Ir ao conteúdo

Como configurar overclock em uma a7v8x-x com 2400?

dglonacps

Posts recomendados

Postado

Fala galera, bem estou entrando nesse ramo de overclock faz pouco tempo e gostaria de começar com pé direito pra não ter dor de cabeça. Gostaria de saber se alguem sabe a configuração (CFG) correta pra dar overclock num athlon 2400+ com core: T-bred numa ASUS A7V8X-X, minha ideia é passar pra 3200+ ou 3000+, por isso estou pesquisando bem antes de começar, primeiro estou procurando um cooler compativel a situação, pelo que estou vendo o ideal seria um Volcano 12, o resto deixo com vocês, se puderem me ajudar eu agradeço muito ^^.

Informações que gostaria de saber principalmente são:

Vcore

FSB

Memoria

e outras alterações na BIOS.

Informações Tecnicas do meu PC são:

Processador: Athlon XP 2400+ core T-bred

Motherboard: ASUS A7V8X-X

Memoria: 512MB DDR-333mhz

Fonte: 400W-ATX VCOM

Cooler: vou comprar o Volcano caso seja possivel o overclock, mas estou usando o In BOX da AMD

Obrigado, Daniel :bandeira:

Postado

Essa memória é genérica? se for nem tente o over, porque elas não vão segurar e essa asus não suporta FSB acima de 333mhz sem levar tudo no vácuo, você vai conseguir muito pouco dependendo do seu processador.

O FSB dele é de quanto?

266 - você pode conseguir elevar ate 333 sem ter que fazer overclock na memoria, mais sugiro a abaixar o multiplicador antes, c não o pc nem vai bootar, o meu precisei aumentar 1.0volt pra chegar no over q ta, com fsb 350 e multi 12x.

333 - você vai conseguir um minimo over de FSB pois essa placa-mãe não tem agp/pci lock e deixar acima de 37mhz na pci é suicido... O jeito é partir pra over de multiplicador que eu não acho muita vantagem.

Lembre-se: Ninguém aqui se responsabiliza pelos danos que você pode causar ao seu PC.

Postado

Ah 3 coisas que esqueci de mencionar:

Temperatura - Os AXP Tbred são uns torrões da vida e adoram ferver um pouco, aumentar a freqüência interna dele pode te dar um susto quando você for olhar as temperaturas, aumentando apenas o fsb e abaichando o multiplicador você pode ate conseguir manter a temperatura anterior ao over, igual ao que eu fiz, subiu apenas 2 graus em full e 0.5~1 grau em idle.

Creio que chegar a um nível de 3000+ seja muito arriscado tratando-se de um Tbred, acho que chegar a 2800+ já é um bom avanço.

Ventilação - C você puder falar as temperaturas que o seu pc fica ajuda muito, pode até limitar o seu overclock por ela, já que quanto mais quente maior o desgaste. Eu não precisei mudar nada em meu sistema de refrigeração para meu overclock, foi um bom negócio, mas se seu pc fica muito quente é bom procurar uma melhor ventilação antes de seu over.

Fonte - Essa fonte é genérica? Tem ideia de quantos Vatts reais ela é capaz de fornecer? As vezes por uma mínima diferença no over você pode ter um reset inesperado achando que é do over e na verdade pode ser a fonte. A melhor coisa a se fazer antes do over é ter todo o sistema sob total controle.

Dica: Só aumente o Vcore se o CPU não suportar o overclock com estabilidade, não aumente o Vcore sem necessidade, você vai estar desgastando mais o CPU sem precisar.

Postado

O colega Jonis esta certissimo: Um bom cooler, uma boa fonte(fuja de over se sua fonte for generica)e o aumento do vcore ainda mais que seu athlon e um t-bred.Ainda se fosse um barton dava pra pensar em over mais alto.

Mas vamos ao que interessa: O seu athlon xp tem fsb 133 então você pode deixa-lo em sincronia com sua memoria que é 166(333 em ddr).Faça assim.Se por uma caso seu pc não ficar estavel de um pouquinho mais de vcore.E principalmente troque sua fonte!!Não corra o risco de perder seu pc todo por uma fonte ruim.

:bandeira:

Postado

Fala Jonis, então, pelo que estou vendo o FSB da ASUS é de 333mhz e a memoria nesse momento é generica, mas estou também vendo memoria da Corsair 1gb ddr3200(400mhz) pra substituir. A minha ideia é tentar reaproveitar esses componetes como: motherboard, processador e outras coisas para serem uteis mais uns 2 anos até conseguir um dinheiro soficiente pra dar um upgrade bom. já tentei dar over pelo multiplicador mas o maximo que consegui foi trabalhar com CPU/PCI 133/33 que e o padrão de 2ghz do 2400+.

Acima disso ele inicia o windows só q reinicia no meio das aplicacoes, deve ser por aquecimento... sera que conseguiria trabalhar com o athlon em qualquer freqüência de PCI até 37mhz trocando a memoria e o cooler por Corsair e Volcano 12?

B)

Postado

Desculpa a demora é q eu estava muito cansado ontem e quase durmi no pc...

O ideal para saber se seu pc está aquecendo ou se é a fonte é você ver a temperatura em que o CPU fica, um bom programa q vem com o CD dessa ASUS é o ASUS PC PROBE, que monitora temperatura do cpu, temperatura do chipset, rotação do fan (quando possível) e as voltagens da fonte. Instale-o e nos diga qual a temperatura que seu cpu fica quando está "parado" e quando você está rodando um jogo ou algum aplicativo que exiga bastante do processador.

Se você for colocar apenas 1 pente de 512/400 você não vai ter problemas de estabilidade com overclock, mas se for usar mais de um pente de DDR 400, essa placa mãe provavelmente vai ficar instável, assim como foi comigo. Usar mais de um pente DDR 400 a 333Mhz não tem problema nenhum.

Se você quer partir para um overclock de FSB, que é o que mais melhora desempenho, você terá que diminuir o clock das memórias para 333, e assim colocar o fsb do processador para 166 (333 DDR) para sincronizar com a memória, pois é impossível usar DDR 400 com o CPU FSB a 333, pelo menos nessa placa mãe.

Procure aumentar o clock sem passar o PCI de 36mhz, as memórias colocando pentes da samsung ou da kingston já está ótimo, pois você não vai ter overclock de memórias já que a frequência delas vai estar a 333mhz, o máximo que vai conseguir nas memórias com o pci no máximo a 37mhz, vai ser de 370mhz, ou seja, muito over para uma memoria de 333mhz e downclock em uma memória de 400mhz, já que essa placa mãe não tem pci/agp lock.

Uma fonte de 350Watts reais já é suficiente.

Lembre-se: procure uma fonte com PFC ativo, somente fontes com PFC ativo que a potência nominal é a verdadeira potência da fonte.

Postado

Opa, fala Jonas! então eu já tenho instalado o PROBE da ASUS ^^... pela medida aqui ta dando cerca de 44~47ºC com clock de 1500ghz, se eu rodar com 2.0ghz ele esquenta demais, porque como já disse o meu cooler é in box e mesmo assim não aguenta...

já descidi o q vou fazer, comprar um cooler novo, pelo q vi para sockted 462 o VOLCANO 12 é o melhor e mais pra frente eu vou comprar um processador com núcleo Barton do tipo atlhon 2800+ pra tentar um over mais seguro, alem disso preciso de memorias porque como vocês disseram dá over com memoria generica é besteira sendo q ela é de 333mhz ainda. O problema é sempre as "verdinhas" hehehe, pensava q minha memorias eram kingston, mas não são. :angry:

entrao vou fazer esses 3 passos antes de over:

1)Cooler Volcano 12 - comprar

2)Processador Athlon XP Barton 2800+

3)Memoria DDR PC3200 CORSAIR 1GB VALUE DUAL

acho q é isso antes de um over =)

Postado

O grande problema de over nos Tbred é a temperatura, no meu gabinete eu precisei de 2 coolers extras pra conseguir temperatura boa em clock normal, se eu fizer um overclock de multiplicador o meu pc vira um fogão... :blink:

Eu acho que você não precisa de uma Corsair pra fazer um over, as memórias da samsung e da kingston são muito boas, e dependendo da loja são muito mais baratas que uma corsair.

Não sugiro comprar um 2800+ só para over, essa placa mãe só aceita FSB de no máximo 333, fazendo overclock num 2800+ (sabendo-se que já vem de fábrica com FSB 333) você estará levando a placa mãe no overclock também, e eu não confio nem um pouco nas A7V8X-X.

Se for comprar processador e fazer overclock, você vai ter que comprar outra placa mãe, nesse caso eu iria atrás de um A64.

Sugiro que coloque uns cooler de fonte, (aqueles de 10 reais) na parte traseira-superior do gabinete, jogando ar para fora do gabinete, isso resolveu 90% dos meus problemas com temperatura, e não precisei gastar dinheiro nenhum, já que aproveitei os coolers de fontes obsoletas que eu tinha.

As vezes você tem um cooler muito bom no CPU e o gabinete tem uma refrigeração precária... :unsure:

Postado

O problema é que meu gabinete já é aberto e mesmo assim ta com temperatura alta, q nem agora ta marcando 50ºC, ou seja, esse cooler in box q vem da AMD só server pra enrrolar a gente... e diminuir a vida util do processador alem de limitar o over ^^

bom de qualquer jeito o cooler eu preciso comprar, as memorias to vendo com um amigo pra ele trazer dos eua :palmas:

aprendi um coisa muito importante quando comecei a mexer com pc:

se você quiser um ótimo desempenho começe com a motherboard =)

valeu Jonas pelas dicas, aprendi muito! qualquer coisa eu crio outro topico do tipo como dar over num A64 hehehe :P

Abrços! Daniel

Postado
Postado Originalmente por dglonacps@01 de abril de 2006, 16:02

O problema é que meu gabinete já é aberto e mesmo assim ta com temperatura alta, q nem agora ta marcando 50ºC, ou seja, esse cooler in box q vem da AMD só server pra enrrolar a gente... e diminuir a vida util do processador alem de limitar o over ^^

bom de qualquer jeito o cooler eu preciso comprar, as memorias to vendo com um amigo pra ele trazer dos eua  :palmas:

aprendi um coisa muito importante quando comecei a mexer com pc:

se você quiser um ótimo desempenho começe com a motherboard =)

valeu Jonas pelas dicas, aprendi muito! qualquer coisa eu crio outro topico do tipo como dar over num A64 hehehe  :P

Abrços! Daniel

Não é Jonas é Jonis (não é nome, é nick mesmo) aIUEHaieuAHEIUh :P

Tem um tópico fixo já para over em A64, creio que com esse você não vai ter problemas, hehehe :palmas:

Postado

Não recomendo fazer oc na A7V8X-X pois ela não tem PCI-LOCK!

Tenho uma, e não sei se foi por conta do oc, mas perdi minha 9800.

Procure mais a respeito sobre PCI LOCK

Postado

Realmente a a7v8x-x é perigosa! MAs mesmo assim eu me arrisquei com um over nela, mas teve que ser via multiplicador e vcore e fsb nem conta muito, aumentei pouco! Mas ficou muito bom, já estou com esse over a uns 6 meses e tudo tranquilo. Ta assim 14 x 167 = 2.338 mhz e vcore de 1.70. O processador é um DTR 2600+ barton com vcore stock em 1.50 e a temperatura em dias quentes não passa de 50 graus.

falou

Postado

A A7V8X-X é boa se você for usar um overclock de FSB em processadores de 266, mudando para 333mhz, como qualquer outra placa mãe.

Só é ruim para overclock de FSB acima de 333mhz, já que ela não suporta processadores de FSB 400mhz. Fica inviável fazer overclock nesse caso, já que para chegar a 400mhz a PCI fica a mais de 40mhz...

A7V8X-X é assim, ou é over agressivo de FSB, ou é over insignificante de FSB, ou tente a sorte fazer um over de multiplicador, que não acho boa ideia.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!