Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Controlar Ventoinha através de LPT1 / relé?


Visitante

Posts recomendados

:unsure:

Tenho umas dúvidas que agradecia que me ajudassem.. o meu objectivo é controlar através da porta paralela uma ventoinha ou um motor desta categoria! mas neste caso é mesmo 1 ventoinha..

penso que posso usar o seguinte esquema:

desenho_04.jpg

A minha questão é como ligar a ventoinha?

Ligo 12v e 5v ao circuito integrado que vai accionar o relé.. mas e a ventoinha?

Ligo-a a uma fonte de 12v separada e ligo por exemplo o Positivo dessa fonte ao relé e um fio da ventoinha também ao relé? e depois se accionarmos o circuito integrado o relé faz de "Interruptor" é isso?

o relé suporta até 220v.. se ligar uma fonte de 12v funciona sem problemas?

Obrigado.

Tiago.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá Tiago, beleza ??

sua ideia está correta.

relés são tratados como "chaves".

você vai precisar de 2 fontes de alimentação. uma com 5V e outra com 12V.

primeiro você precisa saber a tensão e a corrente de trabalho da ventoinha.

se a ventoinha for de 12V, você liga o positivo (+) da fonte de 12V no pino central do relé, o "pólo" do relé. a corrente que a ventoinha consome, neste caso aí do seu esquema, não poderá ultrapassar 1A, que é a corrente máxima que o relé aguenta.

se você vai acionar a ventoinha, então você usa o pino denominado NA (normalmente aberto) do relé no fio positivo da ventoinha (normalmente o vermelho). o outro fio da ventoinha, o preto, você liga ao terra do circuito ( 0V, GND, - ).

ou !!! num vai alimentar o integrado com 12V que você pode queimar tanto o integrado como a saída do PC, hein ?!?!

cuidado aí !!

quando se liga PCs à circuitos externos, é melhor isolar os circuitos com acopladores óticos.

a ventoinha irá permanecer acionada, enquanto o sinal de D0 permanecer em nível 1 (alto, 5V).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O negativo e ligado a todos os negativos, tanto do Ci como do circuito do rele,

ao CI você liga o +5volts da fonte e ao circuito do rele você liga o +12volts da fonte,

o rele vai funcionar como interruptor, você pode reparar q a direita do seu desenho você tem tres terminais(um esta omitido) ali você tem o comum no meio, que comuta pra um lado ou pra outro,

contato normalmente aberto e normalmente fechado,

você vai ultilizar esses contatos, por exemplo:

o negativo do motor você ligao direto ao negativo também, o positivo emtra em um dos contatos normalmente aberto, e do outro contato do rele vai ao motor, assim o rele vai comutar acionando ou não o motor de acordo com o software q comanda a porta paralela

os contatos do rele q estão especificados para 110/220 servem também pros 12 volts do seu motor, respeitando a corrente q o rele suporta, no seu caso de 1A, mas ha pequenos reles q suportam mais do q isso

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ahh estou a perceber então! vocês são uns génios :D:D

ainda não comprei o material porque estava a tentar perceber as ligações.. mas assim já percebi! a minha dúvida era onde ligar a ventoinha mas ligo os 12v no central do relé e a ventoinha também na outra extremidade do relé ;)

amanha vou comprar o material, depois se tiver dúvidas.. venho aqui héhé

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui tem outras soluções simples sem relés e sem fontes de alimentação

Para valores de corrente pequenos e se não necessitar de isolamento , por exemplo ventoinha de 12V de PC

Note que aqui pode usar os +12v do pc

(...)

Então nesse 1º esquema que material é necessário?

Fonte 12v, R 470 ohm?, Ventoinha 12v..

obrigado

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já comprei o material, o relé que comprei é de 12v mas de 5A.. portanto para ligar a ventoinha serve porque acho que é de 1A ou até menos (mA)..

Comprei também umas placas de circuito prefuradas em que é so encaixar os componentes e soldar os mesmos conforme o circuito que se pretende.. a minha dúvida agora é aquela parte do circuito em paralelo do relé.. está correcto assim?:

.Ligo uma extremidade do RELÉ ao DÍODO onde no mesmo ponto também liga um polo do LED e um do TRANSISTOR

.A outra extremidade do RELÉ liga ao outro polo do DÍODO + a R2 e tudo nos +12v

.O TRANSISTOR liga aos -0v da fonte utilizada para o relé

---

. Para alimentar o circuito Int. (pino 20) posso utilizar os +5v de um cabo do PC e ligar os pinos (1, 19 e 10 do CI) a um dos pinos 18 a 25 da LPT1 certo? ou tem que ser também num fio -0v da ficha do PC?

Neste momento só preciso de confirmar isto, depois tenho que descobrir realmente as ligações do relé porque tem os 3 pinos.. mas acho que é o positivo no da esquerda e o do motor no do meio (comum))!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então nesse 1º esquema que material é necessário?

Fonte 12v, R 470 ohm?, Ventoinha 12v..

obrigado

:joia:

É isso

A resistencia pode ser de 1k pois este valor de certeza vai permitir

a saturaçãodo transistor.

O transistor pode ser da série bd como o bd139.

A alimentação pode ser de 12V e retirada da fonte do pc por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ligar um PC à circuitos analógicos externos sem isolação é um tanto perigoso !!! ainda mais com essa tensão aí de 12V !!

mas, o risco é todo seu !!! ehehehehe

[]'s

Pois mas o circuito que vou fazer é o da imagem acima.. assim penso que tem protrecção correcto?

as dúvidas só sao estas agora..:

Já comprei o material, o relé que comprei é de 12v mas de 5A.. portanto para ligar a ventoinha serve porque acho que é de 1A ou até menos (mA)..

Comprei também umas placas de circuito prefuradas em que é so encaixar os componentes e soldar os mesmos conforme o circuito que se pretende.. a minha dúvida agora é aquela parte do circuito em paralelo do relé.. está correcto assim?:

.Ligo uma extremidade do RELÉ ao DÍODO onde no mesmo ponto também liga um polo do LED e um do TRANSISTOR

.A outra extremidade do RELÉ liga ao outro polo do DÍODO + a R2 e tudo nos +12v

.O TRANSISTOR liga aos -0v da fonte utilizada para o relé

---

. Para alimentar o circuito Int. (pino 20) posso utilizar os +5v de um cabo do PC e ligar os pinos (1, 19 e 10 do CI) a um dos pinos 18 a 25 da LPT1 certo? ou tem que ser também num fio -0v da ficha do PC?

Neste momento só preciso de confirmar isto, depois tenho que descobrir realmente as ligações do relé porque tem os 3 pinos.. mas acho que é o positivo no da esquerda e o do motor no do meio (comum))!

:zoio:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois mas o circuito que vou fazer é o da imagem acima.. assim penso que tem protrecção correcto?

é o circuito só com aquele transistor ??? NEGATIVO !!! se o transistor entrar em curto, você vai ter belos 12V nos pinos da paralela !!! :ahh:

usa o primeiro circuito que você postou que é muito mais confiável !! o próprio 541 já funciona como isolador !!

ele custa bem mais caro, óbvio, mas a segurança é bem maior também !!

agora, pra isolar mesmo, só usando acoplador ótico !!

kiakiakiakiakia !! esses smileis são uma piada !!! :D :palmas: gostei !!! :-BEER

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é o circuito só com aquele transistor ??? NEGATIVO !!! se o transistor entrar em curto, você vai ter belos 12V nos pinos da paralela !!! :ahh:

usa o primeiro circuito que você postou que é muito mais confiável !! o próprio 541 já funciona como isolador !!

ele custa bem mais caro, óbvio, mas a segurança é bem maior também !!

agora, pra isolar mesmo, só usando acoplador ótico !!

kiakiakiakiakia !! esses smileis são uma piada !!! :D :palmas: gostei !!! :-BEER

[]'s

sim..é esse que vou usar! :blink: já comprei tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá Tiago !

veja o desenho dos componentes vistos por cima, acho que vai te ajudar aí.

os resistores não tem polaridade, podem ser ligados de qualquer maneira.

não use os 5V da paralela porque ela não fornece muita corrente. utilize duas fontes externas para este caso.

caso queira, eu posso desenhar um circuitinho da fonte aqui pra você.

use o pino 18 da paralela e ligue o negativo da fonte, o pino 1 do transistor e os pinos 1, 10 e 19 do circuito integrado todos juntos !

o polo positivo da fonte de 5V, ligue no pino 20 do integrado.

o polo positivo da fonte de 12V, ligue na junção de um dos pinos da bobina, no katodo de D1 e em um dos pinos de R2, conforme o desenho.

bons ventos aí, e qualquer coisa, dá um berro !!! :palmas: :bandeira::-BEER

[]'s

monte o circuito separado.

antes de ligar no PC, alimente (ligue) o circuito que você criou. espere alguns minutos. verifique se existe algume componente que esteja quente. se estiver, desligue imediatamente e reveja suas ligações.

se não sair fumaça, pode ligar no PC tranquilamente.... :D

mas antes de ligar no PC, desligue o PC e a alimentação do seu circuito, ok ??

nunca se sabe, né ??? :palmas:

[]'s

post-67551-1388491707031_thumb.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá Tiago !

veja o desenho dos componentes vistos por cima, acho que vai te ajudar aí.

os resistores não tem polaridade, podem ser ligados de qualquer maneira.

não use os 5V da paralela porque ela não fornece muita corrente. utilize duas fontes externas para este caso.

caso queira, eu posso desenhar um circuitinho da fonte aqui pra você.

use o pino 18 da paralela e ligue o negativo da fonte, o pino 1 do transistor e os pinos 1, 10 e 19 do circuito integrado todos juntos !

o polo positivo da fonte de 5V, ligue no pino 20 do integrado.

o polo positivo da fonte de 12V, ligue na junção de um dos pinos da bobina, no katodo de D1 e em um dos pinos de R2, conforme o desenho.

bons ventos aí, e qualquer coisa, dá um berro !!! :palmas: :bandeira::-BEER

[]'s

monte o circuito separado.

antes de ligar no PC, alimente (ligue) o circuito que você criou. espere alguns minutos. verifique se existe algume componente que esteja quente. se estiver, desligue imediatamente e reveja suas ligações.

se não sair fumaça, pode ligar no PC tranquilamente.... :D

mas antes de ligar no PC, desligue o PC e a alimentação do seu circuito, ok ??

nunca se sabe, né ??? :palmas:

[]'s

:joia: OK! já percebi o esquema e as ligações..

As fontes externas até pode-se ligar a uma Molex da fonte do PC mas em todo o caso também existem fontes à venda como por exemplo:

AL333/SK Fonte Alimentação Estabilizada 3-15V 2.5A ALPHA

AL333K Fonte Alimentação Estabilizada 12V 2.5A ALPHA

no circuito fala de uma fonte de 500mA à 1A..penso que uma das de cima dá certo?

acho que fazer uma fonte manualmente deve ser complicado..!

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim, a fonte do PC poderia ser usada, mas o ideal seria uma fonte externa.

estas fontes que você citou eu não conheço aqui no Brasil, mas, conforme as especificações elas atendem plenamente, você só teria que fazer uma fonte de 5V à partir da fonte de 12V para alimentar o integrado.

o consumo desse circuito é muito pequeno. só na parte dos 12V que o consumo é maior, dependendo da corrente da ventoinha, acredito que algo em torno dos 400, 450mA.

qualquer fonte que forneça mais de 500mA na parte do 12V você pode usar e derivar uma nova tensão de 5V.

é isso !

boa sorte e abraços. :-BEER:bandeira: :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apenas pretendi dar exemplos mais simples e fiaveis.

O único circuito seguro realmente seria o de isolamento optico.

Daí que tenha incluido os exemplos com os circuitos MOC30xx

Quanto a proteger o circuito com os transistor apenas basta incluir um diodo em série com a resistência de base.

Quanto aos outros e sobretudo se incluirem cargas indutivas, ou se tem cuidado e se usam circuitos de protecção ( snub ou diodos) ,ou o efeito pode ser o mesmo .

Por acaso tenho esse circuito montado com os MOC e funcionam há muito tempo e sem problemas .

Mas se querem usar esse circuito tudo bem , embora me pareça complicar.

Mas semple podem usar um ULN203, ou semelhante, em vez do 541 ou semelhante pois semple evta o transistor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apenas pretendi dar exemplos mais simples e fiaveis.

O único circuito seguro realmente seria o de isolamento optico.

Daí que tenha incluido os exemplos com os circuitos MOC30xx

Quanto a proteger o circuito com os transistor apenas basta incluir um diodo em série com a resistência de base.

Quanto aos outros e sobretudo se incluirem cargas indutivas, ou se tem cuidado e se usam circuitos de protecção ( snub ou diodos) ,ou o efeito pode ser o mesmo .

Por acaso tenho esse circuito montado com os MOC e funcionam há muito tempo e sem problemas .

Mas se querem usar esse circuito tudo bem , embora me pareça complicar.

Mas semple podem usar um ULN203, ou semelhante, em vez do 541 ou semelhante pois semple evta o transistor.

é verdade !! o mais confiável, sem dúvida seria com acoplador ótico. o diodo também já dá uma proteção extra.

o problema é que eu tenho verdadeiro pavor de ligar o PC em circuitos analógicos externos. experiência própria, ehehehehe :muro:

concordo com você e não vamos brigar por causa disso !!! :palmas: :-BEER

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nada disso , não estou a comprar brigas .

Apenas me parece que se deve , sempre que possível , simplificar sem causar problemas.

E desculpe mas detesto relés . Como sabe o ligar e desligar relés sem proteger os circuitos pode trazer problemas adicionais (picos de tensão que podem ser bem mais nefastos que a ligação em si).

E concordo consigo na ligação a circuitos externos.Ddeve ser feita com o máxino cuidado .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Neste momento ando de volta do circuito e da placa de circuito impresso para ver a melhor maneira de ligar isto tudo!

Depois de isto funcionar como eu quero, acham que por exemplo controlar também outros tipos de motor? como aqueles de brinquedos e carros telecomandados? :)

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Neste momento ando de volta do circuito e da placa de circuito impresso para ver a melhor maneira de ligar isto tudo!

Depois de isto funcionar como eu quero, acham que por exemplo controlar também outros tipos de motor? como aqueles de brinquedos e carros telecomandados? :)

Abraço.

Pode mas tem sempre que ter em atenção da alimentação do que vai controlar.

Até pode contolar a velocidade, por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:blink: Agora não sei se comprei CI diferentes..

o CI que estou a montar é o 74LS541 e no próprio Chip tem escrito "Malaysia 751XS -- SN74LS541N"

e depois comprei mais 3 CI que no plástico dizem "74LS541" mas no chip está isto:

"35 E 8 5 OK - SN74HC541N"

Será que são diferentes? comprei-os a pensar que eram todos iguais porque só reparei no plástico da bolsa onde vêm.. nem reparei as inscrições no próprio Chip..! <_<

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

São tecnologias diferentes mas LS= LOW POWER SHOTKY HC = HIGH SPEED CMOS.

Estes Hc são fabricados para diferentes tensões mas no seu caso se alimentar a +5V não deve ter

problemas ; mas isso vai depender dos niveis de tensão da saida da sua porta paralela (niveis ttl ou cmos).

Confirme apenas as correntes máximas das saidas dos HC .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:angry: Já fiz o circuito.. agora o estranho é que o Led acende mas o relé so actua se fizer pressão na placa de circuito integrado.. mas ta tudo bem ligado/soldado!

dá a impressão que algo faz mau contacto e ao pressionar a placa já funciona tudo..

--------------------------------------------------------------------------------------------------

OK. Já funciona, era o fio +5v que não estava a fazer bem o contacto! :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu liguei a ventoinha do processador em um relé.

O relé alterna entre 12V e 5V através do pino 2 da porta paralela.

Aí quando chega a uns 65ºC, o MBM5 executa um programinha que eu fiz e liga o rele, alternando pra 12v o cooler. Quando cai pas 60ºC, volta pros 5 volts.

Usei um transistor BC548, o relé e um diodo. :)

Ficou um silêncio aqui :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!