Ir ao conteúdo

Imagem maior que a tela da TV

Posts recomendados

Postado

Encontrei vários tópicos relacionados a isso e vi que esse problema é bastante comum, no entanto não encontrei nenhuma resposta relacionada ao Nero Vision, que é o que eu uso.

Não existe uma forma de resolver isso dentro do próprio programa, para não ter que recodificar tudo novamente em outro programa, gastando ainda mais tempo do que já se gasta e diminuindo ainda mais a qualidade da imagem nesse processo?

Gostaria de poder continuar a usar apenas o Nero Vision para criação de DVD's porque, mesmo sabendo que não é um programa profissional com uma penca de recursos, nele encontro tudo que preciso: autoração com alguns recursos interessantes (e suficientes), edição - corte, emenda etc - facílima de vídeo (este é o principal uso que faço dele) utilizando apenas o arquivo original, sem ter que recodificá-lo após esse processo, codificação e finalmente a ripagem.

Apenas este único problema - pelo menos até agora - de gerar imagem maior que a tela da TV, cortando todas as suas margens, é que está me tirando do sério!!! Ele mostra uma margem de segurança mas apenas para a criação do menu e não consegui encontrar um meio de diminuir a imagem dos vídeos de forma que ela se ajustasse inteiramente na tela da TV (no monitor do PC não há problema).

Se realmente não houver como resolver isso dentro do Nero Vision, mas alguém souber de outro aplicativo que reúna todas essas funções que mencionei sem gerar esse problema de enquadramento, tá valendo, porque muitas respostas relativas a isso, que encontrei aqui no fórum, diziam: edita no aplicativo X, conserta no aplicativo Y, codifica no aplicativo Z, faz a autoração no aplicativo tal...!

Valeu!!!

Postado

Pelo que entendi voce quer reduzir o quadro da imagem para aproveitar uma faixa que se perde nas bordas ao ver na TV um video, na verdade essa perde é um padrão, ela existe de qualquer forma mesmo quando ve um VHS direto ou a propria TV tambem haverá essa perda, mas pode-se aproveita-la e com isso da a impressão até que a imagem esta um pouquinho melhor na TV, para este caso no monitor do micro ficará como se fosse uma moldura vazia ou até com cor.

No Nero Vision 4 seleciona na lista de filtros, Transform, coloca em - 2 ou 3 quanto menos menor será o quadro, depois na linha do tempo deve esticar para toda a parte que pretente aplicar, no caso seria todo o filme, este filtro funciona como dando um ZOOm pra + ou pra - na imagem, acho que a finalidade não é bem essa mas pode usar para isso.

Ao aplicar qualquer filtro do Nero Vision haverá reconversão, demorada +ou- 2X o tempo do filme.

O melhor seria se na captura já fosse possível fazer o Resize, ainda estou pesquizando algum programa que faça, isso seria um grande adianto.

A proposito não sei se numa TV tela plana foi resolvido essa questão da perda dessa faixa, pois como elas tem tela sem cantos arredondados e com a defexão mas aperfeiçoada talves não mas haja essa perda, e apenas uma suposição, minha tv Sony 29 trinitron não chaga a ser 100% tela plana e nela ha uma perda tambem.

Postado

To com mesmo problema do nosso amigo Régis... agora q consegui criar meu DVD me deparo com mais esse problema...! <_<

caro amigo cabece tenho uma Lg 29 tela plana e continua essa mesma perda de tela, (alias tenho 2 tv's 29 uma phico tela semi plana e essa lg me parece q essa perda seja maior na lg) to ficando louco com isso já...!

me tira essa duvida. você disse que usando o filtro transform do nero vision 4, não entendi muito essa parte...

colocando +2 ou 3 a tela fica maior! não seria - zoom para enquandrar na tela? me explica de novo...

aí cabece assim q você conseguir fazer esse resinze e x programa avisa nós aí valeu... fico no aguardo da minha duvida :D

Postado

Foi mal eu disse [+] aumenta a imagem como um zoom, coloque [-] para reduzir, e só selecionar o filtro adicionar na linha do tempo, posiciona o cursor na area do filtro e já vai vendo a ação do filtro ao alterar o valor que e zero como default, aplicando o filtro haverá reconversão do video.

Faça teste com um video poqueno para estabelecer o valor, aqui na minha TV 29 coloquei 2 , pois o 3 já aparece uma fitinha na parte superio, mas pode ser defeito da TV pois o certo seria aparecer em toda a volta da tela.

Postado

Valeu cabece! por explicar de novo :D

eu gosto de usar o nero vision pela facilidade de autorar dvd :P no entanto não sabia desse esquema aí do filtro...! :joia: eu estava quebrando a cabeça com dvd-lab pro, mais só vou começar a mexe com ele de novo depois q surgi uma maneira de fazer um resinze no video pra enquadrar na tv! valeu e brigadão!

Fui...

Postado

Valeeeeu Cabece!!!!

Era exatamente isso que eu estava precisando. Não vou mais precisar ficar :muro: com outros programas, pelo menos por enquanto :unsure:

Pô, esse recurso aí nesse lugar e com esse nome eu nunca iria achar mesmo. Você citou o Nero Vision 4, mas eu uso o 3 e nessa versão também tem. Quanto a reconversão que você mencionou, no momento em que o programa fizer a conversão para transferir os vídeos, já editados, pro formato de DVD, esse filtro, como sendo parte da edição, já não vai junto? Nesse caso não seria uma conversão só mesmo? Ou tô falando besteira?

Agora uma coisa que realmente me deixa bolado é porque esse problema acontece com algumas pessoas e outras não, já que ficou muito claro, depois de algumas pesquisas que fiz, que isso chamado de overscan, é uma característica de praticamente todas as TV's (se não todas) e não tem nada a ver com DVD player, micro, programa usado para a autoração ... (testei em players e tv's diferentes, e utilizando programas diferentes como o DVD Shrink, e o problema foi o mesmo). :tantan:

Bom, Cabece, valeu mesmo pela dica.

Abraço!

Postado

Bom, em grande parte esse problema do resize do vídeo para caber na tela usando o Nero Vision, foi resolvido graças ao nosso amigo Cabece.

Dando seqüência a esse problema com outra dúvida: e se eu tiver um DVD já compilado (com menus animados, extras e tudo o mais), com o arquivo MDS, no HD pronto prá ser queimado? Um dos meios mais fáceis para fazer isso acredito ser pelo DVD Shrink, no entanto, como disse antes, nele também aconteceu o mesmo problema da imagem maior que a tela da TV (que inferno isso!!!). E aí? Acho que Pelo Nero Vision não tem como abrir esse tipo de compilação né? (para poder usar esse filtro que o Cabece falou)

Será que eu terei que abrir vídeo por vídeo, recodificá-los no Nero Vision utilizando o tal filtro e remontar o DVD todo de novo? E os menus que já estão prontos no original? E a qualidade que certamente vai cair depois de tanta reconversão?

CARAMBA, QUE LENHA!!!! Isso tudo só por causa desse enquadramento teimoso!!

Postado
Será que eu terei que abrir vídeo por vídeo, recodificá-los no Nero Vision utilizando o tal filtro e remontar o DVD todo de novo? E os menus que já estão prontos no original? E a qualidade que certamente vai cair depois de tanta reconversão?

CARAMBA, QUE LENHA!!!! Isso tudo só por causa desse enquadramento teimoso!!

Como já havia dito acima isto não é defeito do vídeo, o padrão é assim mesmo, apenas quando queremos aproveitar essa perda na tentativa de dar uma melhora na imagem pois ao comprimir a imagem da uma aparente melhora a imagem fica um pouco mais concentrada.

Mesmo assim se quiser fazer num DVD já pronto, pode fazer com o Nero Vision direto nos arquivos .VOB, logicamente se não salvou seu projeto, terá que montar seu DVD novamente criando menu etc... , usa a opção importar DVD, ou adicionar arquivos de midia, esse processo demora pois haverá recodificação dos arquivos do DVD.

Postado

Fala Cabece.

Eu entendo quando você fala que a imagem é mesmo maior que a tela da TV e isso é um padrão, porém acredito que esse "recurso" seja, e deva ser, utilizado quando se está criando uma compilação ou autoração a partir de arquivos de vídeo que ainda não foram ... "finalizados" (não sei o nome que se dá pois não sou profissional da área) para o formato da TV, quero dizer: quando se utiliza as gravações originais de uma novela, filmagens profissionais e até amadoras etc ... Me corrija se eu estiver errado.

Mas nesse caso, o que se vê na tela é o que já faz parte do enquadramento pois as imagens já foram enquadradas (cortadas) para aquele tamanho (para ser exibido na TV), então se for criada essa margem de segurança (creio que essa seja a finalidade da sobra) novamente, o que ficará de fora serão informações importantes da imagem, como uma legenda ou o logo da emissora de TV, por exemplo.

Bom, para mim continua o mistério: porque isso acontece com algumas pessoas e outras não. Ou acontece sim, mas muitos não reparam, a não ser quando tem legenda e reclamam que "a legenda está com defeito e saiu cortada" ?

Quanto a queimar o DVD a partir do Nero Vision (para poder utilizar o filtro Transform), pelo menos na versão que eu tenho - 3 - não há a opção de adicionar arquivos de mídia e sim adicionar vídeos e para importar DVD, só a partir do disco e não do HD. Quer dizer, tenho que adicionar VOB por VOB. Até aí tudo bem, apesar de dar um pouco de trabalho, mas fiquei em dúvida quanto aos menus (que também são VOB's): se eu adicioná-los como arquivo de vídeo, e essa foi a única forma que encontrei, eles serão abertos como menus, clicáveis inclusive, quando inserir o disco no DVD player?

Peço desculpas, principalmente ao Cabece, por tantas dúvidas amadoras, mas esse é um problema que nunca imaginava encontrar e tá me dando a maior canceira!! Para mim, era botar o DVD pronto e compilado pra queimar e fim de papo! Era só desfrutá-lo na TV! Pelo menos era o que todos me falavam. E no entanto essas mesmas pessoas ficam todas surpresas quando falo desse problema! :tantan:

Valeu, e paciência com o leigo aqui, falou?!

Abraços.

Postado

Pelo que entendi seus DVD estão ficando com legendas muito grandes a ponto de sairem da area de visível da TV é isso ?

Em DVD original as lejendas não fazem parte do video, elas são adicionadas sobre a imagem quando selecionado pelo CR, talves seu DVD Player tenha alguma opção de aumentar os caracteres dai o problema que voce mensiona.

Se for o caso de voce estar fixando as legendas num filme, isso se faz quando se passa um fime para VCD não dublado, neste caso o Plug In que insere as legendas precisa ser configurado o tamanho dos caracteres

Quando a passar o filtro Transform do Nero Vision em DVD não faz sentido pois dai voce perde a estrutura do DVD, isso eu já fiz apenas em video captutaro de VHS, mas não é nessessário.

Postado

Não, não, Cabece. Não tem nada a ver com legenda, as citei apenas como exemplo. O problema é aquele mesmo lá da primeira mensagem, em que você sugeriu o uso do filtro Transform para diminuir o tamanho da imagem. É isso aí.

Só que é o seguinte, acho que agora caiu a ficha! Tavez eu não tenha entendido direito sua explicação lá no início e em outras pesquisas que fiz.

Prá quem está por fora disso, como eu estava, vou tentar explicar por minhas palavras: acontece que os vídeos que assistimos no monitor através de um player qualquer ou pelo preview do programa (pelo menos no Nero Vision) possuem um enquadramento maior que na TV, mas é para ser assim mesmo (é um padrão, como o Cabece mencionou), essa margem excedente NÃO É MESMO PARA SER EXIBIDA NA TELA DA TV (isso é que não entrava na minha cabeça!), pelo menos foi assim que ela foi editada na ocasião em que foi produzida, é o chamado overscan. Só pude entender isso inteiramente quando queimei um trecho de um DVD baixado pela internet, mas que eu também tenho no original em DVD e pude assim compará-los: ele tem área visível maior no monitor, mas quando visto pelo DVD player na TV, fica com o mesmo enquadramento do original. Se baixarmos um clip da MTV, por exemplo, é a mesma coisa: enquadramento maior no monitor, sobrando além dos créditos do clip e do logo da emissora, mas igual ao enquadramento transmitido pela TV.

Então, o cuidado que devemos ter é ao se editar, modificar ou acrescentar alguma coisa em um vídeo (como legendas, por exemplo) utilizando um software, pois não podemos nos basear pela tela do monitor. Alguns programas só mostram essa área de segurança para a criação de menu. Quando acontece de um vídeo baixado da internet estar com esse problema, por alguma falha de quem o editou, ou se ele foi editado pensando apenas na visualização pelo monitor, aí é que realmente cabe um recurso como esse filtro transform do Nero Vision, por exemplo.

Lidar com amador é uma droga mesmo, né?! Desculpas aí ao pessoal profissa, mas é apanhando que se aprende! :chicote:

Valeu Cabece, grande abraço!

• 4 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...