Ir ao conteúdo

Qual CI usar?

vandrerm

Posts recomendados

Postado

Pessoal, é o seguinte. Estou fazendo um projeto zirado para controlar equipamentos através da porta paralela, via programação em VB. Um único jeito que o meu programa possa comunicar com o equipamento é da seguinte forma.

enviando 1 byte por vez no meu caso somente 4 casas binárias, então precisaria de um CI (ou alguma outra solução) que recebesse quatro sinais de entrada e combinando as 4, para gerar 32 saidas.... entenderam?????

...................... ________

entrada 1 ------|.............|----- saida 1

......................|.............|----- saida 2

......................|.............|----- saida 3

entrada 2 ------|.............|----- saida 4

......................|....C.I.....|----- saida 5

......................|.............|----- saida 6

entrada 3 ------|.............|----- saida 7

......................|.............|----- saida 8

......................|.............|----- saida ...

entrada 4 ------|_______|----- saida 32

obs: os pontinho não serve pra nada é os tracejados que é o que interessa

Ai seria assim... tipo......

quando entra 1 sai 1

quando entra 12 sai 5

quando entra 1234 sai 32

o que eu falo que entra é voltage. A entrada vai receber de 3 a 5 volts para ativar.

Ficou meio complicado né......

Mas quem conhecer um CI que implementa isso...... ficarei grato.....

ou algum lugar que vou conseguir achar a resposta para isso.....

Postado

awe!

tipo eu so novo mais posso te ajudar!

use portas logicas tll do tipo and!

se você tiver msn eu te explico melhor e te denhenho os esquemas!

Postado

o que você precisa é de um circuito demultiplexador.. existem CIs especializados, não sei o modelo de nenhum deles, mas procure nos fabricantes mais famosos que você vai achar uns modelos bem interessantes.

se você quiser implementar por portas logicas, vai dar um pouco de trabalho e o circuito vai ficar enorme também... mas se quiser eu te explico por msn depois como proceder a montagem.

:-BEER

Postado

O que você pertende fazer é impossivel, porque você quer controlar 32 saidas a pena com 4 entradas...mas com 4 entradas no maximo você pode controlar 16 saidas (que são o numero maximo de combinações possiveis com 4 bits), porque 2^4=16...para você controlar essas 32 saidas teria que ter pelo menos 5 entradas 2^5=32.

Mesmo utilizando um multiplexador você percisa sempre de pelo menos essas 5 entradas de controle.percebeu?

qualquer duvida pode postar aqui, que se eu souber, eu ajudo...

hasta [[]] :-BEER

Postado

podia explicar melhor como se podia utilizar um ic destes nesta situação, se faz favor??

é que não estou a perceber :blink:

[[]]

Postado
Postado Originalmente por vandrerm+19 de abril de 2006, 09:49-->
enviando 1 byte por vez no meu caso somente 4 casas binárias, então precisaria de um CI (ou alguma outra solução) que recebesse quatro sinais de entrada e combinando as 4, para gerar 32 saidas.... entenderam?????

isso que você ta querendo fazer é uma comunicaçao serial, e não uma paralela, lembre que você vai usar a porta paralela e não a serial, por isso você esbarrou no que o amigo allex disse

alllex@26 de abril de 2006, 19:27

O que você pertende fazer é impossivel, porque você quer controlar 32 saidas

Mesmo utilizando um multiplexador(demulltiplexador) você percisa sempre de pelo menos essas 5 entradas de controle.percebeu?

concordo em partes, mas imposivel não é!, se você icriar um tipo de comunicaçao serial via software para porta paralela, ai você poderá fazer o que quer, primeiro tera que usar um CI conversor de serial para paralelo e depois o demultiplexador

Postado

realmente o que você disse é verdade, dessa maneira funciona em perfeitas condições...erro meu

até a proxima pessoal [[]]

Postado
Postado Originalmente por alllex@26 de abril de 2006, 21:27

podia explicar melhor como se podia utilizar um ic destes nesta situação, se faz favor??

é que não estou a perceber :blink:

[[]]

A porta paralela tem 8 linhas de data.

Usa 3 linhas para as entradas dos sinais de desmult. 74hct4053.

Note que estas 3 linhas seriam ligadas a todos os 4053.

Restam 5 linhas que sao usadas para activar cada um dos 4053.

estas linhas serian uma para cada 4053 , sinal de ENABLE

Assim sempre que activar uma linha tera que colocar os 3 bite (note que isto implica 8 possibilidades) e ao mesmo tempo activar o bit do 4053 que desejar.

Por exemplo :

Bits 0 ,1,2 como sinais a desmultiplexar , com 4 Ic´s.

Bit 3 - activa o primeiro Ic 4053

Bit 4 - activa o segundo Ic 4053

Para activar a linha 0 teria de enviar para a porta em binario: 00001000

Para activar a linha 1 teria de enviar para a porta em binario: 00001001

Para activar a linha 8 teria de enviar para a porta em binario: 00010000

Para activar a linha 9 teria de enviar para a porta em binario: 00010000

Para activar a linha 32 teria de enviar para a porta em binario: 01000111

PS: veja como funciona o desmultiplexador 4053 ou o 4051

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!