Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos,

Sou novo por aqui e meu conhecimento de eletrônica é muito fraco. Tenho um problema e conto com a ajuda dos feras do fórum para resolver.

Tenho que montar um equipamento que funcionará com 24 volts, e que terá uma chave de LIGA / DESLIGA. A chave deve ser a prova d'água (IP68), mas não existem chaves desse tipo aqui no Brasil.

A que encontrei a prova d'água não é do tipo chave fixa (aquela que é colocada na posição LIGA e ela fica lá), só achei do tipo campainha (ou pulso) daquelas que você aperta e liga o equipamento, mas quando tira o dedo ela volta a desligar, não ficando presa.

Não tenho outra saída além de usar essa chave tipo pulso mesmo :( , mas acho que com ela, e mais alguns relés, é possível simular uma chave do tipo fixa. O que necessito é de um esquema de como conectar esses relés e a chave.

Obrigado a todos,

Jimmy

Postado

Use um flip-flop T

Uma resistência , um zener 5V e um comdensador para alimentar a +5V

Um driver tipo ULN2003v ou transistor para fazer a activação dos reles

Postado

Cláudio,

Obrigado por sua ajuda. Como meus conhecimentos de eletrônica são ínfimos tenho algumas perguntas a fazer:

1) Você (ou quem estiver lendo esta mensagem) conhece alguém que possa montar um circuito como esse? Necessitaria, inicialmente, de 10 circuitos.

2) Quanto custaria esse circuito já montado (peças + mão de obra) aproximadamente? Pode dar um chute de valor mesmo, só pra eu ter uma ideia se falamos de R$5,00 ou R$50,00 ou R$200,00.

3) Há alguma possibilidade de fazer um circuito de liga/desliga, usando apenas UM botão push-boton e alguns relés, ou você acha que isso é impossível?

Zurca,

Obrigado por sua resposta, mas devido a meus poucos conhecimentos de eletrônica, não entendí muito do que você recomendou. Poderia dar mais detalhes, um circuito, por exemplo?

Obrigado,

Jimmy

Postado

Jimmy, se a carga que você for controlar não pecisar de mais do que 10A, e portanto, for utilizado um rele comum, o custo das peças para montar um circuito destes não ultrapassaria R$20,00.

Já a mão de obra, fica difícil de orçar.

Eu sou hobbysta em eletrônica, não tenho conhecimento dos valores cobrados com mão de obra.

Pensei um pouco sobre o uso apenas de relés e não consegui desenvolver um circuito com esta característica.

Postado

Claudomiro,

Mesmo sendo hobbysta, não arriscaria essa montagem? Peciso inicialmente de 12 peças, já tudo prontinho, incluindo todas testadas.

XPrince,

Sua sugestão é boa, e a mais barata, porém, no meu caso não é legal porque o equipamento no qual o botão será instalado pode acontecer de ficar submerso por algum tempo, em caso de enchente. Com isso, optei por colocar uma só chave porque assim diminuo os locais de uma possível entrada de água.

Abraço,

Jimmy

Postado

Claudomiro,

Mesmo sendo hobbysta, não arriscaria essa montagem? Peciso inicialmente de 12 peças, já tudo prontinho, incluindo todas testadas.

Jimmy

Agradeço a proposta Jimmy, mas, não tenho intenção de trabalhar profissionalmente com eletrônica, pois, trabalho e estudo. Não posso assumir compromissos. Mexo com isso quando sobra um tempo livre. :joia:

Postado

Você pode usar um relé com um contato normalmente aberto (NA) ligado em paralelo com seu botão. Ao acionar o botão o relé liga, fecha seu próprio contato e se retém. Desligando a fonte o relé se desarma.

• 9 anos depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!