Ir ao conteúdo

Portas USB Desorientadas - Como Resolver?

Franklin Cretton

Posts recomendados

Postado

Caros Colegas;

Trabalho com Pc Athlon XP 1.8 com Windows XP Professional (SP1), com placa mãe ASROCK K7MV2 com “04 portas USB ONBOARD” e mais 01 espelho com “02” portas USB.

Estou com problemas nas portas ONBOARD. Do nada deixaram de reconhecer os dispositivos nelas conectados.

A minha demanda é a utilização de no mínimo 03 portas USB de uma só vez. Tenho 02 impressoras Jato de Tinta em uso simultâneo e 01 modem ADSL (VELOX) conectado através de cabo USB. Atualmente somente as duas auxiliares (Espelho) funcionam normalmente.

O que eu fiz após a falha:

- Baixei os drives USB da placa-mãe no site do fabricante;

- Desinstalei todos os drives USB no Gerenciador de Dispositivos e Reiniciei o PC.

- Na inicilização o Win XP, reinstalou todos os drives automaticamente (Inclusive os ONBOARD).

- Os auxiliares continuam funcionando normalmente após a reinstalação, enquanto que os Onboard, NADA.

- Daí executei a instalação dos drives USB, através do arquivo baixado no site do fabricante (ASROCK K7MV2).

- E não houve solução.

No Gerenciador de Dispositivos:

- Quando conecto um dispositivo a qualquer uma das quatro portas USB Onboard, informação que recebo é a seguinte: “DISPOSITIVO DESCONHECIDO” esta mesma informação aparece no Gerenciador de Dispositivos na porta onde foi conectado o mesmo.

- Quando verifico as propriedades a seguinte informação me é listada: “NÃO HÁ DRIVES INSTALADOS PARA ESTE DISPOSITIVO”. O que não é verdade pois este mesmo funciona em qualquer porta do espelho USB auxiliar.

Minha Dúvida:

- Será que algum colega pode me orientar a resolver este problema??

- Será que é falha no hardware onboard e é irreversível?

- Se tivessem queimadas, o IRQ não iria interromper a comunicação, e quando conectasse qualquer dispositivo nada aconteceria, nem a informação de desconhecimento dos dispositivos?

Antecipando:

- Se não tiver jeito, terei que usar as portas auxiliares para as duas impressoras e passar a usar o modem ADSL no cabo de rede (O que é até recomendado)! E desabilitar as portas onboard no setup, desde que não comprometa o funcionamento das auxiliares.

CURIOSO:

- Alguns dias após a ocorrência da interrupção do funcionamento das portas USB Onboard, as portas auxiliares (USB), tiveram o mesmo problema, pararam de funcionar do nada, daí depois da surpresa, fiz o mesmo procedimento:

- Desinstalei todos os drives USB e reiniciei o PC;

- O Win XP, reinstalou-os e voltaram ao funcionamento normal em questão de minutos.

Ainda estou problemas nas portas USB ONBOARD!

Agradeço antecipadamente aos colegas que puderem me orientar, como resolver este problema USB, diferente do que já fiz ou que acredito que seja feito, como listado acima.

No Aguardo,

Franklin Cretton

Rio Bonito/RJ

:bandeira:

• 2 semanas depois...
Postado

A boa noticia é que as portas Usb (on-board) não estão queimadas. Ate que é boa pois voce não precisa esquertar a cuca :D . Anoticia ruim que vou lhe dar é a seguinte. Quando um sistema operacional dá problema , não adianta remendar ele , salve tudo de importante e formate. Caso não der pra formatar , tente ir no setup e veja se esta tudo certo. Ou restaure o sistema do Xp para um dia que elas estavam funcionando. Caso nada der certo (nem depois de ter formatado o pc) , se você for experiente , tente fazer um upgrade na Bios. :chicote:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...