Ir ao conteúdo

x264 e h264

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal.

Tenho observado que começou a aparecer mais na net vídeos encodados em x264, normalmente "encapsulados" em arquivos *.mp4, e vídeos em h.264, normalmente *.avi ou *.mkv.

O que eu realmente gostaria de saber é qual é a diferença entre esses dois novos formatos de compressão? Qual é melhor, ou mais promissor? Vantagens e desvantagens de ambos? Em fim, uma descrição sobre as características de cada um.

O que eu sei é que ambos permitem uma maior compressão do que o DivX e o XviD e com uma melhor qualidade, reduzindo, principalmente, a densidade de macroblocos.

Como descrevi no começo, já encontrei arquivos h.264 no formato *avi e *.mkv, que são faceis de se trabalhar. Contudo, os x264 só encontrei no formato *mp4 que, pelo menos até então, me deu bastante dor de cabeça. Uma das coisas que gostaria de saber é se esse x264 só pode ser "encapsulado" em *.mp4 ou se também pode em outros formatos, tais como o *.avi e *.mkv.

O problema com o *.mp4 começa na hora de se extrair o áudio do vídeo, pois o VirtualDubMod (programa muito utilizado) não consegue abrir este formato. Um outro problema é que, ao se criar um script AviSynth, tem-se que utilizar o filtro DirectShowSource sendo que, para este caso, é obrigatório se especificar qual o frame rate do vídeo (23.976 , 25 , 29.97 ou algum outro) para que o script funcione (normalmente isso não é necessário). A grande dificuldade disso é que, como o VirtualDubMod não abre o vídeo, então não consigo verificar qual é o frame rate e, por isso, sou obrigado a "chutar" o valor correto. Também tentei pelo GSpot presente no K-Lite Mega Codec 1.53 mas também não são apresentadas informações sobre o arquivo.

Portanto, uma outra coisa que gostaria de saber é se alguém conhece algum programa que permita verificar essas informações direto do vídeo *.mp4 e, além disso, algum programa que permita fazer demux do áudio presente no *.mp4.

Sem mais, até a próxima.

Postado

Amigo, bem vido ao Futuro!!!

X.264 e H.264 são exatamente a mesma coisa, a diferença é que o X.264 é Open Source. E todos são Mpeg4!! Na realidade são Mpeg4 AVC (advanced Video Compressor) que é o mais novo codec e poderosíssimo que está conseguindo dominar os dois lados da moeda dos vídeos: Os de baixo rate (3gpp) como os de altíssimo ratio = Blu Ray, HD DVD.

Um programa que você pode verificar todos os detalhes do seu Mpeg4 é o MediInfo ( que é free, procure no Google o link).

Para você entender melhor o 264, você precisa saber que geralmente ele tem uma mídia final formada por um vídeo H(x)264 + áudio em AAC, que é o novíssimo formato do grupo Dolby em consórcio com outras empresas (já visando o Blu Ray, HD DVD e as Mídias portáteis : PDAs, Celulares, iPods), então para vocêr fazer o Demux de um Mpeg4 AVC, você terá o resultado desses dois componentes: AVC+AAC, então você precisará usar programas que leiam esses formatos!

Posso te dizer, com sobra, que o melhor deles é o Sorenson Squeeze 4.3.

Bom, só para resumir o poder da qualidade de um ACV H264: Um vídeo com 770kps tem qualidade supeiror a um Mpeg4 SP (standard) de 2500kbps, daí você vê e percebe que os dias do AVI (Xvid e Divx) estão com os dias contados: GRAÇAS A DEUS!!!! Eta coisa ruim!!!

Já trabalho com o H264 há um certo tempo... logo que saiu o iPod que reproduz vídeo, criei um Tópico aqui no Forum de como converter Vídeos para o iPod, que usa o AVC H264....

Se parármos para falar disso....acabo escrevendo um livro....

Mas, por enquanto espero ter sanado sua dúvida!!!! Só um detalhes: o H(X) 264, nada tem a ver com MKV ou AVI, são formatos totalmente diferente!!!

Postado

Muito obrigado somaniaco.

A resposta foi como eu esperava, pois realmente eu estava achando que X264 e H264 eram a mesma coisa, mas com algum "pequeno detalhe" que, neste caso, é o X264 ser Open Source.

Como são a mesma coisa, então já posso ter certeza de que posso encontrar um X264 dentro de um *.avi, pois já achei um H264 dentro de um *avi. Como estou mexendo muito com conversões de vídeos para o formato de DVD, é mais fácil de se trabalhar com os *.avi do que com os *.mp4 e, por causa disso, é que fiz a pergunta.

Eu sei que MKV e AVI não tem muito haver com H(X)264, assim como ocorre com DivX e XviD. Pelo que sei, MKV e AVI são containers que podem armazenar formatos diferentes de áudio e de vídeo.

Bem, pelo jeito os DVDs com suporte a DivX e XviD não devem durar muito mais tempo.

Sem mais, até a próxima.

• Membro VIP
Postado

CASO RESOLVIDO!

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso o mesmo deverá procurar um Moderador da área e solicitar o desbloqueio!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: Aprenda a Ler Resistores e Capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!