Ir ao conteúdo

Colocar um estabilizador entra a rede eletrica e

JairoJr

Posts recomendados

Postado

pessoal a tabela é para uma base de potencia que geralmente é empregada em aparelhos.

também acho meio estranho colocar apotencia de sons por exemplo em pmpo.

eu mesmo utilizo esta tabela somente como forma de comparar valores não me guio somente por ela.

a tabela eu consegui quando comprei um trafo de 500VA dai ela veio junto.

Quanto a unidade VTs acho que a pessoa deve ter se enganado.

pessoal alguem já pensou que este estabilizador vai ficar ligado 24hs na rede de energia?? ele vai consumir um pouco de energia mesmo quando a geladeira não estiver trabalhando.

um cara que trabalha com geladeiras aqui na minha cidade me ensinou a fazer para que:

suponhamos que a geladeira é 110V e sua rede é de 220V você vai prescisar de um trafo certo!

na maioria das vezes o pessoal deixa esse trafo ligado direto na tomada, o que faz com que ele gaste energia 24hs por dia certo!

ele me ensinou a mudar a ligação para que somente o motor(compressor) fique em 110V e o resto permanece em 220V ( lampada interna).

o motor é ligado direto na saida do trafo e os fios do termostato é que acionam o trafo. o que faz com que o trafo seja ligado somente quando a necessidade do motor ligar. eu fiz isso em uma geladeira e reduziu bastante o consumo de energia

acho que não deve ser difícil adaptar o estabilizador para fazer o mesmo. se ficou confuso a ligaçao postem onde que eu vou tentar especificar.

o melhor de tudo é que você so vai prescisar de uns 2m de fio.

PS: a geladeira para se fazer isso é aquelas mais simples se a geladeira envolver eletrônica ou possuir mais funçoes é melhor analisar melhor a situação.

fica a dica para quem quiser economizar um pouco :palmas:

Postado
o motor é ligado direto na saida do trafo e os fios do termostato é que acionam o trafo. o que faz com que o trafo seja ligado somente quando a necessidade do motor ligar. eu fiz isso em uma geladeira e reduziu bastante o consumo de energia

Interessante essa gambiarra. O rele do termostato suporta tranquilo o 'inrush current' do autotrafo?

[ ]s

• Membro VIP
Postado

Que bom que o tópico tá sendo bem visitado e o assunto muito debatido! :-BEER

A questão levantada seria a potência do equipámento ser 792W! Isso representaria um consumo absurdo!

Sei que equipamentos como geladeiras, freeezers, etc, trabalham 24h por dia, mas isso não significa em plena carga!

Observei uma afirmativa do Kareel que me deixou encucado!

Amigão Linuxer, servi, mais como base de um cálculo! se você colocar um estabilizador de 1010W numa Duplex o q acontece? vai esquentar muito, pode queimar o transformador em máximo 3 mêses, gasta muita energia! é q nem jagar um jato de água muito forte por uma mangueira fina, uma hora pode estourar. tudo é questão de calculo! Valeu!?

Se você visse o autotrafo que alimenta meu ar condicinado de 7500BTUs, ficaria maluco por não queimar! Quando fui comprá-lo, ví sua potência e o vendedor disse que queimaria em pouco tempo! Como conheço um pouquinho desse assunto, disse-lhe que o levaria assim mesmo. Conclusão. O autotrafo tá segurando até hoje, 7 anos depois!

Só para confirmar, afirmo: Não conheço nenhuma geladeira doméstica que tenha carga de 700W! E duvido que DUPLEX, TRIPLEX ou TETRAPLEX(affff) tenha esse potencial de carga!

• 4 semanas depois...
  • 5 anos depois...
Postado

rodrigo-j.p, gostaria de tentar fazer esta ligação que você mencionou pois é justamente o meu caso, tenho uma geladeira 110V e a rede é 220V e meu transformador fica ligado 24hs e é de 3000VA, então gasta muito. Como/onde consigo mais detalhes de como fazer este "esquema"?

• Membro VIP
Postado
rodrigo-j.p, gostaria de tentar fazer esta ligação que você mencionou pois é justamente o meu caso, tenho uma geladeira 110V e a rede é 220V e meu transformador fica ligado 24hs e é de 3000VA, então gasta muito. Como/onde consigo mais detalhes de como fazer este "esquema"?

Você dirigiu sua pergunta a um cidadão que postou aquele comentário há quase seis anos atrás..

Para simplificar sua resposta, e tentar lhe ajudar, lhe diria..

Se seu conhecimento de eletricidade não é tamanho que consigas sacar por sí mesmo como fazer essa modificação em um refrigerador, colocar um autotransformador somente em seu compressor, esqueça.. Peça a quem entende que faça isso para você..

Se mais ou menos você entendeu como se processa essa modificação saberias como fazer a mesma independentemente de esquemático nenhum.. Aliás, não ajuda muito esquemático nenhum sem saber de como é a elétrica de seu refrigerador. Esse tipo de ligação é um conceito.. Ou sabes fazer ou não tens a menor ideia de como se faz. No segundo caso, nem tente..

O conceito é o seguinte:

Normal, como está ai em sua casa: Tomada 220 Volts => autotransformador 220 para 110 Volts => geladeira 110 Volts

Proposto: Tomada 220 Volts => geladeira 110 Volts porém modificada com todos os seus elementos elétricos trocados para 220 Volts, tais como lâmpada e motor, só que o motor, não o trocas, colocas um autotransformador antes do mesmo..

Nesse caso, o autotransformador somente será alimentado quando o termostato liberar 220 Volts para o motor, antecedido por um transformador que altere esses 220 Volts para os 110 de que o motor precisa para operar..

Há que tomar cuidado se essa sua geladeira tiver algum outero elemento elétrico a ser alimentado, como timer, relógio, termômetro, etc.. Esses tem de passar tudo para poder trabalhar em 220 Volts no caso dessa modificação..

Ou seja.. Ou sabes fazer sem esquemático nenhum ou mandas fazer por quem entenda..

Postado

Faller, muito obrigado pela sua resposta.

Entendi bem o que você disse.

Mas fiz a modificação em minha geladeira antes de ler a sua resposta, e funcionou.

O que fiz foi cortar o cabo que leva a energia elétrica para o motor da geladeira, e ali instalei o transformador, ou seja, entre o termostato e o motor.

O cabo de força da geladeira eu plugo agora diretamente na tomada de 220V. A única coisa que fiz foi trocar a lâmpada que era de 110V por uma de 220V.

Tudo está funcionando perfeitamente. Agora o transformador somente é "ligado" quando o termostato "pede" para o motor funcionar.

Eu pedi detalhes do "esquema" apenas para me sentir mais seguro, e para saber se o que eu pensava estava correto.

De qualquer forma te agradeço novamente e agradeço também ao rodrigo-j.p pela postagem de anos atrás que me foi muito útil.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!