Ir ao conteúdo

Controladora do 486

fladuca

Posts recomendados

Postado

Um dia desses por arrumar um PC de um amigo, ele me deu um outro PC, um 486 DX4 100, que não está funcionando, na verdade, ele inicializa, faz a contagem de memória e tudo mais, mas pelo que eu percebi, parece ser a controla IDE que parece estar queimada (ela é ISA e não ONBOARD), o modelo dela é uma GOLDSTAR PRIME2. ela está jumpeada corretamente, qualdo coloco o drive de disquete eu consigo faze-lo ler normalmente até faço o BOOT com ele, mas quando coloco um HD de 2GB do meu antigo P200 ou colocando um CD-ROM do meu antigo Pentium 100 não funciona nem um nem outro, percebi que o HD liga pois faz o barulhinho de acionamento, e o CD-ROM liga a luzinha, mas eu nunca liguei o HD e o CD juntos. já troquei os cabos FLAT mas mesmo assim nem o reconhece na BIOS. Qual seria uma solução :?:

POR FAVOR ME AJUDEM!!!

:bandeira:

• 2 semanas depois...
Postado

Ninguém vai dar uma opnião pra me ajudar?

Um tecnico me disse que ele podia enxergar HDs de até 540MB, mas ai tem o seguinte, e não sei se é igual... Eu tinha um Pentium 200, que reconhecia Hds de no máximo 8GB, mas particionando e formatando o HD em um micro bem mais novo, automaticamente quando voltava a HD no P200 ele reconhecia a capacidade normal do HD, no caso era um Maxtor 40GB. Por isso, pela lógica isso também iria funcionar no 486 que estou tentando colocar um HD de 2.5GB da Western Digital.

Também tem o seguinte, o drive de disquete ele funciona direitinho, e ele é ligado na mesma controladora, porque o HD e o CD-ROM ela não consegue reconhecer?

• Membro VIP
Postado

Pegue seu HD de 2,5GB, anote as caracteristicas dele, como n° de cylinders, heads e sectors, depois

instale o HD, entre no setup e instale ele como user, colocando essas informações, a bios deverá

reconhecer o HD.

Boa sorte

adcarvalho

Postado

Obrigado pela ajuda, como minha HD tá quase dando adeus a esse mundo, pois ela tem uns 8 ou 9 anos, mas consegui fazer com que o PC a reconhecesse. sempre dava o erro, "primary hard disks fail(80)" quando dava o boot pelo disquete ela era reconhecida de vez enquando como drive C: e as vezes não, mas até usar o PM nela não tinha me apego a um detalhe... O PC QUE É MUITO ANTIGO, NÃO RECONHECE FAT32, APENAS RECONHECE O FAT 16. Agora sempre que dou BOOT ele reconhece o C: e o virtual D:.

Agora queria saber como posso fazer o CD funcionar, pois o HD agora é reconhecido pela BIOS como tento 445MB, mas o CD ela não reconhece de jeito nenhum. TEM ALGUM JEITO DE FAZE-LO FUNCIONAR? Pois quero tentar instalar o linux nele.

Postado

OK! Valeu a todos que me ajudaram, o problema foi solucionado.

O CD-ROM da CREATIVE era incompatível ou estava com problemas (estranho pois quando tirei do outro PC ele estava funcionando), eu o substitui por um CD-ROM genérico (Lite-On) 50X e funcionou legal, agora é só arranjar um S.O compatível para faze-lo funcionar!

Agora tenho um PC de mais de 10 anos funcionando como se fosse novo!

Obrigado a todos

E

Até mais!!!

Postado

vou aproveitar o topico pra perguntar se ainda se acha pra vender essa controladora IDE? Ou se alguem sabe o que costuma dar defeito nelas?

To com um 486 aqui parado e ele tá com problema na controladora IDE dele, se tiver jeito eu iria arumar ele pra fazer umas experiencias neles hehehehehe....

• Membro VIP
Postado

Só uma informação, não existe restrição para uso de FAT32 para 486.

Agora para utilizá-lo corretamente você deve usar um driver overlay.

(Utilizando DM)

• Membro VIP
Postado

fladuca

Para voce ter um desempenho aceitável no 486 o melhor OS é o win95 ou win95 OSR, talvez por

supertição instalo antes o DOS 6.22 e as coisas sempre funcionam bem, tenho um 486 DX2 66 e

um DX 100. O win98 funciona, mas só se tiver pelo menos 64MB de memória.

tom crazy

De uma procurada na seção de informática do Mercado Livre que voce encontra:

http://www.mercadolivre.com.br

Boa sorte

adcarvalho

Postado

Pessoas eu estou com o mesmo problema do nosso amigo fladuca porém tenho um 486 DX2 com 16Mb de memória e estava pensando em usá-lo para emular jogos de Super Nintendo com o Windws 95. Porém minha HD não é detectada e o problema não deve ser a controladora pois a mema tem um drive de disquete que funciona.

Eu anotei todas as informações da HD e coloquei na BIOS mais da sempre o mesmo erro: "primary hard disks fail(80)". O que será? A D é Maxtor e deve ser menor que 1 Gb. (Acho amanhã tirarei umas fotos do PC para vocês verem o jeito que é a HD.

Postado

Só uma informação, não existe restrição para uso de FAT32 para 486.

Agora para utilizá-lo corretamente você deve usar um driver overlay.

(Utilizando DM)

Bom, também achei estranho não conseguir colocar para funcionar perfeitamente com FAT32. O negócio foi o seguinte, estava com essa HD num K6-II que deu pau geral, Então resolvi colocar essa velha HD de 2.5GB no 486 para ve-lo funcionando. Até ai tudo bem, como falei num dos tópicos anteriores, a HD ora era reconhecida Hora não. resolvi particiona-la com o FDISK, mas o problema continuava, falei "não é possível, que pode estar dando de errado com essa coisa?" Resolvi então particiona-la com o Partition Magic que é mais rápido. Então ai que fui ver, não tinha letra da unidade em lugar nenhum do PM, insiti em FAT32, mas mesmo assim, não me dava a letra da unidade. Mas logo quando mandava nas opções fazer a partição em FAT16 ele me dava o bendito C: e a outra partição como D: (pois criei duas) e então até agora quando dou BOOT ele faz tudo direitinho.

Agora quanto ao Sistema Operacional, queria fugir um pouco de microsoft, mas achoque não vai ter jeito.

Meu PC mesmo com a HD e o CD mais atual não vou poder fazer grande coisa, pois ele tem 8MB de RAM, e 512KB de Vídeo! :wacko: Não sei se minhas memórias o Pentium 166 (EDO) podem funcionar, pois tenho 2 pentes de 16MB parados!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!