Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SATA samsung EM ASUS K8N


Rodrigo campos

Posts recomendados

Bom dia pessoal, faz uma semana q to procurando como instalar meu hd samsung sata 7200 200gb/8mb na placa-mãe asus... :muro:

Vou contar o que está acontecendo:

Criei o disquete de BOOT a partir da minha placa-mãe

DRIVE: SILICON IMAGE SIL 3114 SATA RAID

Até ai tudo bem, entrei no setup e o HD APARECE lá em THIRD IDE MASTER, porém navegando pela setup encontrei algumas opções disabled

RAID OPTION ROM [ENABLED]

PRIMARY MASTER RAID [ENABLED]

TRIRD MASTER AS RAID [ ENABLED]

INTERNAL SATA IDE INTERFACE [ENABLE]

Essas opções estão marcada na minha BIOS, na hora de iniciar pelo CD DO XP aperto F6 bonitinho e coloco lá o drive no disquete, porém ao reiniciar novamente a manquina ela fica numa tela preta e dali não sai.

O q faço????? Alguem me ajudaaaa!!! To quase trocando por uma IDE :(:(

PS: Tenho mais 2 IDE uma de 80GB e outra de 40GB mas desconectei elas para instalar o SATA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Rodrigo campos@20 de abril de 2006, 09:21

Bom dia pessoal, faz uma semana q to procurando como instalar meu hd samsung sata 7200 200gb/8mb na placa-mãe asus... :muro:

Vou contar o que está acontecendo:

Criei o disquete de BOOT a partir da minha placa-mãe

DRIVE: SILICON IMAGE SIL 3114 SATA RAID

Até ai tudo bem, entrei no setup e o HD APARECE lá em THIRD IDE MASTER, porém navegando pela setup encontrei algumas opções disabled

RAID OPTION ROM [ENABLED]

PRIMARY MASTER RAID [ENABLED]

TRIRD MASTER AS RAID [ ENABLED]

INTERNAL SATA IDE INTERFACE [ENABLE]

Essas opções estão marcada na minha BIOS, na hora de iniciar pelo CD DO XP aperto F6 bonitinho e coloco lá o drive no disquete, porém ao reiniciar novamente a manquina ela fica numa tela preta e dali não sai.

O q faço????? Alguem me ajudaaaa!!! To quase trocando por uma IDE :(  :(

PS: Tenho mais 2 IDE uma de 80GB e outra de 40GB mas desconectei elas para instalar o SATA.

desabilite essas opções raid, pois provavelmente você não usará isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Danilo Souza@20 de abril de 2006, 09:39

desabilite essas opções raid, pois provavelmente você não usará isso

Danilo,

Eu usei todas as opções, inclusive desabilitei os raid e mesmo assim não funcionou. Em alguns casos nem era detectado o SATA no BOOT ai eu tinha q voltar lá e habilitar novamente.

Tem algum tutorial para isso? Procurei a net toda e só encontrei foruns q não deram em nada. :cry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente as opções de RAID devem ficam desabilitadas caso você não queira efetivamente fazer um RAID. Para desabilitar todas essas opções basta que você desabilite a opção "RAID Option Rom" que fica no menu "advanced >>> Onboard Devices Configuration", pois quando você desabilita essa opção todas as demais (Primary master as RAID, etc) desaparecem.

Outra coisa importante a se notar é que preferencialmente a BIOS da sua placa deve ser a 1003 ou superior para que você possa instalar um HD SATA sem problemas nela.

Para instalar o seu HD SATA basta que você com o CD que vem com a placa mãe em um computador já funcionando execute ele e no menu que aparece escolha a opção "Make chipset IDE Driver Disk" que fica no menu "Drivers". Com esse disquete que você irá instalar os drivers corretos do chipset nForce3 250 que é quem controla o HD SATA da sua placa.

Depois do disquete criado o procedimento é o padrão para instalar o windows XP durante a inicialização teclar F6 e com o disquete instalar os drivers para SATA da sua placa.

Espero ter ajudado e por favor poste se deu certo ou não.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Clique aqui e leia o meu novo tópico sobre Unidades da Informática

Clique aqui e entenda mais sobre SATA-I e SATA-II

Entenda mais sobre RAID e seus diversos Níveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara estou com o mesmo problema com a mesma Placa Mãe, só que o HD é um SATA II Maxtor de 300 Gigas. Se você resolver o teu problema e quiser compartilhar comigo agradeço, pois já estou 3 noites sem dormir quebrando a cabeça com este HD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por luciano3001@20 de abril de 2006, 10:39

Realmente as opções de RAID devem ficam desabilitadas caso você não queira efetivamente fazer um RAID. Para desabilitar todas essas opções basta que você desabilite a opção "RAID Option Rom" que fica no menu "advanced >>> Onboard Devices Configuration", pois quando você desabilita essa opção todas as demais (Primary master as RAID, etc) desaparecem.

Outra coisa importante a se notar é que preferencialmente a BIOS da sua placa deve ser a 1003 ou superior para que você possa instalar um HD SATA sem problemas nela.

Para instalar o seu HD SATA basta que você com o CD que vem com a placa mãe em um computador já funcionando execute ele e no menu que aparece escolha a opção "Make chipset IDE Driver Disk" que fica no menu "Drivers". Com esse disquete que você irá instalar os drivers corretos do chipset nForce3 250 que é quem controla o HD SATA da sua placa.

Depois do disquete criado o procedimento é o padrão para instalar o windows XP durante a inicialização teclar F6 e com o disquete instalar os drivers para SATA da sua placa.

Espero ter ajudado e por favor poste se deu certo ou não.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Clique aqui e leia o meu novo tópico sobre Unidades da Informática

Clique aqui e entenda mais sobre SATA-I e SATA-II

Entenda mais sobre RAID e seus diversos Níveis.

Bom dia Luciano

Seguinte, já desabilitei essa opção RAID Option Rom

porém na hora do boot ele nem encontra o HD a parte onde diz THIRD IDE MASTER não aparece.

E quanto ao drive q estava tentando instalar não é o correto?

SILICON IMAGE SIL 3114 SATA RAID outra coisa amigão, preciso fazer algum JUMPER no HD? acredito q não né? Tem problema de utilizar outros hds (IDE) junto com o sata? Vi em alguns foruns q da muito conflito.

Obrigado pela resposta!!! :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por fontinelle@20 de abril de 2006, 11:11

Cara estou com o mesmo problema com a mesma Placa Mãe, só que o HD é um SATA II Maxtor de 300 Gigas. Se você resolver o teu problema e quiser compartilhar comigo agradeço, pois já estou 3 noites sem dormir quebrando a cabeça com este HD.

Opa Fontinelle,

hehehe, pode deixar amigão assim q conseguir resolver aqui te passo a solulção, eu estou a 1 semana tentando fazer funciona esse HD e nada... to quase trocando por uma IDE, fala serio...

Vamos espera a soliedariedade dos nossos amigos aqui do forum...

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Rodrigo campos@20 de abril de 2006, 12:22

Bom dia Luciano

Seguinte, já desabilitei essa opção RAID Option Rom

porém na hora do boot ele nem encontra o HD a parte onde diz THIRD IDE MASTER  não aparece.

E quanto ao drive q estava tentando instalar não é o correto?

SILICON IMAGE SIL 3114 SATA RAID outra coisa amigão, preciso fazer algum JUMPER no HD? acredito q não né? Tem problema de utilizar outros hds (IDE) junto com o sata? Vi em alguns foruns q da muito conflito.

Obrigado pela resposta!!! :bye:

Provavelmente não esta aparecendo o Third Master porque você deve também ter desabilitado a opção "OnChip SATA BootRom" e essa não pode ser desabilitada para instalar o seu HD SATA.

O driver correto é aquele que te mencionei o driver da Sil é somente para a K8N-E Deluxe que possui duas controladoras SATA (uma do proprio chipset nForce3 250 e outra do chip Sil3114 da Silicon Image)... esse pode estar sendo o seu principal erro.

Quanto aos jumpers isso só é necessario se o seu HD for um SATA-3Gb/s e ele não estiver sendo reconhecido sem o jumper de limitação.

E finalizando não existe problema nenhum em se utilizar HD´s SATA juntamente com HD´s IDE´s e o que os outros chamam de incompatibilidade eu chamo de "não saber configurar".

Qualquer dificuldade pode entrar em contato.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Clique aqui e leia o meu novo tópico sobre Unidades da Informática

Clique aqui e entenda mais sobre SATA-I e SATA-II

Entenda mais sobre RAID e seus diversos Níveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por luciano3001@20 de abril de 2006, 11:40

Provavelmente não esta aparecendo o Third Master porque você deve também ter desabilitado a opção "OnChip SATA BootRom" e essa não pode ser desabilitada para instalar o seu HD SATA.

O driver correto é aquele que te mencionei o driver da Sil é somente para a K8N-E Deluxe que possui duas controladoras SATA (uma do proprio chipset nForce3 250 e outra do chip Sil3114 da Silicon Image)... esse pode estar sendo o seu principal erro.

Quanto aos jumpers isso só é necessario se o seu HD for um SATA-3Gb/s e ele não estiver sendo reconhecido sem o jumper de limitação.

E finalizando não existe problema nenhum em se utilizar HD´s SATA juntamente com HD´s IDE´s e o que os outros chamam de incompatibilidade eu chamo de "não saber configurar".

Qualquer dificuldade pode entrar em contato.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Clique aqui e leia o meu novo tópico sobre Unidades da Informática

Clique aqui e entenda mais sobre SATA-I e SATA-II

Entenda mais sobre RAID e seus diversos Níveis.

Luciano,

Mais uma vez obrigado por respoder, agradeço muito.

Vou tentar as dicas q me disse durante o feriado e final de semana...heheheehe uma longa batalha pela frente!

A proposito, muito bom teus posts, sobre:

Clique aqui e leia o meu novo tópico sobre Unidades da Informática

Clique aqui e entenda mais sobre SATA-I e SATA-II

Entenda mais sobre RAID e seus diversos Níveis.

Dei uma lida, vou até imprimir...

Parabens e obrigado novamnente.

Rodrigo Campos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por luciano3001@20 de abril de 2006, 13:33

Espero que consiga colocar esse seu HD pra funcionar......

Depois poste se deu tudo certo beleza??

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Bom dia Gente.

Vim agradecer a ajuda do nosso amigo Luciano q deu a maior força explicando tim-tim por tim-tim como configurar e instalar o HD SATA está tudo funcionando perfeitamente.

Luciano obrigado pela ajuda. Foi de grande importancia :-BEER

* Tenho uma pequena duvida.

Alem do HD SATA tenho outros 2 hds IDE 80GB e 40GB, quando desliguei (desconectei) o de 80GB da IDE 0 funcionou legal, inclusive identificou o hd de 40GB na IDE 1 MASTER, tenho que trocar posso colocar um HD ou uma GRAVADORA na IDE 0 (zero)??

Exemplo, apos instalar o SATA bonitinho com win xp, pluguei o hd 80gb na IDE 0 porém ao reiniciar ele bootava pelo de 80gb e não pelo sata, e nem identificava o SATA!! Tenho que troca esse hd de lugar ou deixar a IDE 0 Master sem nem uma conexão?

Nossa será que tu vai entender o que estou dizendo? Se não entender posta ai.

valeu cara!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite galera...

no caso da K8N-E DELUXE, alguém sabe qual deve ser a BIOS que deve ser instalada?

-=-

Eu estou tendo o mesmo problema com minha HD nova.

a HD é uma Maxtor de 250 GB SATA, ela tem 16 MB de buffer e 3Gb/s

a placa-mãe é uma Asus K8N-E DELUXE

eu tenho mais 2 HDs IDE, uma de 80 e uma de 20 GB, as duas da Samsung.

-=-

primeiro eu ia usar a HD SATA só pra armazenamento por um tempo, e depois de uns dias ia instalar o sistema nela.

acontece que tentei de tudo para criar uma partição na HD SATA, mas não consegui.

então resolvi instalar o sistema nela de uma vez, mas também tentei de tudo e não consegui.

A BIOS detecta normalmente.

Eu fiz os dois diquetes:

- pelo "Make chipset IDE Driver Disk"

- e também o diskete com os drivers da Silicon. (Sil 3114).

nenhum deles funcionou.

eu já coloquei o jumper pra 1.56 Gb/s.

já desabilitei as opções de RAID na BIOS.

já desconectei os drives IDE.

Agora, quanto a BIOS, eu nunca atualizei ela desde que comprei a placa.

Será esse o problema?

Se alguém puder me ajudar... ou precisar de mais algum detalhe.

Agradeço desde já!

um grande abraço para todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!