou as vezes nem saia do lugar, e demorava um tempo dai apareceia mensagem de erro. é so desitalar o driver e colocar um atual ou deixar que o sistema operacional selecione um e instale.

espero que tenha ajudado...

• 2 semanas depois...
Postado

putz também tive o mesmo problema com um mult. cx4700 já estava ficando preocupado. Desabilite o suporte na bios par 2.0 e funcionou. Vou tentar achar o drivers da placa-mãe pra tentar arrumar isso. Valeu ai ...

• 5 meses depois...
Postado

meu pc e atlhon 64 3000 bi placa mãe e azus K8N 512. tentei digitalizar para o pc e deu o mesmo erro que o dos colegas ai . minha impressora e epson cx 4900 o que faço pessoal tudo funciona normal menos a digitalização ou escanear para o pc.

meu pc e atlhon 64 3000 bi placa mãe e azus K8N 512. tentei digitalizar para o pc e deu o mesmo erro que o dos colegas ai . minha impressora e epson cx 4900 o que faço pessoal tudo funciona normal menos a digitalização ou escanear para o pc.

como faço para desativar a bios 2.0 :(

Tenho uma multifuncional Epson Cx 4700 que não escaneia imagens.

O meu computador é um AMD ATHLON 1900+,256 RAM,64M Vídeo(geforce),placa mãe ASUS A7V8X-X,USB2.0,uma configuração que, teoricamente a multifuncional funcionaria normalmente.

Já formatei o computador, reinstalei os drives, chequei a USB etc.Chequei,inclusive a levá-na loja para trocar mas antes de entregá-la testei-a em um computador da loja menos potente do que o meu(instalei os meus drivers)

e ela funcionou perfeitamente.

O erro que aparece é o seguinte:"não é possível comunicar com o digitalizador.

certifique-se que o digitalizador está em funcionamento,ligado à corrente e pronto

para iniciar a digitalização.Se estiver a utilizar uma ligação SCSI,reinicie o computador". :unsure:

VAI NO SETUP DO MICRO E DESATIVA O DRIVE USB 2.0. O PROBLEMA E O CABO TEM QUE COMPRAR UM CABO ORIGINAL USB 2.0 OK
  • 3 semanas depois...
Postado

xiiii tb nao consigo fazer o scanner funcionar, ja instalei o cabo 2.0 e fiz o procedimento corretamente, ja entrei em contato com a epson e me passou este email:

"17/04/2007 - Problema:

Memória: >128

Interface: usb

nao consigo digitalizar nenhum arquivo, nao consigo scanear nenhum

documento, so consigo tirar xerox, e imprimir

18/04/2007 - Solução:

Informamos que neste caso com o processo de instalação e

desinstalação e instalação novamente , alguns arquivos poderão ser

alterados ou modificados sendo assim poderá ocorrer erros mesmo com o cabo

USB 2.0 utilizado, neste caso siga os seguintes passos para excluir a

impressora por completo e efetuar a instalação nova corretamente

PARTE I

1-) Clique em INICIAR CONFIGURAÇÕES PAINEL DE CONTROLE ADICIONAR E REMOVER

PROGRAMAS e em seguida remova todos os arquivos relacionados a EPSON.

2-) Clique em INICIAR TODOS OS PROGRAMAS EPSON e em seguida em desinstalar

software da impressora EPSON.

3-) Clique em INICIAR EXECUTAR e digite o comando REGEDIT.

4-) Abra a pasta HKEY_CURRENT _USER SOFTWARE e em seguida clique com o

botão direito sobre a pasta Epson e EXCLUIR.

5-) Na mesma tela clique em HKEY_LOCAL _MACHINE SOFTWARE e em seguida

clique com o botão direito sobre a pasta Epson e EXCLUIR.

PARTE II

1-) Coloque o cd de instalação no driver de cd de seu computador e em

seguida ao executar o programa clique em PORTUGUÊS e em seguida em SAIR.

2-) Acesse o MEU COMPUTADOR;

3-) Clique com o botão direito sobre o ícone de cd (unidade D) e em seguida

em EXECUTAR.

4-) Acesse a pasta DRIVER PORTUGUES PRINTERS WIN9X e em seguida execute

o aplicativo chamado EPUSBUN.exe.

Este arquivo irá limpar todos os registros relacionado a parte de

comunicação USB da impressora.

Desabilite o anti-vírus e em seguida instale a impressora normalmente.

Atenciosamente,

Departamento de Suporte e Serviços"

mas mesmo assim nada funcionou!!1

mandei minha impressora para a asistencia tecnica, fiquei esperando ela voltar durante 20 dias, quando ela chegou fui feliz da vida testar o scanner e nada!!

preciso de uma solução!!!

meu computador é novo foi compra do em janeiro de 2007!

• 2 semanas depois...
Postado

Pessoal, tive o mesmo problema com várias Multifuncionais Lexmark X342n aqui onde eu trabalho, tentava scanear em algumas e não conseguia só de ves em quando. Troquei o cabo usb, atualizei o drive da placa usb, mas não deu certo.

Era o aterramento da impressora que estava dando curto. Tirei o pino de aterramento do fio deixando só os de força mesmo e funcionou perfeitamente !!

• 1 ano depois...
Postado

Também passei pelo problema. Em meu PC tenho 4 entradas USB. Retirei o cabo da entrada em que estava apresentando o problema e tentei uma outra. O scanner voltou a funcionar normalmente! :)

• Membro VIP
Postado

O autor do tópico não deu nenhum retorno ao tópico desde a criação do mesmo, como outro membro surgiu com o mesmo problema e conseguiu solucionar o problema, o tópico foi marcado como resolvido. Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!