Ir ao conteúdo

OpenGL para jogos 3D

andersontarj

Posts recomendados

Postado

Abra o shell e digite:

# glxinfo

Ele irá mostrar as funções que a sua placa possui e alguns parâmetros usados no Linux. Mas o mais importante de tudo é a função DIRECT RENDERING, para que os games funcionem 100% temos que receber um YES nesta opção.

# glxgears

Abre uma janela com dois eixos rodando para medir a velocidade de FPS (quadros por segundo) de sua placa de vídeo.

Você vai perceber que no primeiro teste, existe um opção descriminada como MESA INDIRECT, ou seja sua placa está usando um driver opcional e por consequência algumas funções como 3D e OPENGL da sua placa não funcionam, apenas o DRAW, mais conhecido por emulação via software.

Vamos agora instalar os drivers da placa e testar se obtivemos resultado.

Instalando o hardware

Passo 1:

Verifique a versão do seu kernel (normalmente se pede o 2.4 ou superior), versão do seu compilador GCC ou se ele esta instalado.

Passo 2:

Verifique o nome da sua placa de vídeo / fabricante e procure os eventuais drivers para elas (lógico, para plataformas Linux/GNU x86).

Nvidia:

http://www.nvidia.com/object/linux_display...2_1.0-7174.html

ATI:

https://support.ati.com/ics/support/KBAnswe...questionID=1176

Passo 3:

Instale os drivers da placa (normalmente existe um README junto ao driver).

OBS: As placas mais conhecidas e que conheço tutoriais em português sobre tais, são as NVIDIA (Geforce 4MX, 4TI, 5FX) e ATI (Radeon 9200, 9600 9800).

Passo 4:

Como exemplo vamos instalar uma Nvidia Geforce4.

Logado como root, na área de login remoto (sem iniciar o servidor gráfico X), instale o driver da placa.

# ./Nvidia_versão_do_driver.run

Siga as informações do instalador e prossiga. Terminada a instalação, edite o arquivo Xorg.conf ou Xfree86Config-4, dependendo da sua versão do "X" e faça o seguinte: procure a linha "Device":

Identifier "** NVIDIA (generic) [nv]"

Driver "nv" # Substitua nv por nvidia

Procure também pela linha comentada

#glx e #dri

Descomente-as tirando # antes do texto.

Feito isso, reinicie o servidor X com:

# init 3 ; init 4

ou

Ctrl+Alt+Backspace

Você verá um logo da Nvidia, se isto acontecer é por que tudo deu certo.

Vamos ver o resultado na próxima página.

Checando

Agora execute os testes da primeira página novamente para checar as funções do driver aplicadas em sua placa.

# glxinfo

# glxgears

Se você receber um "direct rendering: yes", está tudo certo, se não repita todo o processo novamente observando se a algum erro.

Aí vai um conselho de jogador pra jogador.

Digite no shell:

# nvidia-nview

Para mudar algumas funções na placa, eu costumo usar o antialiasing em 2x e a função nitidez da textura.

Foram testados os jogos Unreal Tournament 2004 com gráficos:

Resolução 800x600 32bits

Qualidade High

Sombra Média

Também Wofstain Enemy Territory com gráficos:

Resolução 1024x768 32bits

Qualidade High.

Espero que este tutorial tenha ajudado você a melhorar sua opinião sobre os jogos em Linux. B)

Postado
Postado Originalmente por andersontarj@11 de abril de 2006, 10:50

Como exemplo vamos instalar uma Nvidia Geforce4.

(...)

Foram testados os jogos Unreal Tournament 2004 com gráficos:

Resolução 800x600 32bits

Qualidade High

Sombra Média

Também Wofstain Enemy Territory com gráficos:

Resolução 1024x768 32bits

Qualidade High.

Espero que este tutorial tenha ajudado você a melhorar sua opinião sobre os jogos em Linux.  B)

Legal o tuto, mas você conseguiu rodar os jogos com qual modelo de Geforce4? Eu tenho a pior GF4 já fabricada (Geforce 4000mx pci, 32 bits, 64 de memo) e acho que ela não pega tudo isso não :P

Postado
Postado Originalmente por mog@11 de abril de 2006, 11:01

Legal o tuto, mas você conseguiu rodar os jogos com qual modelo de Geforce4? Eu tenho a pior GF4 já fabricada (Geforce 4000mx pci, 32 bits, 64 de memo) e acho que ela não pega tudo isso não :P

Meu camarada eu rodo na geforce FX 5200 q tem suporte a OPENGL , se eu não estou enganado a sua placa não tem suporte , só as placas novas tem suporte a minha também já ta ficando velinha o meu suporte a openGL e 1.2 se não me engano agora o suporte das placas novas estão alen disso ....

daqui a pouco terei q tracar de Placa também :ahh:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!