Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Porta paralela Ajuda aí


Tiago Camana

Posts recomendados

Galera e o seguinte li o tutor aqui no clube de como era util usar a porta paralela para outras coisas

dai eu meio fora da casinha comecei a mexe nisso e fiz ums coisa loco ai mas estou com uma duvida

seguinte Em vez de usar led como tinha no tutor usei um motorzinho q tinha perdido aqui de um impressora

fiz o seguinte liguei um dos polos do motor na saida de 12v da fonte (não me pergunto qual polo é( + ou -) porque não diz) intao liguei um na fonte e um na porta paralela o fiuzinho vermelho q no tutor e o 1 pino e baxei o programinha q tinha la o relasitimer quand ligo as luzinhas q tem no programa o motor gira mais fraco e quando desligo ele gira mais forte porque???? não era pra ele quando as luzinhas tivesse desligada ele para?????q quando ligada ele liga???

(luzinhas q eu falo e a do programa qm viu o tutor sabe do q eu falo)

as comclusoes q eu cheguei foi a seguinte quando as luzinhas estão desligadas ele usa o cabo como o GND( acho q e assim) ai o motor liga com 12v e quando ligo as luzinhas ele liga a 5v girando mais fraco mas dai num teria q queima alguma coisa??? afina ta vindo 12v de um polo do motor e 5v do outra tinha q queima aguam coisa

ta assim o

Se não intenderao eu posto uma foto real do bagulho

valeu galera

post-71533-13884913419105_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tu é corajoso em fazer isso numa porta parallela do PC, na guerra presizao de pessoas assim!!!

hehehe, brincadeirinha amigo...

hem, só não queimou a porta paralela porque o motor que tu usou consome pouco, q se fosse um mais "potente" ela ia pro saco, se for on-board, sinto muito...

se você for por um mais forte, ou mesmo continuar com essas "pesquisas", use um CI como driver, é fácil de montar e barato pra ser adquirido, uma recomendação:

http://www.rogercom.com/index.htm

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tipo, não entendo muito, mais o que aconteceu foi isso?

quando ele "ligava" o led no programa, o estado passava a ser 1, e ai a porta liberava 5v e criava um diferencial de 7v, fazendo o motor girar mais fraco, e quando ele desligava o led, o estado passava a ser 0, e ai a porta ficava com 0v, criando o diferencial de 12v fazendo o motor girar mais forte.

Essa conclusao ta correta? é só pra min entender mesmo, porque não entendo muito disso.. valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tipo, não entendo muito, mais o que aconteceu foi isso?

quando ele "ligava" o led no programa, o estado passava a ser 1, e ai a porta liberava 5v e criava um diferencial de 7v, fazendo o motor girar mais fraco, e quando ele desligava o led, o estado passava a ser 0, e ai a porta ficava com 0v, criando o diferencial de 12v fazendo o motor girar mais forte.

Essa conclusao ta correta? é só pra min entender mesmo, porque não entendo muito disso.. valeu

Tá certo, sim.

Pessoal, pessoal, vocês ficam ligando o que não deve na porta paralela, ela vai queimar.

Tem que fazer um circuito driver para isolar a porta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se tiver falando do 74 alguma coisa ele custa entre 1 a 2 real

se tiver falando do uln alguma coisa ele custa entre 2 a 3 real

os acopladores opticos sao dispositivos isoladores, eles sao usados para acoplar um circuito no outro,

ele tem internamente um emisor de luz infravermelho, e um receptor

t+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

entendi pode cre, valeu! Procurei nas lojas e não achei =(

vou arriscar só com os diodos mesmo.. ou será que é muito arriscado? hehe

Tipo, um negócio básico aqui, mais eu não sei direito, nunca estudei eletrônica, mais to precisando disso aqui por agora, se alguem poder me ajudar.. =)

Fiz o esquema do clubedohardware, liguei a partir da saida da porta (troquei uns valores pois não tinha os resistores aqui), um diodo em serie com um resistor de 330 que vai na base do transistor (2N3904), no coletor liguei ~10V em série com um resistor de 330 ohm.

A saída da porta paralela é 5v ai com a queda de tensão pelo diodo foi pra uns 4,3V que chega até a base do transistor (é isso?)

não entendo muito bem de transistor e tal, eu queria saber, qual a tensão em cada ponto do circuito e a corrente. tipo a tensão e a corrente do coletor, do emissor.. As correntes são somadas? e as tensões?

Sei que antes eu deveria estudar mais, mas eu vou estudar futuramente, por agora só preciso saber isso =)

Na pratica obtive uns valores, só que eu esqueci, acho que era mais baixa a tensão q saia do emissor, não lembro. Só queria confirmar isso na teoria! =D

valeu aí

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz o esquema do clubedohardware, liguei a partir da saida da porta (troquei uns valores pois não tinha os resistores aqui), um diodo em serie com um resistor de 330 que vai na base do transistor (2N3904), no coletor liguei ~10V em série com um resistor de 330 ohm.

A saída da porta paralela é 5v ai com a queda de tensão pelo diodo foi pra uns 4,3V que chega até a base do transistor (é isso?)

valeu aí

Se não achou os CIs faça isso com o transisto q vai funcionar, procure colocar os valores correntos,

quanto a queda de tensão de 5V para 4.3V é isso mesmo, pra um diodo de silicio,

o de germanio cairia pra 4.7V

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tipo, é na incialização do windows. quando o windows inicia, ele "abre" (não sei o termo hehe), a paralela e os pinos passam a emitir os 5V. Com isso o circuito que tem o relé, arma. Eu queria que ele iniciasse com 0V, ou seja, não "abrisse" a paralela.

Tipo, alguma configuração q configure o estado da paralela ao iniciar o windows.

Se não tiver jeito, eu faço um programinha pra desligar tudo quando o windows iniciar, mais até o processo de incialização todo meu quarto vai virar uma discoteca.

Por exemplo, a lampada do meu quarto ta ligada, porque a paralela ta emitindo os 5V. quando boto o computador pra reiniciar, no boot ele desliga a paralela, a lampada também. quando o windows ta dando o load, a paralela liga (Isso que eu quero que ele não faça!), ai se eu fizer o programinha, ai quando iniciar, ele vai desligar a paralela dnv. Isso é se eu botar, ventilador e outras coisas, vai virar uma zona!!

uehueh mais brigado pela ajuda.

aqui já acabei quase tudo, só falta imbutir o circuitos.. Integrei um programa que eu fiz com o irassistant e agora da pra usar o controle remoto pra controlar os negócio XD

Ta manero.. só falta resolver esses problemas ai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ai q ta minha duvida, porque se você inverter o sinal da porta paralella com a add de um circuito, isso iria inverter os comandos dado pelo software também, certo!??!, intao, pode ser assim??, nesse caso você teria que alterar o software pra inverter ele também,

se poder ser assim, ai faz o q eu te disse acima, trocar o transisto, ou add um CI

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!