Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Relação entre NTSC/PAL x Frames por segundo.

Posts recomendados

Olá rapaziada!

Capturei uma fita VHS (Pal-M). Na hora de rodar o DVD autorado na TV percebi que o vídeo não estava passando de forma suave, como talvez a fita de video passaria. Fiquei pensando na hipótese de haver uma relação entre qualidade e frame rate (NTSC, PAL, etc).

Pra ser mais direto:

NTSC corresponde a 29,97 fps.

Pal-M corresponde a 25 fps.

Agora vamos a parte prática da coisa, o que realmente me interessa:

1> Um vídeo em VHS (Pal M) capturado em NTFS ficaria com alguma artificialidade, como se tivessem perdido frames?

2> Um vídeo em VHS (NTFS) capturado em PAL-M perderia sua sua qualidade, com relação a frames por segundo?

3> Qual seria a melhor relação de caputura, quando há uma fonte VHS em PAL-M?

4> Qual frame rate é melhor, independente da forma da fonte de captura?

Sei que este tópico pode ajudar a muita gente, que assim como eu, não consegue entender esta relação de uma forma menos técnica e mais prática.

Agradeço a atenção e aguardo ansioso pela resposta das questões apresentadas acima.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso mesmo. A diferença entre NTSC e PAL-M me parece está no sistema de codificação de cores. Neste caso acredito que voce deverá capturar tudo em NTSC. Eu nunca fiz qualquer teste mas já capturei muitas fitas caseiras e tudo em NTSC. As vezes quando não aparecia cores, eu mexia no settings do vcr alterando a saida pra NTSC NTSC->NTSC, AUTO e por ai vai.

Link para o comentário

Quanto à captura é você quem decide o Framerate.

Já na gravação existem as diferenças em 23-25-29 sim...

Mas cara, sinceramente, não há muita diferença entre estes valores, já isso é por SEGUNDO. Passar 25 ou 30 Frames por Segundo dá praticamente na mesma, creio eu.

Eu dou mais importância para as configurações originais do arquivo. Tento fazer sempre o mais parecido possível quando vou converter.

Link para o comentário

Diogo, não é bem assim. Cada sistema tem a ver com varredura da tela.

O PAL tem 576 linhas horizontais contra somente 480 linhas do NTSC portanto o PAL tem mais área de video, o sistema trabalha com 50herts enquanto que o NTSC tem somente 480 e trabalha com 60herts. Isso interfere com o sistema de cores principalmente.

Agora dizer que tanto faz 23, 25 ou 30 fps. Tem muita diferença. Use um micro de pequena capacidade pra capturas pra você ver. Ele não vai conseguir capturar a 30fps mas a 23, 24 fps e veja o quanto o audio sai de sincronismo. Se você considerar que 5 frames em 30 frames representa 1/6 isso a grosso modo quer dizer que o áudio pode sofrer um atraso de 1 segundo a cada minuto do video ou seja o video acaba mas o audio continua.

Então o correto é capturar conforme o original seja PAL-M ou PAL ou NTSC depois se precisar converter pra outro formato, deve-se usar um programa de edição para renderizar tudo novamente audio e video e dessa forma manter o sincronismo.

Link para o comentário

Diogo, não é bem assim. Cada sistema tem a ver com varredura da tela.

O PAL tem 576 linhas horizontais contra somente 480 linhas do NTSC portanto o PAL tem mais área de video, o sistema trabalha com 50herts enquanto que o NTSC tem somente 480 e trabalha com 60herts. Isso interfere com o sistema de cores principalmente.

Agora dizer que tanto faz 23, 25 ou 30 fps. Tem muita diferença. Use um micro de pequena capacidade pra capturas pra você ver. Ele não vai conseguir capturar a 30fps mas a 23, 24 fps e veja o quanto o audio sai de sincronismo. Se você considerar que 5 frames em 30 frames representa 1/6 isso a grosso modo quer dizer que o áudio pode sofrer um atraso de 1 segundo a cada minuto do video ou seja o video acaba mas o audio continua.

Então o correto é capturar conforme o original seja PAL-M ou PAL ou NTSC depois se precisar converter pra outro formato, deve-se usar um programa de edição para renderizar tudo novamente audio e video e dessa forma manter o sincronismo.

Lauro, me desculpe mas acho q você agora deu um nó na minha cabeça. porque veja bem, no seu primeiro post você sugeriu capturar tudo em NTSC e neste último você aconselhou que cada captura seja correspondente a sua fonte. Eu queria poder ter mais tempo pra poder testar as duas formas, mas você sabe, captura de video não é uma coisa tão elementar e nem mt rápida.

você por acaso já executou estes testes anteriormente? notou alguma diferença?

Obrigado! =D

Link para o comentário

Veja bem. captura é uma coisa autoração é outra. Eu me referi que se a sua fonte é PAL-M voce tem que capturar em PAL-M mas na hora de autorar o seu DVD terá que ser em NTSC pois não os programas de autoração so permitem que o DVD seja ou no formato PAL (720 x 576) ou NTSC (720x480). O que ocorre é que muitos VCRs convertem o sinal na saída. O JVC por exemplo, qualquer que eu coloque nele o resultado sai em NTSC, exceto fitas PAL que ele não lê. Por exemplo: se sua fita for PAL-M no programa de captura se setar em NTSC provavelmente vai ficar sem cores ou se a fita for NTSC e você setar no programa de captura PAL-M vai ficar sem cores e o sinal instável. Você deve capturar de acordo com o preview do programa de captura. Onde estiver saindo as cores corretas indica que a placa está pegando corretamente o sinal do vcr. Agora na hora de finalizar o DVD é que voce não vai ter opção pois não existe padrão PAL-M pra DVD. (pelo menos eu nunca vi).

Link para o comentário

Veja bem. captura é uma coisa autoração é outra. Eu me referi que se a sua fonte é PAL-M voce tem que capturar em PAL-M mas na hora de autorar o seu DVD terá que ser em NTSC pois não os programas de autoração so permitem que o DVD seja ou no formato PAL (720 x 576) ou NTSC (720x480). O que ocorre é que muitos VCRs convertem o sinal na saída. O JVC por exemplo, qualquer que eu coloque nele o resultado sai em NTSC, exceto fitas PAL que ele não lê. Por exemplo: se sua fita for PAL-M no programa de captura se setar em NTSC provavelmente vai ficar sem cores ou se a fita for NTSC e você setar no programa de captura PAL-M vai ficar sem cores e o sinal instável. Você deve capturar de acordo com o preview do programa de captura. Onde estiver saindo as cores corretas indica que a placa está pegando corretamente o sinal do vcr. Agora na hora de finalizar o DVD é que voce não vai ter opção pois não existe padrão PAL-M pra DVD. (pelo menos eu nunca vi).

Tudo bem, entendi. Na verdade o problema pelo qual tenho passado é algo muito além disso.

Eu capturei uma fita (Pal-M) e seu resultado final foi em NTSC (29,95 frames por segundo). Eu senti que faltou suavidade no arquivo final.

O que me intriga é pensar que poderia ter havido perda de frames neste processo de conversão de PAL-M x NTSC, entende minha dúvida? O que foi respondido neste fórum são afirmações que se chocam, pois uns dizem que não há diferença no número de frames entre PAL_M e NTSC mas sim na codificação de cores (isto eu não tenho dúvida), e outros dizem o contrário.

No final das contas deu no mesmo... minha dúvida ainda persiste.

Abraços

Link para o comentário

• Membro VIP

Rafael,

Não há contradições nas respostas. O Gladiador explicou tudo, mas vou falar a mesma coisa de outra forma pra ver se você entende:

Em transmissões analógicas de TV, há vários padrões usados nos diversos cantos do mundo.

No Brasil (e só aqui) usa-se o PAL-M: 525 linhas, 60 Hz e padrão de cor PAL num canal de 4 MHz (aproximadamente, não lembro de cor).

Nos EUA e em vários outros países, usa-se o NTSC: 525 linhas, 60 Hz e padrão de cor NTSC num canal de 4 MHz (idem...)

Na Argentina, Uruguai e Paraguai, entre outros, usa-se o PAL-N: 625 linhas, 50 Hz e padrão de cor PAL num canal de 4 MHz (idem...)

Na Italia e em alguns outros paises, usa-se o PAL-G: 625 linhas, 50 Hz e padrão de cor PAL nun canal de 6 MHz (idem...)

Na França e em alguns outros paises, usa-se o SECAM: completamente diferente dos outros.

Isso tudo são padrões de transmissão analógica. Os videos-cassete, ao gravar uma fita, não alteram o padrão de cor. Assim, as fitas VHS podem ser PAL-M, NTSC, PAL-B, PAL-G, PAL-H, PAL-I, PAL-N, SECAM e alguns outros. Embora as fitas sejam iguais, o padrão de cor é diferente e também outras informações de sincronismo.

Assim, um Video vai sempre colocar na saída, seja pela saída de antena ou pela saída de vídeo/áudio, um destes sinais de cor. Se o vídeo for brasileiro, é provável que ele jogue para a saída o sinal PAL-M pois é o padrão no Brasil. Alguns vídeos melhores podem já fazer a transcodificação desse sinal jogando NTSC na saída, por exemplo, mesmo tendo uma fita PAL-M.

Se você for fazer uma captura via placa, tem que haver um casamento entre o sinal que o vídeo está jogando para fora, com o sinal que a placa está configurada para encontrar.

Se o vídeo jogar NTSC e a placa estiver configurada para receber SECAM, você não vai conseguir capturar nada.

Se o vídeo está jogando PAL-M e a placa está configurada para receber NTSC pode ser que você consiga receber a imagem, mas sem nenhuma cor pois é esta a única diferença entre eles (o sinal de cor).

Então, na captura vale o sinal de transmissão analógica.

Outra coisa completamente diferente é formato do arquivo digital de vídeo.

Nesse caso, não é o sinal analógico que conta, mas o padrão de exibição de dados que vale.

Pela similaridade, convencionou-se que o sinal NTSC (do arquivo de vídeo digital) tem o padrão de 720 x 480 pixels, em 30 fps (mais precisamente 29,97), que equivale ao sinal NTSC (de transmissão analógica).

Do mesmo modo, o sinal PAL (do arquivo de vídeo digital) tem o padrão de 720 x 576 pixels, em 25 fps, que equivale ao sinal PAL-B, PAL-G, PAL-H e/ou PAL-I (de transmissão analógica).

Assim, para arquivos digitais, principalmente em DVD, só existem os padrões NTSC e PAL (puro, sem -B, -N, ...).

Veja que no computador não existe a conversão PAL-M x NTSC pois o PAL-M não existe em arquivos digitais. A perda de frames não é pela conversão mas sim pela "incapacidade" do sistema em capturar o sinal, processar e armazenar na velocidade necessária.

Qualquer coisa, pergunte que a gente tenta explicar de outra forma se ainda for necessário.

Abraços,

RedBeard

Link para o comentário

Homenasus - O PAL-M é um sinal NTSC disfarçado ou seja ele é 29.97 fps, 60~ porém o sinal de cor dele tente ao seguir o sistema do PAL. Isso é um meio complicado pra explicar e até mesmo pra gente entender;

Até hoje não consigo uma explicação para isso: Porque nossas TVs não usam o sistema NTSC se o nosso PAL-M tem praticamente tudo das caracateristicas do NTSC?

Tempos atrás eu, Red, Phanton, Kimo e alguns outros amigos do forum fizemos uma verdadeira epopoeia, em cima de alguns videos de origem europeia que eu tinha aqui. Se alguem quiser recordar a novela é so procurar aqui no fórum o topico > http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=329126

e acompanhar a novela que tivemos e felizmente com a ajuda de todos os companheiros tivemos um final feliz.

Então o modera Red já falou tudo bem claro. PAL-M é padrão pra emissão do sinal de TV não tem nada a ver com autoração de DVD. Em DVD só exite no momento dois padrões: NTSC (29,97 fps 60 herts ou PAL 25fps 50 herts). O PAL-M tem a ver sim com a captura, pois a dispositivo de gravação (gradador de DVD ou placa) deve estar casado com o sinal que está entrando. Não tem como voce gravar uma sinal NTSC (source) como PAL-M, o sinal é diferente e no própro prevew do sofware de captura voce já vê o resultado. Se já no preview o sinal tá bagunçado, então nem capture porque o resultado vai ser o que voce esta vendo no prevew.

Link para o comentário

Gente, vocês são malucos! rs.

No bom sentido claro.

Acho que a pergunta do amigo Rafaelrez era mais simples. Ele apenas queria saber se existe diferença de qualidade entre um vídeo NTSC (29,97 fps) e um video PAL (25 fps). E eu disse que essa diferença não se nota no rodar de um vídeo.

Estou errado?

Link para o comentário

• Membro VIP

Diogo,

Eu tenho um DVD Player e uma TV que reproduzem DVDs PAL. Pelo menos nesse meu equipamento dá pra sentir diferença, sim!

Eu sei q a TV não é a ideal para reproduzir PAL, mas dá pra sentir o cintilamento na imagem.

Na tela do computador realmente não dá pra sentir diferença pois a qualidade e frequência de varredura no monitor é bem maior que numa TV comum.

Abraços,

RedBeard

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Me ajudem aqui...

Estive capturando uma vhs em NTSC e quando me deparei com uma PAL-M não consigo capturar-la com cores.

Estou com uma Pinnacle Liquid Edition Pro 6 e ela não me disponibiliza a opção de captura em PAL-M, somente em PAL-B,G,H

Que que eu faço?

Nenhuma das minhas filmadoras aceitam sinal Pal-M com cores.

Colocando o programa para capturar NTSC a cor fica instavel.

Alguns trecos, minusculos de tempo, com cor estavel.

Ajudem me.

Link para o comentário

• 4 semanas depois...

Diogo,

Eu tenho um DVD Player e uma TV que reproduzem DVDs PAL. Pelo menos nesse meu equipamento dá pra sentir diferença, sim!

Na tela do computador realmente não dá pra sentir diferença pois a qualidade e frequência de varredura no monitor é bem maior que numa TV comum.

Abraços,

RedBeard

RedBeard.

Desculpe se estou perguntando bobagem, sou principiante no assunto:

1) Meu DVD Player de mesa aceita PAL-D. Um DVD PAL europeu roda nele?

2) No DVD-Rom do micro, ele roda?

3) Pelo jeito não existe programa que copie DVD PAL para NTSC. Existe?

Obrigado.

Link para o comentário

• Membro VIP

Hank,

Não existe PAL-D em DVD. Os sinais PAL-traço-alguma-coisa são só para transmissão de TV. Para DVD só existe PAL (sem extensão) e NTSC.

Se o se DVD aceita PAL, ele vai conseguir ler uma imagem que esteja gravada nesse padrão. Mas veja que isso é diferente de conseguir ler um DVD da Região 2, que é a Europa.

Se o DVD não tiver limitação de região, e for gravado em PAL, o player deverá conseguir ler. Isso também não significa que sua TV vai conseguir exibir, pois se o player enviar sinal PAL, apenas as TVs que aceitam essa norma (chamadas de tri-norma) poderão passar.

2- se você colocar o filme no drive do micro, e tentar ver com um programa do tipo WinDVD ou Media Player, o problema vai ser o mesmo da incompatibilidade de região. O seu drive deverá estar setado com a região do DVD.

Uma dica, nesse caso é melhor copiar o DVD para o HD, usando o DVD Decrypter, e no HD não há trava de região. Você poderá ver o filme em qualquer software player, sem nenhum problema.

3-

Programa que copie o DVD inteiro, acho que não existe. Se você quiser trascodificar só o filme, pode usar um programinha free chamado DGPullDown que faz essa conversão.

Qualquer coisa, grita ai..

Abraços,

RedBeard

Link para o comentário

Hank,

Não existe PAL-D em DVD. Os sinais PAL-traço-alguma-coisa são só para transmissão de TV. Para DVD só existe PAL (sem extensão) e NTSC.

...

Abraços,

RedBeard

ReadBeard,

muito obrigado pelas dicas.

Vou encomendar os DVDs e depois testar suas sugestões.

Qualquer dúvida eu volto a perguntar.

Um abraço.

Hank.

:bye:

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...